Aposentadoria de motorista de ônibus: contagem de tempo especial

Motorista dentro do seu ônibus

Os Motoristas de ônibus coletivo, categoria CNH C, D ou E, ainda conseguem computar como Tempo Especial Insalubre todo período trabalhado antes de 28/04/1995 e com isso se aposentar vários anos antes da aposentadoria normal.

 

Motorista-de-Onibus-ainda-consegue-contar-tempo-especial-até-1995-para-se-aposentar-mais-cedo

 

Os motoristas de ônibus se aposentam por tempo de contribuição ao completar 35 anos de carteira assinada, pagamentos em carnê ou qualquer outro meio de contribuição ao INSS. As motoristas, 30. Entretanto, os anos que laborou como motorista contam com 40% a mais, ou seja, a cada 10 anos trabalhados até 1995 o motorista de ônibus e caminhão contam mais 4 anos e para as motoristas, 2 anos a mais.

 

Antigamente as condições de trabalho dos motoristas de ônibus, assim como os de caminhão e até mesmo de máquinas pesadas ou máquinas agrícolas, era muito pior que nos dias atuais. As condições de trabalho ficaram melhores para esses trabalhadores depois da segunda metade da década de 1990 com a melhoria dos veículos, equipagem de poltronas melhores, proteção contra o motor para evitar o calor, a instalação de ar condicionado e outras melhorias.

 

Desta maneira, até 1995 é possível reconhecimento do tempo de motorista simplesmente com a carteira de trabalho anotada como MOTORISTA. Aos cobradores de ônibus também é conferido este direito, por analogia, conforme anexo II, do Decreto 83080/79.

 

Existe ainda a possibilidade de conseguir computar esse tempo insalubre (especial) até 1998, caso exista alguma prova do contato com algum dos agentes nocivos à saúde que existiam nos veículos da época, como ruído e calor.

 

Podemos utilizar como exemplo  um motorista de ônibus que trabalhou 10 anos, de 1985 a 1995. Ele antecipará em 4 anos a sua aposentadoria (40% a mais no tempo) e poderá continuar trabalhando.

 

Os motoristas de táxi, táxi-lotação, vans e similares não tem direito a esta modalidade de aposentadoria.

 

 

 

 

13

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.

46 comentários em “Aposentadoria de motorista de ônibus: contagem de tempo especial”

  1. Boa noite!!
    tenho 49 anos de idade e 31 de contribuição; gostaria de saber se é possivél aposentar?
    sendo que trabalhei :
    03 anos de frentista em posto de gasolina;
    04 anos almoxarife em auto center;
    03 anos auxiliar de peças em concessionária automovél
    21 anos como motorista (atualmente) ; com adicional de insalubridade á 17 anos.

  2. Marcos Túlios Junior

    Bom dia,
    O que preciso para requerer a aposentadoria especial, trabalho como motorista antes de 1995, contando com o tempo especial insalubre antes de 1995 já posso pedir o beneficio. Apenas PPP demonstra esse tempo, ou existe algum outro documento?
    Tenho pedido marcado para o mês que vem, e estou atrás de toda a documentação.

    Desde já,
    Agraceço

  3. Boa noite tenho 51 anos de idade trabalhei de trocador de ônibus de 1981 até 1985 quando passei a fiscal de ônibus trabalhando até o ano de 1990 ai passei a exercer a profissão de motorista De coletivo até o ano de 1994 ai fui para o ônibus rodoviário trabalhando até 2001 quando me afastei por Auxilio doença ficando até 2008 quando o Meu auxílio foi transformado em aposentadoria por invalidez até hoje
    A pergunta é 20 de contribuição normal mais 16 anos total de benefício gostaria de saber se aposento por tempo de contribuição e se esse tempo que estou afastado conta como tempo pois na minha vida desde que fichei em 1981 nunca tirei nenhuma férias o espaço que tenho de intervalo de um emprego para o outro o maior é de 20 dias sempre saia de uma e já começava a trabalhar na outra daí 2 dias e estou com medo deles cortarem o meu benefício apesar de fazer os mesmos tratamentos até hoje se tivesse jeito de eu me aposentar por tempo gostaria pois não correria o perigo de ter a minha aposentadoria cortada peço por gentileza por uma resposta por favor.
    Desde já agradeço

