10 dicas para fazer a melhor aposentadoria

aposentadoria, 10 dicas para fazer a melhor aposentadoria, Koetz Advocacia

Algumas informações simples podem deixar você melhor preparado para a aposentadoria.

Se você está pensando na sua aposentadoria nos próximos 2 anos, existe algumas medidas que podem ser tomadas para elevar muito seu salário ou até mesmo antecipar a conquista do benefício de aposentadoria.

São alguns detalhes que passam despercebidos, pois geralmente o trabalhador, empresário, autônomo ou servidor público está focado nas vantagens, ganhos e problemas do momento, não podendo pensar, por exemplo, em uma estratégia que diminua seu tempo de serviço, que melhore a contribuição para o INSS e seu benefício futuro.

Preparamos uma lista com 10 dicas muito importantes para diminuir o tempo de serviço, aumentar o salário almejado no benefício e garantir a melhor forma de se aposentar.

10 Dicas para uma melhor aposentadoria

1. O tempo de trabalho rural ou na pesca artesanal entre os 12 anos de idade e o primeiro emprego podem ser computados sem você ter feito contribuições.

2. O tempo de serviço em condições insalubres ou perigosas (saiba mais clicando aqui) possui acréscimo na contagem, podendo representar uma antecipação na concessão ou aumento do salário.

3. É possível regularizar períodos de débito de atividade como autônomo ou empresário (saiba mais clicando aqui) de qualquer época, sendo necessário apenas comprovar a atividade profissional, sendo que os juros são limitados, o que não aumenta em demasia o débito.

4. O INSS não soma o tempo em benefício que a pessoa gozou sem retornar a mesma atividade, o que é possível conseguir no judiciário.

5. Períodos que houve perda das Carteiras de Trabalho podem ser comprovados através de alguns outros documentos, obtidos na empresa que prestou serviço, em órgãos públicos ou nos bancos que geriam o FGTS na época.

6. Se você é ou foi servidor público (saiba mais clicando aqui) é necessário se antecipar ao requerer uma Certidão de Tempo de Contribuição no órgão que laborou, pois esse documento chega a demorar até 8 meses para ser emitido por alguns Regimes Próprios de Previdência, o que pode atrasar sua aposentadoria no INSS.

7. É possível computar o tempo de prestação de serviço militar (Marinha, Exército e Aeronáutica) para contagem de tempo de contribuição.

8. O Auxílio Acidente (saiba mais clicando aqui), uma espécie de beneficio por incapacidade, conta como tempo de contribuição para concessão de outras aposentadorias.

9. Servidores públicos estatutários podem obter o direito a duas aposentadorias se não averbarem o tempo de serviço na iniciativa privada, especialmente médicos e professores podem se beneficiar e muito com essa regra.

10. É permitido se aposentar, desde que não seja por invalidez, e continuar trabalhando, acumulando os dois salários.

aposentadoria, Koetz Advocacia

 

1 comentário em “10 dicas para fazer a melhor aposentadoria”

  1. Olá, gostaria de saber se, o salário integral que a gente vai se aposentar, é correspondente ao valor bruto ? Por exemplo, se ganho atualmente o valor de R$ 4.200,00 (bruto), será este o valor que irei receber ? Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *