fbpx

INSS negou o auxílio doença, e agora?

Se o INSS negou o auxílio doença, nem sempre significa que o benefício está perdido. Em grande parte dos casos é possível reverter o resultado da perícia, de acordo com alguns fatores.

E se acaso desejar assistência jurídica da nossa equipe, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicitar o seu.

 

Assim, caso seu benefício de auxílio doença tenha sido negado pelo INSS após a perícia, você terá três opções:

  • Aceitar a negativa;
  • Entrar com recurso no INSS;
  • Entrar com ação judicial.

O que fazer se o INSS negou o auxílio doença?

Em síntese, valerá à pena entrar com o recurso se você possuir documentos atualizados com a CID, que complementem o que foi levado para a perícia.

Nos demais casos, o ideal é procurar um especialista da sua confiança e seguir as orientações, avaliando a possibilidade de uma reversão judicial.

Isso porque na justiça o perito é um médico de confiança do juiz, o qual também será especialista na incapacidade que você possui.

Ou seja, é diferente do INSS, em que o médico raramente é especializado no que você precisa que ele analise.

 

Além disso, algumas vezes a perícia no INSS é feita de forma indevida. Isto é, com rapidez, desleixo ou outras irregularidades. Já explicamos aqui no blog como proceder em caso de perícia mal feita, inclusive outras dicas importantes sobre o dia do exame.

Também elaboramos um material mais completo, com o passo a passo do pedido de auxílio doença. Preencha seu e-mail abaixo para receber o material.

 

O texto continua após o formulário.

Como funciona o encaminhamento judicial?

O encaminhamento judicial começa com a busca por um advogado da sua confiança. No Brasil, para ingressar na justiça, é necessário ter um profissional habilitado. Além disso, não é regra, mas optar por um especialista contribui muito para o sucesso da ação, afinal as regras são extremamente específicas e muito diferentes nas diferentes áreas do direito.

Após, o advogado irá orientar você a respeito dos próximos passos. Em geral haverá uma avaliação do seu pedido no INSS, a orientação para você reunir os documentos necessários atualizados e o ingresso da ação. Ao passo que o juiz determinar, será feita nova perícia, com especialista.

Além disso, a ação judicial também tende a buscar valores retroativos desde a data do pedido do benefício já no INSS. 

Por isso a ação judicial se mostra a opção mais vantajosa para o segurado.

O texto continua após o vídeo.

 

Já contratei o advogado. Como proceder com o auxílio doença?

Contudo, o primeiro passo para ter certeza que tudo está ocorrendo bem com o seu processo após a contratação do advogado é verificar se ele possui todos os documentos necessários para a ação.
Parte destes documentos o próprio advogado é quem irá providenciar. Mas alguns deles será o cliente.
Portanto, converse com seu advogado e pergunte se tem mais algum documento que você possa providenciar para agilizar o processo.
Após isso, aguarde. O advogado entrará em contato para notificá-lo da data que a perícia judicial foi marcada.

O que levar na perícia judicial?

No dia da perícia o advogado não comparecerá, apenas o cliente deverá ir. Você deve comparecer no local, data e horário indicado pelo advogado e ter em mãos toda a documentação que comprove e alerte sobre a doença.
  • Exames
  • laudos
  • receitas
  • atestados com CID da doença e período de afastamento
  • outros documentos relativos à incapacidade.

E claro, lembramos que se você desejar assistência jurídica da nossa equipe porque o INSS negou o auxílio doença, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicitar o seu.

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

Aposentadoria Especial do Caminhoneiro e outras dicas
Anterior

Notas de Frete Comprovam Tempo para Aposentadoria do Caminhoneiro

Próximo

Como obter aposentadoria sem precisar ir ao INSS

servidor aposentadoria internet meu inss digital online advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.