Marketing Jurídico: SEO e os acessos em site de advogados.

 

autor-do-texto-lucas-steinmetz
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SEO significa Search Engine Optimization (ou Otimização de Motores de Buscas). Em resumo, são as técnicas que ajudam uma página a ser encontrada com mais facilidade em sites de buscas, como o Google. No marketing jurídico, é uma forma excelente de atrair mais visitantes para um site de advogados sem ferir o código de ética, inclusive porque não se trata de anúncio pago, mas de conteúdo informativo de qualidade. Nesta publicação, explicaremos os conceitos fundamentais e como começar a colocar em prática.

Xícara de café em uma mesa ao lado de um notebook mostrando gráficos de acessos geridos por SEO. Foto representa a importância do marketing jurídico para o sucesso de site de advogados.

O que o SEO faz?

Imagine que você precisa pesquisar sobre Aposentadoria Especial. Utilizar a internet para encontrar e conhecer mais sobre as coisas é algo que se torna cada dia mais frequente. A prova disso é que no Google são realizadas aproximadamente 35 mil buscas por segundo. Se você procurar por “Aposentadoria Especial”, serão exibidos mais de 1 milhão 320 mil resultados. O que define quais são os resultados exibidos nas primeiras colocações? Um bom SEO. Afirmo isso com convicção, pois nos encontramos entre os 3 primeiros resultados dessa palavra-chave e a dedicação e trabalho foram intensos para obter esse resultado.

A classificação é feita através de uma leitura que o Google faz das páginas que estão na internet. Normalmente são as páginas que apresentam o conteúdo de maior qualidade e mais completo, o que dá mais credibilidade ao conteúdo e à empresa. Porém, algumas técnicas facilitam a leitura da sua página pelo Google, auxiliando nessa classificação.

Para ter ideia da importância de estar bem posicionado no Google, quando uma pesquisa é feita, 91% dos usuários clicam nos 10 primeiros resultados (primeira página).

SEO não é busca paga

Muitas vezes realizaremos uma busca e os primeiros resultados possuirão uma etiqueta colorida escrita “anúncio”. Isso significa que o site em questão pagou ao Google para mostrar este resultado em primeiro lugar em determinadas pesquisas. Isto não é SEO.

O SEO trata apenas de resultados que aparecem de forma orgânica (ou seja, sem pagar pela posição) por causa de sua qualidade e otimização para ser encontrado pelos motores de busca do Google. E, mesmo aparecendo abaixo dos resultados pagos, as páginas que estão melhores posicionadas de maneira orgânica são muito mais clicadas, pois os usuários sabem identificar publicidade e tendem a evitá-la. De fato, 80% dos usuários optam por clicar em resultados orgânicos.

Por que é um ótimo recurso no marketing jurídico?

Algumas normas éticas da OAB impedem que um escritório de advocacia faça publicidade da mesma maneira que outras empresas poderiam fazer. Por isso, investir em SEO é uma ótima ideia no marketing jurídico, pois a otimização aumenta a encontrabilidade do seu site por outros usuários. São eles que procuram, lhe encontram e lhe contatam. Além disso, você está prestando informações sobre os direitos das pessoas e não oferecendo o seu serviço, sem contar que, em otimização SEO, não há investimento de propaganda, ou seja, não se trata de anúncio pago, apenas de um trabalho de qualidade.

Caso de sucesso em SEO no marketing jurídico

A Koetz Advocacia implementou o inbound marketing em 2013, com ações simples de SEO, comunicação através de redes sociais e e-mail para seu público conquistado. Isso gerou um aumento de 600 visitas mensais para 25 mil. Em outubro de 2015 verificou a necessidade de investir ainda mais em ações de SEO, alocando uma pessoa dedicada exclusivamente para essa tarefa. Em um ano atingiu 120 mil visitas mensais, sendo que 88 mil (77%) são pessoas que encontraram alguma página do escritório procurando por termos no Google – sem uso de busca paga.

De que forma um site de advogados ou blog de direito pode ser beneficiado com SEO?

Contratar um advogado pela internet ainda é um tabu para muitas pessoas. Processos são algo de cunho muito pessoal e existe uma grande resistência em confiar no que está na internet. Entretanto, estar entre os primeiros resultados, de forma orgânica, demonstra autoridade no assunto, o que aumenta a credibilidade do site. Além disso, mais pessoas irão entrar em contato com o nome do escritório, o que ocasiona a lembrança mais frequente do nome, algo essencial para ser lembrado na hora de decidir qual será o advogado escolhido.


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