Agendamento no INSS: como fazer com tranquilidade?

Descubra como fazer o agendamento no INSS e a importância deste ato para obter seus direitos

o Agendamento no INSS como ato jurídico que vincula o início do seu direito a receber

O Agendamento no INSS, na verdade, é muito mais que isso, trata-se de um ato jurídico disposto na lei que serve como a DATA DE INÍCIO DO PAGAMENTO dos benefícios (a maioria deles).

De fato, o agendamento marca o inicio do processo e precisa ser feito com atenção.

Felizmente, para melhorar as condições de atendimento o INSS criou o portal Meu INSS, onde estão disponíveis a todo cidadão brasileiro os serviços prestados, acessíveis de qualquer lugar que tenha conexão com a internet disponível, e a qualquer dia e hora.

Para acessar o Meu INSS você precisa criar uma senha própria, através de um dos canais, seja pelo próprio site respondendo perguntas que precisar estar exatamente de acordo com o que há no sistema do INSS (e muitas vezes o sistema contém erros) ou então ir a uma agência bancária conveniada ou nas agências do próprio INSS com seus documentos.

Caso você seja cliente da Koetz Advocacia nós realizamos todo procedimento para você, sem precisar sair de casa ou do trabalho, com todo conforto que o atendimento digital proporciona.

Bancos conveniados ao portal Meu INSS

Os seguintes bancos estão autorizados e você precisa seguir o caminho apontado para ter acesso aos seus dados:

  • Banco do Brasil: Acesse bb.com.br > servicos > previdencia social > senha meu inss > nai
  • Banese: Acesse banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
  • Banrisul: Acesse banrisul.com.br >Menu Serviços > Criar Código INSS
  • Bradesco: Acesse bradesco.com.br >Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
  • Itaú: Acesse itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
  • Mercantil do Brasil
  • Santander: Acesse santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
  • Sicredi

Jamais deixe para amanhã o agendamento no INSS

Em milhares de casos, as pessoas costumam “deixar para amanhã” o agendamento no INSS ou então só vão ao INSS “tirar dúvidas” sobre ter ou não direito aos benefícios ou revisões, e sem marcar o devido agendamento e ingressar com pedido protocolado por escrito, são mal orientados pelos servidores da autarquia.

Como não realizaram o procedimento correto, muitas vezes descobram após meses ou anos que se tivessem feito o agendamento no INSS quando procuraram, teriam conseguido o benefício a partir daquela data, e como não fizeram, perdem milhares de reais.

Apesar da facilitação proporcionada pelo sistema de agendamento do INSS via internet e Prevfone (135), ainda há sérias dificuldades para se encaminhar alguns pedidos como de Auxílio Acidente, as revisões de benefícios, Abono para acompanhante, e outros casos.

Sempre que ficar em dúvida contate um advogado especializado em Direito Previdenciário, especialmente se a doença ou lesão forem sérias e puderem levar a Aposentadoria por Invalidez Permanente, pois a instrução do pedido mal feita poderá causar sérios prejuízos financeiros posteriormente.

Eduardo Koetz: Advogado Especialista em Direito Previdenciário e Tributário, Sócio da Koetz Advocacia, professor da Pós Graduação na Verbo Jurídico e no Instituto Brasileiro de Direito - IBIJUS. Articulista no Portal da Transformação Digital

Comments are closed.