Advogado local ou advogado online? Qual é o melhor?

Advogado local ou advogado online? Qual é o melhor?

1 de novembro de 2016 Escolhendo o Advogado Mais Adequado 4

Veja quais são as principais vantagens de contratar um advogado online.

 

A prestação de serviços jurídicos tem se transformado rapidamente no Brasil. Hoje existem duas modalidades possíveis para estes serviços: a tradicional (presencial e local) e a virtual (online). Ainda se debate muito sobre qual das duas é a ideal sendo que ambos são permitidos e regulados pelo Código de Ética da OAB, e quais são os obstáculos e facilitações que cada uma pode promover. Saiba melhor quais casos ainda exigem o atendimento presencial e como o advogado online pode deixar tudo mais fácil para o seu processo.

 

Advogada recebendo casal de clientes com notebook aberto sobre a mesa. Foto representa a escolha entre um advogado presencial ou um advogado online.

 

Há quem diga que o atendimento pela internet é impessoal e não pode ser aplicado na advocacia ou que é necessário advogado e cliente se conhecerem pessoalmente. Em algumas situações, como no direito de família ou no direito criminal, realmente é necessário o contato pessoal de cliente e advogado, pois envolvem muitas questões sigilosas.

 

Outras áreas, como previdenciário, tributário, trabalhista, etc., não existe este problema. Inclusive, nestes casos, a internet permite a prestação de um serviço com muito mais pessoalidade e atenção, já que os meios de comunicação online permitem atendimento mais rápido através de redes sociais e e-mail, por exemplo.

 

Não podemos esquecer também que o sistema judiciário no Brasil é bastante lento, como processos que podem demorar anos até serem encerrados. Alguns tribunais já adotaram medidas digitais para reduzir estes prazos. Isso demonstra o poder da internet em tornar tudo mais dinâmico. No caso de um cliente procurando um advogado, imagine pegar os documentos, se deslocar até o escritório (muitas vezes em um trânsito denso) e, ao chegar lá o advogado não estar presente para atender. Este risco pode ser eliminado pelo simples fato de fotografar o documento e enviar por e-mail.

 

Por isso que o atendimento via internet é muito mais ágil e preciso. O cliente consegue se relacionar com o advogado online com mais eficácia, e sempre que há uma explicação mais aprofundada e detalhada é totalmente possível agendar uma conversa por telefone no melhor horário para ambos. Toda essa estrutura feita de maneira digital economiza tempo e deslocamento, gastos com gasolina, saídas do trabalho e inúmeros outros contratempos típicos e que, mesmo pequenos, atrapalham nosso cotidiano.

 

Conclusão: É melhor contratar um Advogado Online ou Presencial?

Existem diferentes tipos de atendimento que vão se adequar para cada situação. É por isso que o cliente precisa refletir bastante antes de fazer a escolha que será a melhor para ele. Alguns casos só poderão ser atendidos presencialmente. Porém, em geral, o advogado online só traz facilitações, tornando todas as etapas mais ágeis, simples e reduzindo os custos.

 

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Professor e Advogado Especialista em Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito do Trabalho, com aprofundamento em Direitos Sociais Internacionais, atuante no Instituto Ibijus e na Verbo Jurídico.

Especialista em Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritórios de Advocacia. Fundador da Koetz Advocacia e CEO da ADVBOX.  Além de Articulista e Autor em vários sítes jurídicos e no Portal da Transformação Digital.

4 comentários

  1. Rebeca disse:

    Boa noite!!bom em 2013 quando sair do trabalho recebi meu fgts tudo direitinho,fui deitar entrada no seguro desemprego,quando fui sacar descobri que existia uma conta em São paulo a qual eu desconheço,foi um processo pra min receber passei meses esperando eles lá resolverem até que conseguir receber com um tal de simvate,esse ano aconteceu a mesma coisa meu seguro foi depositado nessa mesma conta e passei quase 2 meses pra receber minha 1 parcela, que já tinha vencido a 2,no momento em que eu disse que desconhecia a 1 vez era pra eles terem cancelado está conta,procurei um advogado só que ele min disse que eu teria que esperar o administrativo resolver primeiro pra min poder entrar na justiça.isto está correto? Min chamo Rebeca

  2. Maria Ednar siridó disse:

    Abraços! Com certeza,a presença é muito forte e precisa em alguns casos.porém tenho tido experiência no atendimento on-line e tem tb dado certo. Pois já fiz esse atendimento com alguns clientes. Mais não sabia que vocês Koetzadvocacia faziam esse atendimento. Podemos conversar sim a questão de como se dará nisso atendimento. Até mesmo por que estamos organizando nosso espaço. Vocês exigem um limite de metas para atendimento ? E de que forma fecharmos essa parceria.

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