Como contratar um advogado pela internet?

A procura de um bom advogado pela internet para a sua causa é uma tarefa incomum e complicada, pois além de colocar uma disputa importante na sua vida, você estará investindo no mínimo algum tempo na ação judicial, quando não houver custos de perícia ou da realização de uma audiência.
Muito já se fala que os Advogados Digitais já chegaram ao mercado, e estão conquistando o coração dos clientes, não apenas pela facilidade de contato, mas pela maior atenção e acesso as suas informações processuais ao longo da demanda, sem precisar sequer sair de casa.
Recomendamos a leitura dessa publicação que fala sobre o assunto: https://transformacaodigital.com/advogados-digitais/

Em geral, se busca referência com parentes e amigos que já moveram ações judiciais ou se procura no jornal ou na internet o endereço de um escritório que tenha chamado atenção.

Entretanto, a contratação de advogados exclusivamente através da internet é algo novo no Brasil, sendo muito raro uma pessoa contratar um advogado sem conhecê-lo pessoalmente. Mas apesar de ser raro, é uma forma de contrato que está ganhando cada vez mais espaço na área jurídica brasileira e tende somente a crescer.

No mundo atual, pessoas fazem negócios de um lado a outro do planeta, somente por e-mail ou telefone, movimentando milhões de dólares dessa forma. Porque não seria então possível contratar seu defensor pela internet?

Como é possível verificar a experiência do advogado no ramo

Ao analisar a experiência de um advogado em determinado ramo do Direito, é possível se fazer uma consulta no site dos tribunais em que são movidas as demandas, através do número da OAB do profissional, de preferência na cidade onde está localizado seu escritório.

Quanto mais processos relacionados com a área do Direito que se pretende demandar, maior a experiência do advogado. Há vários profissionais que trabalham em equipe e colocam os processos na OAB do seu sócio ou parceiro, devendo, se for o caso, ser realizada a consulta pela OAB de ambos.

É importante um site bem feito e um meio de contato online que funcione

A importância que o profissional ou escritório atribui aos seus clientes contatados pela internet é demonstrada principalmente pelo investimento feito no seu site.  É como uma filial do escritório, ou seja, é um escritório virtual, e em sendo um escritório deve ter uma boa aparência, uma boa recepção e uma boa comunicação entre profissionais e clientes.

A forma de contato disponibilizada deve ser acessível e prática e deve se obter uma resposta rápida em relação a dúvida a ser esclarecida.

Obviamente que um escritório nem sempre terá condições de fornecer uma resposta imediata, pois não se trata de um serviço de telemarketing ou algo parecido, entretanto, um prazo de 24 a 48 horas em dias úteis é realmente aceitável e bem valorizado.

Contratar pela internet é mais confortável e tão seguro quanto contratar pessoalmente

Contratar pela internet evita todo estresse do trânsito, da espera pelo atendimento, da adaptação do seu horário de trabalho com a hora disponível para atendimento pelo profissional. Inclusive durante o acompanhamento profissional, que as dúvidas podem ser respondidas por e-mail, mantendo uma comodidade para aqueles que não têm tempo para perder.

A segurança em se contratar um advogado pela internet é muito maior que comprar pela internet, pois o advogado está sujeito as normas disciplinares da OAB, e responde efetivamente pela má prestação de serviços, enquanto no comércio eletrônico o consumidor não tem tantas garantias de que será bem atendido.

Processo Eletrônico permite dispensa do envio dos documentos originais

Muitos tribunais no Brasil já adotaram o processo eletrônico, que é realizado totalmente online, com os documentos digitalizados. Assim, o próprio cliente pode digitalizar os documentos, até mesmo com a câmera fotográfica do celular, e enviar por e-mail para o advogado, assim como a procuração e demais documentos necessários.

Inúmeras causas são baseadas apenas em questões jurídicas ou fundamentadas com provas documentais, sendo dispensadas as provas testemunhais. Assim, não é necessária a realização de audiência (a rigor, a audiência só é necessária para ouvir as partes e as testemunhas) o que dispensa inclusive da ida até o fórum.

Execução e pagamento do advogado

Vitorioso na demanda, o cliente deverá pegar o alvará, RPV, Precatório ou outro documento para ir até o banco receber o valor que tem direito. Muitos processos já possuem alvarás eletrônicos em que o valor da condenação é direcionado no CPF do cliente, e até mesmo alguns magistrados com um pensamento mais avançado e, conscientes do melhor uso das novas tecnologias, determinam inclusive a separação dos honorários dos advogados no CPF do próprio advogado, o que facilita a vida de todos.

Conclusão

É comum hoje no Brasil a contratação de advogados pela internet, e tende a se popularizar, devido à facilidade e segurança do sistema jurídico, verificando-se inclusive que a tecnologia está avançando por todas as fases dos processos judiciais e, chegando a gerar muitos casos em que o cliente e o advogado sequer chegam a se conhecer pessoalmente. Para a atual geração que vive altamente conectada, isso não é mais uma necessidade como era antigamente.

Eduardo Koetz: Advogado Especialista em Direito Previdenciário e Tributário, Sócio da Koetz Advocacia, professor da Pós Graduação na Verbo Jurídico e no Instituto Brasileiro de Direito - IBIJUS. Articulista no Portal da Transformação Digital

Ver comentários (7)

  • Estou afastada desde 27/06/17 devido a uma fratura que sofri no dedo do pé esquerdo, peguei atestado do dia 27/06 a 11/07. Voltei ao médico após esses 15 dias e ainda tava fraturado, portanto ele me deu mais 15 dias, só que eu só tenho 10 meses de resistro em carteira. O que devo fazer nesse caso?

  • Dr. Eduardo, boa tarde!
    Eu me aposentei em junho de 2015 por Tempo de
    Contribuição, continuo trabalhando na mesma empresa descontando o máximo para o INSS. Têm como eu solicitar a revisão de minha aposentadoria?

  • Bom dia, Dr Eduardo.
    Sou jornalista, trabalhei mais de 20 anos no telejornalismo da rede Globo. Me aposentei em outubro de 2014, depois de completar 60 anos. Moro há 15 anos na California-USA.
    Durante um ano recebi minha aposentadoria normalmente. No pagamento de janeiro/2016 a minha aposentadoria encolhei os 25%, taxa penitência que o INPS , cobra dos aposentados que vivem no exterior. Chequei online e vi que o Sr. conseguiu suspender a cobrança de uma aposentada brasileira, que vive em Portugal. Fiquei sabendo ,através do Conselho que representa os brasileiros no mundo, que após a ação da sua cliente, as outras ações foram bloqueadas. Gostaria de confirmar se isso procede e saber os honorários para acionar o INPS. Li todas as informações no site KOETZ ADVOCACIA e não vi uma informação clara sobre o honorário, números

  • Bom dia doutor Eduardo.
    Estou querendo pedir minha aposentadoria em 2016 mas como sei que o município de São Mateus Es o qual sou concursada como professora, não paga fundo de aposentadoria e tenho certeza que a mesma negará a complementação, então estou pensando em contratar os serviços de um advogado de seu escritório e gostaria de mais detalhes. desde já agradeço tenha um bom dia. Ana Marques