fbpx
A imagem mostra uma mulher madura alegre, enquanto navega na internet em seu celular. A imagem ilustra o texto

Como Fazer um Agendamento no INSS pela Internet? Atualizado 2024

Descubra como fazer o agendamento no INSS e a importância deste ato para obter seus direitos

O Agendamento no INSS como ato jurídico que vincula o início do seu direito a receber

O Agendamento no INSS, na verdade, mais do que um simples agendamento, trata-se de um ato jurídico disposto na lei que serve como a DATA DE INÍCIO DO PAGAMENTO dos benefícios (a maioria deles).

De fato, o agendamento marca o inicio do processo e precisa ser feito com atenção.

Felizmente, para melhorar as condições de atendimento o INSS criou o portal Meu INSS, onde estão disponíveis a todo cidadão brasileiro os serviços prestados, acessíveis de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, e a qualquer dia e hora.

Para acessar o Meu INSS você precisa criar uma senha própria, seja pelo próprio site, respondendo perguntas que precisam estar exatamente de acordo com o que há no sistema do INSS (sendo que muitas vezes o sistema contém erros) ou então ir a uma agência bancária conveniada ou nas agências do próprio INSS com seus documentos.

Caso você seja cliente da Koetz Advocacia, nós realizamos todo procedimento para você, sem precisar sair de casa ou do trabalho, com todo conforto que o atendimento digital proporciona. Entre em contato agora mesmo!

Bancos conveniados ao portal Meu INSS

Os seguintes bancos estão autorizados e você precisa seguir o caminho apontado para ter acesso aos seus dados:

  • Banco do Brasil: Acesse bb.com.br > servicos > previdencia social > senha meu inss > nai
  • Banese: Acesse banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
  • Banrisul: Acesse banrisul.com.br >Menu Serviços > Criar Código INSS
  • Bradesco: Acesse bradesco.com.br >Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
  • Itaú: Acesse itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
  • Mercantil do Brasil
  • Santander: Acesse santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
  • Sicredi

Como receber o benefício do INSS?

Entenda no vídeo que fizemos sobre o tema:

Jamais deixe para amanhã o agendamento no INSS

Em milhares de casos, as pessoas costumam “deixar para amanhã” o agendamento no INSS ou então só vão ao INSS “tirar dúvidas” sobre ter ou não direito aos benefícios ou revisões, sem marcar o devido agendamento e ingressar com pedido protocolado por escrito, pois são mal orientados pelos servidores da autarquia.

Como não realizaram o procedimento correto, muitas vezes descobrem após meses ou anos que se tivessem feito o agendamento no INSS quando procuraram, teriam conseguido o benefício a partir daquela data, e como não fizeram, perdem milhares de reais.

Apesar da facilitação proporcionada pelo sistema de agendamento do INSS via internet e Prevfone (135), ainda há sérias dificuldades para se encaminhar alguns pedidos como o de Auxílio-Acidente, as revisões de benefícios, o Abono para acompanhante, entre outros.

Sempre que ficar em dúvida contate um advogado especializado em Direito Previdenciário, especialmente se a doença ou lesão forem sérias e puderem levar à Aposentadoria por Incapacidade Permanente, pois a instrução do pedido mal feita poderá causar sérios prejuízos financeiros posteriormente.

O que fazer antes de agendar no INSS?

Antes de agendar um atendimento no INSS, é importante realizar algumas etapas preparatórias:

  • Verifique se você possui todos os documentos necessários: Isso pode incluir documentos pessoais, como CPF, RG, comprovante de residência, além de documentos específicos relacionados ao serviço solicitado, como carteira de trabalho, laudos médicos, entre outros;
  • Cadastre-se no Meu INSS: o Meu INSS é uma plataforma online que permite o acesso a diversos serviços e informações do INSS, como explicamos durante todo o texto. O cadastro pode ser feito no site oficial do Meu INSS.
  • Faça uma pesquisa prévia: antes de agendar, pesquise sobre o serviço que você deseja solicitar e obtenha informações sobre os requisitos, documentação necessária e procedimentos envolvidos. Isso ajudará a se preparar adequadamente para o atendimento e garantir que você tenha todos os documentos e informações necessárias.

O exemplo de Fernanda

Vamos conhecer a história de Fernanda? Uma mulher de 56 anos, professora do ensino fundamental, que está prestes a dar um passo importante em sua vida: o agendamento no INSS para verificar se já consegue dar início ao seu processo de aposentadoria.

Fernanda percebeu que, como muitos brasileiros, adiava esse processo, mas decidiu agir a tempo. Ela, na verdade, percebeu que adiar o procedimento pode resultar em perdas financeiras significativas a longo prazo.

Antes de tudo, Fernanda teve que verificar seus documentos, para que não houvesse nenhum tipo de imprevisto na hora do agendamento. Incluindo documentos pessoais, e os específicos, que comprovam seu tempo de trabalho no magistério.

Depois, ela se cadastrou no Meu INSS, site oficial, onde os segurados podem fazer suas solicitações, incluindo enviar documentos. E, claro, com uma pesquisa prévia ela já concluiu que teria a opção de aposentadoria dos professores, por entender seu tempo de contribuição e idade.

Quer saber como a Fernanda a fazer seu agendamento no Meu INSS? Vamos lá!

1- Ela entou no Meu INSS:

A imagem mostra a página inicial do site Meu INSS.

2- Clicou em “Entrar com gov.br” e completou os dados: CPF e senha:

A imagem mostra a parte de CPF e senha, do site Meu INSS.

3- Clicou em “Novo Pedido”:

A imagem mostra em destaque a opção "Novo Pedido" do site Meu INSS.

4- No caso da Fernanda, ela optou por “Aposentadorias e CTC e Pecúlios” mas você pode adaptar seu pedido, dependendo da sua necessidade! Uma forma de fazer isso, é escrever na parte “Do que você precisa?” e o Meu INSS, vai te encaminhar!

A imagem mostra as opções do Meu INSS, após selecionar "Novo Pedido", como "Aposentadorias", por exemplo.

5- Além disso, ela se deparou com a atualização de dados pedida pelo Meu INSS. Caso isso ocorra com você, não se esqueça de atualizar todos os dados corretamente:

 

Como fazer o agendamento no Meu INSS?

Para fazer o agendamento no INSS pelo site Meu INSS, siga os passos abaixo:

Acesse o site oficial do Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/;

Clique em “Entrar com gov.br”;

Se você já possui cadastro, informe seu CPF e senha nos campos indicados e clique em “Entrar”. Caso contrário, clique em “Cadastre-se” e siga as instruções para criar sua conta.

Você não precisa ter uma conta para fazer o agendamento. Entretanto, aconselhamos, já que sem a conta você não vai conseguir ter acesso a outros serviços disponíveis no Meu INSS;

Clique no botão “Novo Pedido”;

Ao visualizar a tela seguinte você tem acesso a vários serviços que estão disponíveis, muitos deles tem o status “Atendimento Presencial”, onde você consegue fazer o agendamento online;

Escolha o que mais atende a sua necessidade específica e depois siga os passos:

  • Preencha os dados pedidos, como nome, data de nascimento e CPF. Além de e-mail, celular e telefone fixo;
  • O próximo passo é escolher a agência do INSS mais próxima de você; Basta colocar o seu CEP ou cidade e clicar em “Consultar”. Também existe a opção de permitir que o INSS exiba a agência mais próxima com base na sua localização;
  • Confira seus dados e informações e pronto, confirme seu agendamento!

Como agendar aposentadoria especial?

O fato é que é muito difícil conseguir uma aposentadoria especial sem precisar de um recurso administrativo ou processo na Justiça.

Portanto, para você fazer um pedido de aposentadoria especial, marque a opção de atendimento para aposentadoria por tempo de contribuição e, não se esqueça de juntar o PPP para que seja comprovado o tempo especial!

Como agendar a perícia médica para auxílio-doença?

Não esqueça de ter seus documentos em mãos!

Outro detalhe: você vai ter que passar por perícia médica para que o INSS ateste sua necessidade do auxílio-doença.

Entre no Meu INSS;

Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;

  • Selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela, como o Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), Perícia de prorrogação e transformação de espécie ou remarcar Perícia;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido;
  • Você deve, inclusive, fornecer os dados do seu trabalho, pois são importantes para a concessão do auxílio doença;
  • No dia e hora marcados no agendamento, compareça à agência do INSS, levando seus documentos de identificação e todos os laudos e exames originais.

Como agendar aposentadoria por invalidez no INSS?

Não esqueça de ter seus documentos em mãos!

Aqui, também você vai precisar passar por perícia do médico do INSS, ou seja, no próprio INSS.

  • Entre no Meu INSS;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Clique em “Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)”;
  • Clique no serviço desejado.

Como agendar pelo telefone do INSS 135?

Você pode agendar pelo telefone do INSS, o 135. Entretanto, saiba que não é a melhor opção, então prefira sempre o site ou aplicativo Meu INSS. 

O atendimento por telefone pode demorar muito, além de você correr o risco da ligação cair. Portanto, dê preferência ao site oficial.

Entretanto, caso você ainda precise fazer o atendimento por telefone, como por exemplo quando algum serviço não é disponibilizado pelo Meu INSS, aqui vai o passo a passo:

  • Ligue para o número 135. Tenha em mãos seus documentos pessoais, como CPF e número de identidade, pois poderão ser solicitados durante o atendimento;
  • Você será atendido(a) por um atendente do INSS. Informe a ele(a) o serviço que você deseja agendar, como “Aposentadoria por Idade”, “Auxílio doença”, “Pensão por Morte”, entre outros;
  • O atendente irá fornecer orientações e solicitar as informações necessárias para o agendamento. Responda às perguntas e forneça todas as informações solicitadas de forma clara e correta;
  • Após fornecer as informações, o atendente irá verificar a disponibilidade de datas e horários para o agendamento. Ele(a) informará as opções disponíveis e você poderá escolher a mais conveniente;
  • Após selecionar a data e horário do agendamento, o atendente fornecerá um número de protocolo. Anote esse número, pois ele será importante para referência futura;
  • O atendente também poderá informar os documentos necessários para o atendimento. Anote essas informações e verifique se você possui todos os documentos exigidos;
  • Após concluir o agendamento, o atendente fornecerá todas as informações relevantes, como o endereço da Agência da Previdência Social (APS) onde o atendimento será realizado;
  • Compareça à Agência da Previdência Social na data e horário agendados, levando os documentos solicitados e o número de protocolo que lhe foi fornecido.