  4. Isac mendes ferreira filho

    Tenho 29 anos de contribuicao sendo 11ano de cobrado de onibus tenho 55 anos posso me aposentarna proporsional hj

    1. Olá, Isac.

      Para saber se possui direito a aposentadoria proporcional, é necessário fazer uma análise específica do seu caso, se você quiser, podemos fazer. Você pode clicar aqui e responder o formulário, depois de feita, enviaremos para o seu e-mail o resultado da análise com orientações de como proceder .

  5. Olá boa noite, meu marido tem 49 anos e trabalha como motorista de ônibus, no início ele trabalhou 3 anos como cobrador o restante como motorista, sempre com ônibus, pode me dizer se falta muito pra ele se aposentar.

    1. Olá, Marlene.

      Para saber quanto tempo falta para ele solicitar a aposentadoria, é necessário fazer uma análise específica do seu caso, se você quiser, podemos fazer. Você pode clicar aqui e responder o formulário com as informações dele, depois de feita, enviaremos para o e-mail informado o resultado da análise.

      Abraços!

  6. Boa tarde. Tenho 45 anos. Trabalhei até os 19 anos na agricultura( tenho comprovação) e trabalhei mais 1 ano e 8 meses em uma empresa como servente e mais 17 anos como motorista de ônibus (desde 1992) e mais 5 anos como autônomo ( motorista de caminhao). Ao todo, tenho 24 anos de contribuição e mais os anos da agricultura. Será que é possível conseguir a aposentadoria?

    1. Olá, Miguel.

      Para saber se possui direito à aposentadoria, é necessário fazer uma análise específica do seu caso, se você quiser, podemos fazer. Você pode clicar aqui e responder o formulário, depois de feita, enviaremos para o seu e-mail o resultado da análise.

      Abraços!

  7. Geremias caetano de novais

    Boa noite. trabalhei com Ambuãncia 24 anos e 6 anos com carreta e tenho 52anos tenho o direito da aposentadoria especial.e ainda trabalhei de boia fria no passado. desde já obrigado.

  8. Bom dia. trabalho com carteira assinada desde 1986 e 1988 trabalho como motorista de ônibus em uma só empresa e tenho 49 anos já tenho direito da aposentadoria já que tenho direito na insalubridade

    1. Olá, Geraldo.

      Para saber se possui direito a aposentadoria, é necessário fazer uma análise específica do seu caso, se você quiser, podemos fazer. Você pode clicar aqui e responder o formulário, depois de feita, enviaremos para o seu e-mail o resultado da análise.

      Abraços!

  9. Benedito Antonio Braga

    Boa tarde. Meu esposo trabalha desde 84 de motorista. De 85 a 2005, motorista de ônibus, (excursão, estudante, etc) numa empresa.Depois saiu e ficou algum tempo sem contribuir. A partir de 2008 começou a contribuir como autônimo, como motorista carreteiro até hj. Gostaria de saber se ele tem direito a aposentadoria especial. Obrigada desde já.

  10. Benedito Antonio Braga

    Meu esposo tem 54 anos e sete meses, trabalha a mais de trinta anos de motorista. Sendo 20 anos com ônibus e mais de 10 anos motorista carreteiro autônomo. Ele pode pedir a aposentadoria especial.

  11. Boa tarde!
    Gostaria de uma ajudinha…
    Meu pai tem 48 anos
    31 anos de contribuição, sendo 30 anos como rodoviário.
    De 1984 a 1989,
    De 1992 a 2016
    Gostaria de saber se ele já pode pedir a aposentadoria especial.
    Desde já, grata.

    1. Olá, Ingrid.

      Para saber se o seu pai tem direito a algum benefício é necessário fazer uma análise específica. Você pode clicar aqui e responder o formulário com as idenficações dele, após feita, enviaremos para o seu e-mail o resultado com orientações de como proceder para obter a melhor aposentadoria.

