Aposentadoria de Servidor Municipal

Fotografia de Servidor público usando o computador e sorrindo com chamada para consulta de Aposentadoria do Servidor Municipal

A aposentadoria do servidor municipal concursado possui certas especificidades que podem resultar em vantagens, desde que cumpridos os requisitos determinados pela lei. As principais vantagens é a possibilidade de conquistar o benefício com integralidade (ou seja, com o valor igual ao do último salário recebido na ativa) e paridade (reajuste do salário da aposentadoria com base no reajuste do pessoal da ativa e não na inflação, o que é muito mais vantajoso).

Porém,  quando os requisitos para a conquista dessas vantagens não são cumpridos, o servidor municipal tem uma perda do salário para a aposentadoria muito grande e, assim, muitas vezes acaba abrindo mão do benefício para trabalhar até completar a idade, o que pode ser muito desgastante.

Os servidores de municípios com RPPS, ou seja, com fundo próprio de previdência social, precisam cumprir os requisitos estabelecidos por lei municipal, que em geral se referem à idade, ao tempo de contribuição, ao tempo como servidor público, ao tempo na carreira e ao tempo no cargo.

Para a aposentadoria do servidor municipal pelo INSS, ou seja, a aposentadoria dos servidores de municípios que não possuem fundo próprio de previdência social, existe a complementação de aposentadoria. Quando o servidor se aposenta pelo INSS, há uma redução muito grande no valor do seu salário em relação ao último recebido na ativa. Por isso, os municípios devem pagar o que faltaria na aposentadoria para chegar ao valor do salário da ativa. Para ter direito à complementação o servidor concursado deve cumprir requisitos de idade, tempo de contribuição, tempo no serviço público, tempo na carreira e tempo no cargo.

Aqueles servidores concursados que são professores, possuem ainda outras vantagens no seu benefício de aposentadoria. Para saber mais, acesse a página exclusiva do benefício de aposentadoria do professor municipal.

16

Cálculo e Planejamento da Aposentadoria do Servidor Municipal

Conheça os serviços de planejamento e cálculos de aposentadoria do servidor municipal disponíveis.

Através deles é possível obter maiores vantagens financeiras na aposentadoria, previsão de melhor data de solicitação dela e busca de documentos que contribuem para a garantia do benefício.

Cálculo do Tempo de Contribuição para a Aposentadoria

Calcular o tempo de contribuição não é uma tarefa simples, pois requer aplicação de regras e leis de contagem para cada tipo de atividade profissional dos segurados. Com esse serviço, você saberá exatamente quanto tempo possui de contribuição e quanto tempo falta para que possa se aposentar. Confira aqui.

Cálculo do Tempo de Contribuição para a Aposentadoria de Servidor Público

Calcular o tempo de contribuição do servidor é ainda mais complexo do que o cálculo de tempo comum, pois além das variadas leis ao longo dos anos que regulam a contagem dos tempos de diferentes atividades, ainda incidem as regras de estatutos próprios do serviço público. Com esse serviço, você saberá exatamente quanto tempo possui de contribuição e quanto tempo falta para se aposentar. Confira aqui.

Cálculo do Valor da Aposentadoria para todos os segurados

Muitas pessoas querem se aposentar, mas ficam com receio por não saber quanto irão receber com o benefício. Outras vão até o INSS e entregam sua documentação, deixando para que ele faça o cálculo. Acontece que ao deixar nas mãos do INSS, muitos detalhes podem passar despercebidos e haver uma perda salarial muito grande. Por isso, oferecemos o serviço de cálculo de valor da aposentadoria, contando corretamente cada contribuição. Confira aqui.

Cálculo do Complemento da Aposentadoria para Servidores Estatutários

O cálculo da complementação possibilita saber qual o valor que o município deverá pagar para que você receba uma aposentadoria integral, ou seja, com o valor do benefício igual ao último salário da ativa. Confira aqui.

Averbação do Tempo rural e de Pesca na CTC para Servidores Públicos

Aceita pelo INSS, a averbação de tempo rural ou pescador, inclusive em nome dos pais, contribui na contagem da aposentadoria do servidor público federal, estadual ou municipal mediante a indenização do referido período. Confira aqui.

Solicitação de CTC (certidão de tempo de contribuição) para Servidores Públicos

Encaminhamento na via administrativa de pedidos de Certidões de Tempo de Contribuição (CTC) e realização antecipada de uma análise da melhor condição de aposentadoria para o cliente. Confira aqui.

Planejamento Completo de Aposentadoria para segurados em geral

Estimativa do valor do benefício, data provável da aposentadoria e orientações sobre contribuição. O objetivo é descobrir quando será o melhor momento de solicitar a aposentadoria e como contribuir ao INSS para que se garanta um valor de benefício vantajoso. Confira aqui.

Planejamento Completo de Aposentadoria de Servidor Público Filiado ao INSS

O planejamento da aposentadoria a partir de 10 anos antes do momento de se aposentar é fundamental para economizar em investimentos e contribuições, além de possibilitar ganhos financeiros antecipados. Confira aqui.

Saiba mais: Artigos sobre a Aposentadoria de Servidor Municipal

Aposentadoria de Servidor Municipal: Tribunais do RS, SC e PR são favoráveis à Complementação de salário.

juiz dando uma sentença - ilustrando publicação Aposentadoria do Servidor Municipal: Tribunais do RS, SC e PR são favoráveis à Complementação de salário.

Alguns municípios alegam que não podem pagar a complementação de aposentadoria pois não houve contribuição do servidor para isso. Porém, é obrigação do município criar a lei que regulamenta essas contribuições e o pagamento. Por isso, a posição dos tribunais da região sul é favorável ao direito. Leia mais

Critérios para Servidor Público garantir PARIDADE E INTEGRALIDADE

Critérios para Servidor Público garantir PARIDADE E INTEGRALIDADE

Para que na aposentadoria do servidor municipal sejam garantidas a paridade e a integralidade é necessário cumprir alguns requisitos, como idade, tempo de contribuição e tempo no serviço público. Leia mais.

Servidor Público que se aposenta pelo INSS não precisa se desligar do cargo

Servidor Público que se aposenta pelo INSS não precisa se desligar do cargo

O servidor municipal que se aposenta pelo INSS, ao solicitar e receber o benefício não desfez o vínculo com o município, assim, sua aposentadoria não vai justificar exoneração, permitindo que ele continue a trabalhar. Porém, nem todos os municípios estão a par ou assumem esse direito.  Leia mais.

Servidor aposentado pelo INSS pode ter reintegração no cargo

Servidor aposentado pelo INSS pode ter reintegração no cargo

Os servidores públicos que foram colocados na inatividade sem pedir oficialmente o desligamento por escrito, têm direito à reintegração no cargo, inclusive com o pagamento dos atrasados salários que não recebeu. Leia mais.

Complementação de Aposentadoria para Servidor Municipal

Complementação de Aposentadoria para Servidor Municipal

Quando o servidor municipal se aposenta pelo INSS, há uma queda no valor do seu salário em relação a ativa. O que muitos não sabem é que existe o direito de complementação, valor que “falta” para completar o salário da aposentadoria. É um dever do município pagar a complementação. Leia mais.

Serviço Público Insalubre permite Aposentadoria com 25 Anos

Serviço Público Insalubre permite Aposentadoria com 25 Anos

A aposentadoria do servidor municipal que trabalha exposto a agentes insalubres pode ser concedida com 25 anos de atividade e contribuição.  Leia mais.

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.