Qual o número de telefone do INSS?

O número de telefone do INSS é 135, tome cuidado, pois o Instituto não usa nenhum outro número de telefone.

Como agendar atendimento do INSS presencialmente na agência?

Para fazer o agendamento no INSS presencialmente, na agência, você precisa entrar no Meu INSS.

Como falamos antes, o INSS disponibiliza alguns serviços presenciais e você deve selecionar esta opção através do aplicativo ou site antes de ir lá de qualquer forma. 

O horário de funcionamento do INSS é durante toda a semana, em todo o país. Para falar com um atendente, você deve ligar das 7 às 22h (horário de Brasília).

O que é o INSS digital?

O INSS digital é diferente do aplicativo Meu INSS. Ele é uma forma de facilitar a vida do segurado, disponibilizando serviços que o INSS oferece, de forma remota, ou seja, que não exigem um deslocamento maior. 

Além disso, o INSS digital é uma maneira de melhorar o relacionamento entre advogados e o INSS, que podem utilizar o sistema. 

O INSS Digital é um sistema on-line criado para que advogados tenham mais agilidade na hora de fazer petições e acompanhar processos administrativos para concessão de aposentadorias e outros benefícios do INSS. Ou seja, é uma plataforma para tramitação de documentos on-line entre advogados e Previdência Social

O INSS Digital funciona em todo o Brasil, auxiliando advogados inscritos na OAB MG, OAB SP, entre outros. 

Como acessar o aplicativo Meu INSS?

  • Abre a Google Play se você utiliza um celular com Android ou a Apple Store se possui um iPhone;
  • Busque por “Meu INSS” e clique em “Instalar”;
  • Se preferir, clique nos links para fazer o download: App Meu INSS para Android | App Meu INSS para iOS
  • Assim que for finalizado a instalação, clique em “Abrir” para iniciar;
  • Preencha seus dados (CPF e senha).

Não estou conseguindo acessar o aplicativo Meu INSS, o que devo fazer?

Alguns erros podem acontecer ao utilizar o aplicativo Meu INSS. Antes de mais nada, verifique sua conexão com a internet, caso o problema persista, o aplicativo pode apresentar algum tipo de erro.

Nessa situação, espere um pouco o sistema normalizar ou busque informações através do telefone oficial do INSS, o 135.

Muitas vezes ele pode demorar se a conexão for lenta ou ficar com acesso bloqueado se houver muitas tentativas ou alguma restrição no seu cadastro. Tente falar pelo 135 ou aguarde o tempo indicado de espera até o desbloqueio.

Como criar minha conta no Meu INSS? 

Siga as instruções abaixo:

  • Acesse o portal gov.br por meio do seguinte link: https://www.gov.br/pt-br.
  • Clique em “Acesse sua Conta” no canto superior direito da página inicial.
  • Será exibida uma página com diversas opções de login. Clique em “Crie sua conta gov.br”.
  • Na próxima página, você será solicitado a escolher uma opção de cadastro. Selecione “Crie sua conta com seu CPF”.
  • Preencha as informações solicitadas, incluindo seu CPF, nome completo, data de nascimento, telefone, e-mail e crie uma senha.
  • Após preencher todos os campos, marque a opção “Li e concordo com os termos de uso do gov.br” e clique em “Avançar”.
  • Na etapa seguinte, você precisará realizar a verificação de segurança. Escolha uma das opções disponíveis, como uso do aplicativo “Meu Gov.br” no seu smartphone ou uso do “Código de Confirmação por SMS”.
  • Siga as instruções fornecidas para concluir o processo de verificação de segurança.
  • Após concluir a verificação, você será redirecionado para a página inicial do gov.br. Nessa página, você poderá fazer login com seu CPF e senha para acessar diversos serviços, incluindo o Meu INSS.
  • No campo de busca na página inicial, digite “Meu INSS” e selecione a opção correspondente nos resultados da pesquisa.
  • Na página do Meu INSS, clique em “Entrar no Meu INSS” e faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados no gov.br.

É possível receber o pagamento do INSS morando no exterior?

São vários os casos das pessoas que precisam receber seus benefícios do INSS no exterior, como aposentadoria e pensão.

Organizamos as informações necessárias no vídeo a seguir:

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

Anterior

Aposentadoria do homem – regras atualizadas [2024]

Próximo

Pensão por morte para filhos [2024]

A imagem mostra um rapaz jovem olhando para fora do enquadramento, pensativo, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.