  12. Olá, Adriano.

    Se comprovar a periculosidade dessas profissões, pode solicutar a aposenatadoria especial agora, pois a mesma não necessita de idade minína, apenas 25 anos de atividade em ambiente insalubre ou periculoso.

    Abraços!

  13. Bom dia meu pai tem 28 contribuído ele tem 63 anos sendo 11 como motorista de ônibus e 6 com cobrador e o restante por outras empresas e pago ele tem direito a se aposentar pois hoje ele não tem nenhuma renda.

  14. Boa noite tenho 6 anos de cobrador de ônibus coletivo e 20 anos de Motorista posso pedir minha aposentadoria especial

    Grato.

    1. Olá, Junior.

      Se você conseguir comprovar que trabalhou em ambiente insalubre ou periculoso sim. Você pode solicitar o PPP e LTCAT de cada empresa e entrar com o pedido de aposentadoria especial.

      Abraços!

  15. Meu marido tem 26 anos de trabalho como motorista de caminhao e onibus ele esta com 56 anos de idade ele pode pedir a aposentadoria começou a contribuir desde 1985 mas so tem 26 anos de contribuição .

  16. Tenho 43 anos e estou com 25 anos trabalhando com coletivo qual o tempo que falta para eu da entrada na minha aposentadoria.me chamo José Rodrigues

  17. Boa Noite,

    O meu pai trabalhou como motorista de ônibus de turismo por um período de 18 anos até 1994, e mais 1 ano em outra empresa de 1998 a 1999, e hoje ele tem 60 anos, por essa contagem ele tem direito a aposentadoria especial?

    Grata.

  18. Meu esposo vai completar 62 anos em março, e trabalha com carteira assinada desde 83 sendo que como motorista desde 85 caminhão e ônibus sendo que desde de 95 só com ônibus sendo assim ele já pode se aposentar por tempo de serviço?
    Me chamo lucimar
    Obrigada.

  19. Meu marido tem 7 anos de contribuições como empacotador, 3 anos como motorista de caminhão e 18 como motorista de ônibus, como motorista ele trabalha desde 95. Se ele tem direito aos 40% ele teria mais ou menos: 7+21+8=36, seria mais ou menos isso?

  20. celio ribeiro da silva

    tenho 32 anos de contribuicao como motorista profissional ate agora .,e 10 anos na carteira ate 1995 tenho o direito do acrecimo dos 40 por cento agradeco pelo esclarecimento se for posivel abrigado

    1. Olá, Celio.

      Exato, até 1995 basta comprovar que exercia a atividade de motorista (pode ser apenas por meio de carteira de trabalho). Desta forma, se você exerceu essa atividade até essa data, possui direito ao acréscimo de 40% desse tempo. E se após esse período você transportava cargas perigosas (inflamáveis, etc) também tem direito, mas terá que comprovar por meio de laudos (PPP e LTCAT).

  21. Boa noite comecei a trabalhar em 1981 como cobrador de ônibus,depois passei para a função de fical ate 1990 quando comecei a minha carreira de motorista até 2002 quando me afastei por Auxilio doença até 2008 quando me apoderaram por invalidez onde estou até hoje GOSTARIA de saber se o tempo que fiquei afastado e agora aposentado por invalidez conta como como tempo para aposentar e se posso trocar minha aposentadoria de invalidez por tempo de servico OU aposentadoria especial

    1. Olá, Elias.

      Em questão de valores, a aposentadoria por invalidez é a mais vantajosa, pois o valor do benefício é 100% do salário de contribuição, enquanto a aposentadoria especial é a média dos 80% maiores salários. Portanto, neste caso, mesmo se houver a possibilidade de conversão, não é aconselhável alterar a aposentadoria.

    1. Luzia Aparecida Batista de Oliveira

      Bom Dia, gostaria de saber se no caso de um motorista de ônibus que tem 25 anos de contribuição, mas desses 25 anos, somente 18 anos foram trabalhados de motorista de ônibus. Ele poderá se aposentar proporcional (30 anos de serviço e 53 de idade), já que a cada 10 anos de motorista acrescenta-se 4 anos por causa da periculosidade.

Não é possível comentar.