Aprovado texto da Reforma na CCJ

CCJ aprova a Reforma da Previdência

O texto da Reforma da Previdência foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na noite dessa terça-feira (23/4). Agora a Reforma pode seguir com a tramitação normal da proposta.

Em resumo a CCJ analisou se a Reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro era constitucional ou não. Ao todo 48 deputados votaram que a Reforma está de acordo com a Constituição. E apenas 18 deputados julgaram o projeto inconstitucional.

Agora que a Reforma já foi aprovada na CCJ ela pode seguir o caminho para a aprovação. Os próximos passos são: Criação de uma Comissão Especial na Câmara; Discussão e votação da proposta na Comissão; Votação e discussão da Reforma na Câmara em dois turnos; E em caso de votação envio ao Senado.

Clique aqui para saber mais sobre a Reforma da Previdência para o médico.

Clique aqui para saber sobre a Reforma da Previdência para o enfermeiro.

Clique aqui para saber mais sobre a Reforma da Previdência para o professor.

Clique aqui para saber mais sobre a Reforma da Previdência para o dentista.

O que acontece se a Reforma da Previdência for aprovada?

Dessa forma, caso a Reforma da Previdência seja aprovada na Câmara e no Senado, a principal mudança será para a Aposentadoria Especial. Médicos, enfermeiras, dentistas, engenheiros químicos, mineiros, ou seja, todas aquelas profissões em que o profissional coloca a saúde ou a vida em risco, serão prejudicadas. Esses profissionais terão que trabalhar cerca de dez anos a mais e ainda terão o valor do benefício reduzido.

Clique aqui para saber mais sobre como a Reforma da Previdência vai afetar a Aposentadoria Especial.

Por exemplo, hoje um médico que começou a atuar na medicina aos 24 anos, com 49 anos hoje ele já pode se aposentar e sem incidir o Fator Previdenciário. O que faz com o benefício de aposentadoria seja mais vantajoso.

Agora se a Reforma da Previdência passar, esse mesmo médico vai poder se aposentar somente aos 60 anos, e o valor do seu benefício ficará cerca de 25% menor.

As mulheres que trabalham em espaços urbanos também vão sentir o impacto causado pela Reforma, se ela for aprovada como está. Hoje a idade mínima para as mulheres se aposentarem é 60 anos. Se a Reforma for aprovada a idade mínima passa para 62 anos.

Para as trabalhadoras rurais será ainda pior, a idade mínima para a aposentadoria delas hoje é 55 anos. Se a Reforma passar como está, a idade mínima para as trabalhadoras rurais vai ser de 60 anos. As mulheres não vão receber nenhum tipo de compensação pelos anos a mais de trabalho.

Por isso, é recomendável que aquelas pessoas que já possuem direito de se aposentar entrem com o pedido de aposentadoria, antes que a Reforma da Previdência seja aprovada.

Clique no botão abaixo se você desejar que um advogado especialista em Direito Previdenciário analise o seu caso.

 

34 comentários em “Aprovado texto da Reforma na CCJ”

  1. minha profisao tem um nome generico ou seja
    FUNILEIRO, LANTERNEIRO,FLANDEIRO,BATI-LATA E CHAPEIRO OU CHAPISTA
    sendo que todos estes nomes se referi a mesma profisao
    em mina crateira de trabalho consts FUNILEIRO em 1991
    pru inss so e espesial CHAPEADO
    o que faze neste caso

  2. Nelson Alves Fabiano

    trabalhei no setor de Hemodialie em um Hospital de maringa gostaria de saber se tenho direito aposentadoria especial .aposentei por tempo de contribuição .assistia os pacientes emtratamento de hemodialise desde os sinais vitais até a punção .de uma veia artéria e outra venosa que dá acesso a sessão de heodialis.e tinha produtos quimicos no setor para fazer desenfscção . o setor após cada sessão de Hd ..,nelsonalvesfabiano0@gmail.com.

  3. Nelson Alves Fabiano

    aposentei em 2007 sou tec de enfermagem trabalhei .no setor de hemodialise .quero saber se tenho direito da aposentadoria especial .na soma de contribuição deu mais de 35 anos trabalhado e os ultimos foi em setor fechado .na hemdialise .manuseava produto quimico .em expugo para limpeza de materiais .

  4. Olá Eduardo,Meu nome é Ubirajara,eu me aposentei em 2015 com 35 anos de contribuição e 54 anos de idade,acontece que continuo trabalhando na mesma instituição e contribuindo para o Inss, na soma total hoje estou com 58 anos de idade e o tempo também aumentou então ficou 58+39=97
    A pergunta é a seguinte; Eu, tenho direito a Pedir revisão de aposentadoria?
    Obrigado.

