Aposentadoria Comum / Autônomo e Empresário / Revisões de Benefícios /
Revisão de Aposentadoria de Autônomo e Empresário: Obtendo Reconhecimento de Contribuição.
A aposentadoria de autônomo ou empresário possui uma característica peculiar que pode refletir em valores inferiores aos de direito do segurado. Essa característica é a alta variação de salários e instabilidade na vida desse tipo de profissional. Por não ganhar, durante seu tempo de trabalho, valores iguais, pode ficar períodos sem contribuir, por falta de condições.
O texto continua após o vídeo.
Para ilustrar essa situação vamos analisar um caso fictício:
Digamos que um Empresário ou Profissional Liberal tenha trabalhado 40 anos ao total, mas durante um período de 7 anos não recolheu as contribuições previdenciárias. Desta maneira, teve seu benefício concedido em 01/01/2012, com aposentadoria proporcional e salário menor do que teria direito.
Se esse período de débito (7 anos nos quais não recolheu contribuições) for anterior à Data do Início do Benefício (no exemplo, antes de 31/12/2011), ele tem o direito de efetuar os recolhimentos dos 7 anos pendentes. Após acertar os recolhimentos ele pode pedir uma revisão do benefício e então aumentar seu salário.
Cada caso é diferente, ainda assim tal possibilidade é geralmente muito interessante para os empresários e autônomos, pois pode resultar em aumentos de mais de 35% no valor do benefício.
Entretanto, o cálculo deve ser requerido diretamente no INSS ou com um profissional especializado, nos termos no art. 45-a da Lei 8212/91, e só depois de recolher o valor integral das contribuições é que o segurado deve pedir a revisão do benefício.
Continua após o vídeo.
Eduardo Koetz
Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...
Saiba mais