Servidor da Área da Saúde: 5 passos simples para garantir seus direitos previdenciários.

 

É comum muitas dúvidas surgirem quando se aproxima o dia de se aposentar. No caso do Servidor da Área da Saúde, que tem direito à Aposentadoria Especial, as dúvidas são ainda maiores, visto que existem ainda mais documentos para apresentar e comprovar os direitos.

 

Um médico e uma enfermeira analisam documentos, representando a preocupação com os direitos prevideniários do servidor da área da saúde

 

Em meio a tantas dúvidas, tomar a atitude inadequada pode resultar em prejuízos financeiros. Ou então, você pode trabalhar mais tempo do que o necessário para atingir sua aposentadoria. Para livrar você destes problemas, listamos aqui 5 soluções que irão garantir o aproveitamento pleno de seus direitos previdenciários.

 

Passo 1: Conheça Seus Direitos

O primeiro passo é saber quais são os seus direitos. Vá a fundo sobre o que você pode ou não receber como benefício. Procure opiniões de especialistas em previdência e não se contente apenas com as informações que o INSS ou o empregador fornecem, pois muitas vezes eles negarão direitos que você possui constitucionalmente, devido inúmeras razões, sendo necessário buscar por via judicial a reversão dessa decisão.

 

Banner para clicar e fazer download do guia sobre a Aposentadoria do Servidor Municipal Filiado ao INSS

 

Passo 2: Faça um Planejamento de Aposentadoria (o quanto antes)

O Planejamento de Aposentadoria é um relatório que constará todos os passos a serem desempenhados para que você tenha o melhor benefício possível no seu caso. Nele, são apresentados os valores aproximados que você receberá após se aposentar, o tempo de contribuição restante até ter direito ao benefício, os documentos necessários para encaminhar o pedido, os valores corretos a serem contribuídos, enfim, todos os detalhes para evitar que você sofra qualquer tipo de prejuízo na sua aposentadoria. É importante que o planejamento seja feito o quanto antes e a idade ideal recomendada é entre 35 e 40 anos de idade, pois quanto mais cedo, maior será a vantagem financeira a se obter. Contudo, o planejamento poderá ser feito até 5 anos antes de se aposentar. Em tempo menor do que isso, os efeitos positivos serão reduzidos.

 

Banner para clicar e baixar o guia sobre como planejar a sua aposentadoria

 

Passo 3: Coletar Provas

Como o Servidor da Área da Saúde tem direito à Aposentadoria Especial, existe uma série de documentos comprobatórios que serão exigidos para obter o benefício, tais como o LTCAT e o PPP. Além destes dois, diversos outros meios de provar atividade insalubre são permitidos para reforçar o direito, como anotações em CTPS, laudos de perícia em ambiente de trabalho, etc. Informe-se a respeito dos documentos necessários (o Planejamento citado acima é uma boa forma de fazer isto) e antecipe-se em sua coleta: não deixe para a última hora. Estar preparado previamente é o segredo de usufruir completamente de seus direitos.

 

Banner para baixar o guia Provas para Obter Aposentadoria Especial. Clique e faça download.

Passo 4: Manter Documentos Atualizados

Além de coletar todos os documentos comprobatórios necessários, é importante também mantê-los atualizados. No caso do LTCAT, por exemplo, aconselha-se que sejam atualizados a cada 4 anos (no máximo) para ter como provar a insalubridade no ambiente de trabalho durante todo o período trabalhado. Caso a atualização não seja feita, é possível que o judiciário questione a validade da prova.

 

Passo 5: Consultar um Advogado Previdenciário

Sua aposentadoria merece atenção e importância. Não menospreze um benefício apenas porque ele não lhe é útil no presente. A aposentadoria é um amparo em um período da vida que serve para recompensar anos de trabalho. Faça valer à pena. Caso surja alguma dúvida ou você se sinta injustiçado em alguma informação sobre seus benefícios, consulte um advogado especializado em direito previdenciário. Ele é o profissional capaz de lhe deixar ciente de todos os recursos aos quais tem direito.

 

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.