  5. tenho 58 anos de idade e 40 de contribuição.
    os últimos 13 anos sou RPPS(FUNC. PÚBLICO), sendo tido averbado o restante anterior da RGPS PARA REGIME PRÓPRIO.
    QUAL SERÁ MEU DESTINO?

    EM TEMPO
    NÃO CONTINUO TENHO MAIS 12 ANOS DOS ANTERIOR, COMO FUNC. ADM INDIRETA EM BANCO ESTATAL….. O EXTINTO VENDIDO BANCO DO ESTADO DO PARANÁ.

    OBS.ATUALMENTE SOU FUNCIONÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ.

    QUERO A APOSENTADORIA… MAIS COMO ???????

    ABRAÇO

  6. Norival da silva neto

    Me aposentei en noviembre de 95 com 30 años de serviço e 45 de ida de essa reforma me trara algum prejuizo fora a defasagem do MEU salario que hoje é grande

  7. Boa noite Eduardo eu mim chamo Renildo,e completei 25 anos de contribuição agora em abril trabalhando na mesma empresa, o meu ppp estão todos acima de 85dB, porem eu fiquei afastado pelo inss um periodo de 7 meses, será que consigo dar entrada na especial?

  8. Tenho 53 anos e 29 anos de contribuição, estou na contagem de 85 anos. Pelos cálculos poderei dar entrada em dezembro de 2020 já que farei 55 anos em janeiro e terei 30 anos.
    Com a reforma vou perder algum direito?

  9. Oscar Santo TAUBOLD

    Eu sou técnico em enfermagem, mas estou recebendo auxílio doença a quase 3 anos. Fiz perícia agora em janeiro mas não fui aposentado por invalidez. Agora esse mês fiz exames e meu câncer voltou,mas agora acho que vai ser tratamento paliativo apenas.

  10. MARCIO JOSÉ DE MORAES

    BOA TARDE DR EDUARDO
    DESDE JA PARABENIZO SEU TRABALHO E SUA DEDICAÇÃO COM SUA PROFISSÃO.
    SOU TÉCNICO EM RADIOLOGIA E ESTOU NA ÁREA ESTE ANO COMPLETANDO 35 ANOS DE TECNICO EM RADIOLOGIA
    E TENHO 53 DE IDADE, E JÁ ESTOU COM PROCESSO EM ANDAMENTO A UNS 3 ANOS, COM UMA EQUIPE PREVIDENCIARIO. TENHO UMA PREOCUPAÇÃO EM PODER CONTINUAR NA ÁREA COMO TÉCNICO, SERÁ POSSÍVEL??
    OUTRA PERGUNTA E SE EU ME APOSENTAR E CONTINUAR TRABALHANDO E DEPOIS DE ALGUNS MESES A EMPRESA QUERER ME DEMITIR, EU TENHO DIREITO A MULTA DE 40° DO FGTS.

  11. sou servidora pública federal e esse ano faço 30 anos de serviço e faço 55 anos de idade. o que muda e se devo dar entrada no pedido de aposentadoria assim que for possível?

  12. Luis Roberto De Souza Sa

    Boa tarde para pessoaque estao aposentadoria por invalidez Que são novo tem 15 anos Que recebet que vai acontecer com reforma da previndencia

  13. João Paulo Aché de Freitas Filho

    Boa tarde.
    Eu Averbei contagem de tempo no INSS de 24 anos e meio, no Estado de Minas Gerais.
    Como Servidor Público Estadual eu completarei 10 anos (mais de 5 anos no mesmo cargo e função) em 04 de maio.
    Em 04 de novembro terei completado os 35 anos de contribuição.
    (Tive AO MENOS 5 ANOS NÃO REGISTRADOS, e em serviços insalubres).
    Quais serão minhas perdas se a Reforma vir antes de 05 de novembro de 2019?
    Grato
    João Paulo

  14. Boa tarde,

    Sou servidora pública, já estou recebo o abono de permanência, como a reforma da previdência pode me afetar?
    Grata pela atenção,

    Cinthia Acioli

  15. Bom dia Sr Eduardo ,bom eu entrei com ação contra INSS na justiça federal do trabalho novembro de 2018 ganhei ação contra INSS porque eu quero aposentadoria especial,trabalhei por vinte e nove anos como segurança pessoal vspp,registrado com salário de cinco mil e quinhentos reais por mês,o INSS não recorreu só que te agora não saiu nada de Eduardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *