INSS Nega 60% dos Pedidos de Auxílio Doença

 

O auxílio doença é um recurso tremendamente importante para quem sofreu algum mal e está temporariamente impossibilitado para continuar trabalhando. Se a incapacidade se provar permanente, ela pode ser transformada em aposentadoria por invalidez. Porém, o mais preocupante em geral é que de cada dez pedidos feitos pelo benefício, seis são negados pelo INSS. Mas isso não significa que se deva aceitar essa decisão e continuar trabalhando sem estar em condições.

 

Homem idoso com a mão nas costas olha para médica. Imagem representa a constante negativa do INSS para o benefício de auxílio doença.

Para concessão do auxílio doença, é necessário passar por uma perícia do INSS. Essa perícia é realizada por perito geral, que não é especializado especificamente no problema que você está passando. Isto somado ao fato de ser um benefício que custa à Previdência (principalmente se for transformado em aposentadoria por invalidez posteriormente) acaba resultando em muitas negações de pedidos. O perito interpreta que não existe necessidade de conceder o auxílio doença, pois o segurado possui condições de trabalhar.

 

♦ LEIA TAMBÉM: Como agir quando o INSS nega benefício na perícia médica?

 

Em geral, a cada dez pessoas que marcam perícia para o benefício no INSS, seis recebem resposta negativa. Essa negativa por vias administrativas (ou seja, na agência do INSS) não é definitiva. Você pode optar por marcar outra perícia. Porém, é provável que tenha o benefício negado novamente, pois será realizada pelo mesmo órgão que já recusou uma vez.

 

Outra opção é entrar com ação judicial, o que resultará em perícia realizada por médico especialista na doença que o segurado possui. E, com o pedido judicial, o perito não será um médico do INSS, mas sim um indicado pelo juiz que analisar o caso. Dessa forma, o exame é feito de maneira imparcial, pois o médico não possui nenhum vínculo com o INSS. De todos os casos de pessoas que ingressam judicialmente, 70% conseguem reverter a decisão do INSS e obter o benefício. Além disso, recebem retroativamente os valores não pagos desde o momento em que entraram com o pedido pela primeira vez na agência.

 

 

Banner para clicar e fazer download do guia "Passo a Passo para obter o auxílio doença"

 

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.