Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25% na Aposentadoria

revisão-de-invalidez-grave-e-abono-cta

A Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25% é concedida ao trabalhador ou aposentado que necessita de acompanhamento devido a estar cometido de doença grave, por não conseguir se vestir, comer ou fazer sua higiene sozinho, dentre outras ações básicas.

O Judiciário tem reconhecido o direito de revisão de invalidez grave e abono de 25% independente da espécie de benefício que o trabalhador venha recebendo – se ele recebe aposentadoria por idade, por exemplo, e acaba sofrendo uma doença que o impossibilita de realizar atividades do dia-a-dia sem a ajuda de outra(s) pessoa(s), ainda assim terá direito À revisão.

Ainda, existem algumas situações específicas que dão direito a revisão de invalidez grave e abono de 25%. O Aposentado terá direito à majoração de vinte e cinco por cento prevista no Art.45 do RPS nos seguintes casos:

1 – Cegueira total;

2 – Perda de nove ou dez dedos das mãos;

3 – Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;

4 – Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;

5 – Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;

6 – Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;

7 – Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;

8 – Doença que exija permanência contínua no leito;

9 – Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Você conhece alguém que pode ter direito a Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25%? 

Caso você ou alguém próximo tenha uma doença grave e necessite de acompanhamento de terceiros diariamente e queira requerer o aumento de aposentadoria, CLIQUE AQUI e envia sua consulta.

Faça nossa Consulta Online e receba uma análise do seu caso sem precisar sair de casa, informando se você tem direito ou não a Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25%.

16

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.

Saiba mais: Artigos sobre Revisão de Invalidez Grave e Abono de 25%

INSS deve aumento de 25% para Aposentado que Precisa de Assistência no dia-a-dia

Aposentadoria-por-Idade

À medida que envelhecemos, nosso corpo começa a parar de responder com a agilidade que necessitamos, nossa mente passa a esquecer detalhes, podendo nos colocar em situações constrangedores ou até mesmo perigosas. Leia o texto completo aqui.

A Grande Invalidez: Tese que dá Aumento aos Aposentados

revisão-de-aposentadoria-por-invalidez-post-4

Os especialistas em Direito Previdenciário nomearam como a “Grande Invalidez” a situação em que o indivíduo não consegue sobreviver sem o acompanhamento permanente de outra pessoa. Na Lei consta a relação das situações que o aposentado terá o direito ao Abono de 25% para pagar acompanhante, mas essa lista não é taxativa, mas apenas exemplos de situações. Leia o texto completo aqui.

Aposentadoria por Invalidez

revisão-de-aposentadoria-por-invalidez-post

A aposentadoria por invalidez é a aposentadoria que não se deseja, pois com ela se tem uma incapacidade laboral total e permanente, o que representa grave situação para a saúde. Por isso, é o benefício que tem o melhor cálculo entre todos, a fim de compensar o trabalhador que não chegou até o fim de sua vida laboral. Leia o texto completo aqui.