Aposentadoria com regra dos 85/95 ou 30/35 anos de contribuição: qual é a melhor opção?

 

A nova regra para a aposentadoria por tempo de contribuição não acabou com a possibilidade de se aposentar com 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens) de contribuição, apenas permite a opção de um valor um pouco melhor.

 Aposentadoria-com-regra-dos-85-95-ou-30-35-anos-de-contribuição-qual-é-a-melhor-opção-financeira

Em relação a Aposentadoria por Idade e Aposentadoria Especial nada mudou, e também não mudou nada para Servidores Públicos concursados (efetivos).
Porém esse valor raramente é uma vantagem para o trabalhador, pois dificilmente irá compensar o tempo que ele vai deixar de ganhar o salário, atrasando sua aposentadoria.

Aposentadoria dos 85/95 ou 30/35 anos ?

O cálculo feito para este tipo de situação, é simples: um homem com 56 anos por exemplo, e com 35 de contribuição, terá direito de se aposentar agora com redução de 26% no valor do seu benefício. Ou poderá contribuir mais 2 anos e aos 58 anos e 37 de contribuição não ter mais esse desconto.
Ocorre que em 2 anos deixará de receber 26 salários da aposentadoria que não pediu, resultando em quase de 100 vezes o valor da diferença que estaria perdendo. Ou seja, terá que esperar quase 10 anos para começar a valer a pena.
Quando o caso exige que o trabalhador fique ainda mais do que 2 anos, torna-se ainda menos vantajoso.
A vantagem mesmo é para quem deverá esperar no máximo até 1 ano para completar a regra da pontuação 85/95. Cabe lembrar que, a pontuação também vai aumentar, o que torna ainda mais difícil que a regra seja vantajosa.
Entretanto, não há como negar que é uma melhoria para aqueles que mais pagaram contribuições para o sistema de previdência e uma alternativa de escolha para quem está planejando a vida na aposentadoria.
Algumas profissões conseguem converter tempo especial insalubre e aumentar assim a contagem dos pontos. As profissões são inúmeras, e aqui listamos apenas algumas delas, confira:

Profissões que comumente são beneficiadas com a contagem de tempo especial insalubre:

Você também está nessa situação? Faça nossa Consulta Online e para saber se vale a pena se aposentar com a regra dos 85/95.
Consulta juridica INSS
Marcações:

10 comentários em “Aposentadoria com regra dos 85/95 ou 30/35 anos de contribuição: qual é a melhor opção?”

  1. Boa tarde!!!! Sou mulher, tenho 52 anos de idade e 30 de contribuição, a empresa onde trabalho está fechando agora em 02/2019. Já posso dar entrada na minha aposentadoria por tempo de contribuição?????

  2. Flávio Roberto Silva de Oliveira

    Tenho 50 anos e 36 de contribuição é desconto sobre 5 salários mínimo posso pedir minha aposentadoria. Flaviodeoliveora1968@gmail. Com.

  3. senhor boa noite

    gratidao pela sua atenção

    hoje tenho 47 anos e 28 anos de contribuição, que idade terei para me aposentar, vai ser usado a regra 85 anos, ou seja vou passar dos 30 anos de contribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *