Contribuição INSS: deve ser paga até que dia do mês?

Contribuição INSS: deve ser paga até que dia do mês?

8 de setembro de 2015 Aposentadoria Comum Planejamentos e Cálculos 5
Homem riscando data em calendário

Contribuição ao INSS é um assunto que frequentemente gera dúvidas aos segurados em geral por diversos motivos. As maiores dúvidas são em relação aos tipos de contribuintes, aos reajustes e principalmente, sobre a data na qual deve ser realizado o pagamento da contribuição, ou seja, o dia do vencimento de cada recolhimento.

 

Imagem ilustrativa ao post Contribuição INSS: deve ser paga até que dia do mês?

 

Porém, é fundamental que as contribuições sejam mantidas em dia, já que “falhas” contributivas podem prejudicar a carência para diferentes benefícios. No caso da aposentadoria, perder um mês de contribuição pode acumular uma falta de tempo grande na hora de solicitar o direito. Por isso explicamos nesse texto como contribuir e até que dia você deve fazer a Contribuição ao INSS para não perder um mês na sua carência.

 

Como realizar a Contribuição ao INSS

 

Sabemos que existem alguns tipos de contribuintes, pessoas ou entidades responsáveis por realizar as contribuição ao INSS. Alguns trabalhadores não precisam se preocupar, pois as próprias empresas arcam com tal responsabilidade, devendo cumprir os prazos e valores das contribuições. Se elas não realizarem o pagamento, o trabalhador pode ficar tranquilo, pois é uma dívida dela com o INSS e ele não precisa assumir essa despesa.

 

Porém, em outros casos é o próprio profissional que deve pegar sua guia e ir até uma lotérica, por exemplo, para efetuar o pagamento. Por isso, é fundamental estar atento ao prazo máximo de pagamento da contribuição, ou seja, a data de vencimento. Vamos ver abaixo as datas referentes a cada tipo de contribuinte.

 

1. Contribuição ao INSS quando a empresa é responsável pelo pagamento

Nesse caso o “vencimento” da contribuição acontece no dia 20 do mês posterior a contribuição. Ou seja, a contribuição do mês de Agosto “vence” dia 20 de Setembro. Se o banco estiver fechado no dia 20 de Setembro, como pode ser o caso do Rio Grande do Sul que possui feriado na data, a contribuição deve ser feita um dia antes, dia 19. Se dia 19 não houver banco aberto, deve ser dia 18 e assim por diante.

 

2. Contribuição ao INSS quando o empregador doméstico é o responsável pelo pagamento

O “vencimento” da contribuição acontece no dia 7 do mês posterior ao que se refere a contribuição. Isso significa que, para empregado doméstico, a contribuição de Agosto deve ser paga até o dia 7 de Setembro. Se no dia em questão não houver expediente bancário, como é o caso de 7 de Setembro, o pagamento deve ser feito um dia depois, no máximo. Ou seja: dia 8 de Setembro.

 

3. Contribuição ao INSS quando o contribuinte individual, facultativo ou o Segurado Especial é responsável pelo pagamento

Aqui a data de “vencimento” da contribuição ocorre dia 15 do mês após o mês ao qual se refere a contribuição. Assim, o vencimento da contribuição de Agosto é no dia 15 de Setembro. Se o banco estiver fechado neste dia, o contribuinte deve realizar o pagamento até um dia depois, dia 16 e assim por diante.

 

4. Contribuição ao INSS quando o responsável pelo pagamento é um MEI (Micro Empreendedor Individual)

O vencimento da contribuição é no dia 20 do mês posterior ao que se refere a contribuição. Desta maneira, o vencimento da contribuição de Agosto acontecerá no dia 20 de Setembro. Sendo um dia em que o banco não abre, o pagamento deverá ser feito um dia depois, dia 21. Se dia 21 também não abrir, dia 22 e assim por diante.

 

 

 

Banner para baixar o guia "Como planejar a sua aposentadoria?"

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.

5 comentários

  1. Claudemir disse:

    Sou enfermeiro .
    Contribuo com o codigo 1007. E pago 160.
    Está correto

    • sebastiana rodrigues bones disse:

      Bom dia, todas as Empresas, as quais eu trabalhei, um salário e meio, em carteira, há 03 anos passei à contribuir com a previdência, como contribuinte facultativo, no valor de 150, reais,há 05 mêses passei à contribuir com 300, 00 reais no código 1007. minha aposentadoria já está prevista 10/10/2016, por tempo de contribuição.
      Minha dúvida, é se esse valor de 300, reais, vai compensar?

      Aguardo resposta,
      sebastiana rodrigues bones

    • Eduardo Koetz disse:

      Olá, se trabalha como enfermeiro autônomo, está contribuindo corretamente.

      Você pode solicitar uma análise mais completa do seu caso no link https://www.koetzadvocacia.com.br/tire-suas-duvidas-previdenciarias/

  2. jose francisco disse:

    quero agradecer os dois email que mi mandou estou muito grato me ajudou muito obrigado mesmo

Os comentários estão fechados.