Como contratar com segurança um advogado pela internet

Como contratar com segurança um advogado pela internet

2 de dezembro de 2018 Busca da Solução Escolhendo o Advogado Mais Adequado 0
REVISÃO DO ARTIGO 29 PARA QUEM RECEBE PENSÃO POR MORTE

Como contratar com Segurança um Advogado pela Internet?

A procura de um bom advogado pela internet para a sua causa é uma tarefa incomum e complicada, pois além de colocar uma disputa importante na sua vida, você estará investindo no mínimo algum tempo na ação judicial, quando não houver custos de perícia ou da realização de uma audiência.

 Em geral, se busca referência com parentes e amigos que já moveram ações judiciais ou se procura no jornal ou na internet o endereço de um escritório que tenha chamado atenção.

 Entretanto, a contratação de advogados exclusivamente através da internet é algo novo no Brasil, tornando-se a cada dia mais usual, tendo em vista a praticidade e segurança que essa modalidade de contratação impõe, neste caso a pessoa contrata um advogado sem conhecê-lo pessoalmente. É uma forma de contrato que está ganhando cada vez mais espaço na área jurídica brasileira e tende somente a crescer.

 No mundo atual, pessoas fazem negócios de um lado a outro do planeta, somente por e-mail ou telefone, movimentando milhões de dólares dessa forma. Porque não seria então possível contratar seu defensor pela internet?

Como é possível verificar a experiência do advogado no ramo

Ao analisar a experiência de um advogado em determinado ramo do Direito, é possível se fazer uma consulta no site dos tribunais em que são movidas as demandas, através do número da OAB do profissional, de preferência na cidade onde está localizado seu escritório. É uma pesquisa simples e rápida, e você pode (e deve) solicitar ao advogado que deseja contratar o número de seu registro na OAB.

Quanto mais processos relacionados com a área do Direito que se pretende demandar, maior a experiência do advogado. Há vários profissionais que trabalham em equipe e colocam os processos na OAB do seu sócio ou parceiro, devendo, se for o caso, ser realizada a consulta pela OAB de ambos.

É importante um site bem feito e um meio de contato online que funcione

A importância que o profissional ou escritório atribui aos seus clientes contatados pela internet é demonstrada principalmente pelo investimento feito no seu site.  É como uma filial do escritório, ou seja, é um escritório virtual, e em sendo um escritório deve ter uma boa aparência, uma boa recepção e uma boa comunicação entre profissionais e clientes.

 A forma de contato disponibilizada deve ser acessível e prática e deve se obter uma resposta rápida em relação a dúvida a ser esclarecida.

Cuide sempre buscar ter mais de 3 canais de contato, como emails, telefone e whatsapp de pelo menos duas pessoas, e busque pelo menos uma conversa pessoal com um advogado. Ademais, prefira sempre que os emails sejam com o nome do escritório após o “@” pois assim você tem certeza que se trata de um site registrado.

Contratar advogado pela internet é uma comodidade muito grande e permite acesso à profissionais mais especializados, mas alguns cuidados são importantes. Não contrate com empresas ou sites de captação de ações, pois isso é totalmente contrário ao Estatuto da Advocacia e sem a proteção do estatuto da advocacia sua causa não tem segurança alguma.

Obviamente que enviar a solicitação a um advogado pela internet nem sempre terá condições de fornecer uma resposta imediata, pois não se trata de um serviço de telemarketing ou algo parecido, entretanto, um prazo de 24 a 48 horas em dias úteis é realmente aceitável e bem valorizado.

Esse tempo considerável varia entre 7 a 10 dias quando a resposta que deseja obter refere-se a uma análise do seu caso, seja em documentos ou dúvidas pontuais, pois o advogado irá analisar minuciosamente todas informações que obtém para lhe dar o retorno com o parecer.

Contratar pela internet é mais confortável e tão seguro quanto contratar pessoalmente

Contratar pela internet evita todo estresse do trânsito, da espera pelo atendimento, da adaptação do seu horário de trabalho com a hora disponível para atendimento pelo profissional. Inclusive durante o acompanhamento profissional, que as dúvidas podem ser respondidas por e-mail, mantendo uma comodidade para aqueles que não têm tempo para perder. Outro fator interessante de manter contato via e-mail é ter as perguntas e respostas trocadas entre cliente e advogado sempre disponível no seu histórico.

 A segurança em se contratar um advogado pela internet é muito maior que comprar pela internet, pois o advogado está sujeito as normas disciplinares da OAB, e responde efetivamente pela má prestação de serviços, enquanto no comércio eletrônico o consumidor não tem tantas garantias de que será bem atendido.

Processo Eletrônico permite dispensa do envio dos documentos originais

A grande maioria dos Tribunais no Brasil já adotaram o processo eletrônico, que é realizado totalmente online, com os documentos digitalizados. Assim, o próprio cliente pode digitalizar os documentos, até mesmo com a câmera fotográfica do celular, e enviar por e-mail para o advogado, assim como a procuração e demais documentos necessários.

O advogado tem prerrogativa para reconhecer determinados documentos como originais, o que permite à ele “autenticar” perante o judiciário os documentos enviados por meio digital. 

Inúmeras causas são baseadas apenas em questões jurídicas ou fundamentadas com provas documentais, sendo dispensadas as provas testemunhais. Assim, não é necessária a realização de audiência (a rigor, a audiência só é necessária para ouvir as partes e as testemunhas) o que dispensa inclusive da ida até o fórum.

Execução e pagamento do advogado

Vitorioso na demanda, o cliente deverá pegar o alvará, RPV, Precatório ou outro documento para ir até o banco receber o valor que tem direito. Muitos processos já possuem alvarás eletrônicos em que o valor da condenação é direcionado no CPF do cliente, e até mesmo alguns magistrados com um pensamento mais avançado e, conscientes do melhor uso das novas tecnologias, determinam inclusive a separação dos honorários dos advogados no CPF do próprio advogado, o que facilita a vida de todos.

Ressaltando que mesmo com a procuração para atuar em seu favor, os valores devidos ao cliente em resultado procedente da demanda, só serão pagos a ele, e não ao seu advogado. Salvo se em seu contrato e procuração exista uma cláusula específica para recebimento de honorários em nome do cliente (o que é raro).

Conclusão

É comum hoje no Brasil a contratação de advogados pela internet, e tende a se popularizar, devido à facilidade e segurança do sistema jurídico, verificando-se inclusive que a tecnologia está avançando por todas as fases dos processos judiciais e, chegando a gerar muitos casos em que o cliente e o advogado sequer chegam a se conhecer pessoalmente. Para a atual geração que vive altamente conectada, isso não é mais uma necessidade como era antigamente.

Professor e Advogado Especialista em Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito do Trabalho, com aprofundamento em Direitos Sociais Internacionais, atuante no Instituto Ibijus e na Verbo Jurídico.

Especialista em Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritórios de Advocacia. Fundador da Koetz Advocacia e CEO da ADVBOX.  Além de Articulista e Autor em vários sítes jurídicos e no Portal da Transformação Digital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *