Despachante Previdenciário é Profissão Regulamentada e deve estar Legalizado
Despachante Previdenciário é uma profissão regulamentada e possui inclusive Conselho Profissional criado por lei federal. Os despachantes atuam na parte administrativa do INSS, a fim de agilizar a documentação de inúmeros segurados. Assim, viabilizando a concessão na esfera administrativa por ter mais conhecimento acerca da documentação necessária.
Além disso, evitam que milhares de segurados todo mês ocupem os atendimentos dos servidores do INSS. Por tanto, sendo praticamente impossível para a Previdência Social manter o atendimento à toda demanda do Brasil sem a cooperação dos Despachantes.
Despachante precisa ser respeitado
Há uma certa resistência de uma parte dos advogados em respeitar a profissão dos despachantes. Posição da qual não concordamos. As tarefas na comunidade previdenciária são infinitas. E os segurados carecem de boas informações. Dessa forma, os despachantes inúmeras vezes auxiliam os segurados a instruir melhor a sua demanda. Sem obter qualquer garantia de recebimento pelo seu trabalho.
Não há como negar que há muitos “entendidos” que fazem um péssimo trabalho. Por isso, cobram um preço demasiado, o que não é justo. Mas o que a comunidade previdenciária precisa é de bons procuradores, estudiosos e dedicados à profissão. Para fazer uma representação de qualidade na esfera administrativa. Independente de serem ou não advogados. É isso que nós que atuamos no Direito Previdenciário mais vemos: uma atuação bastante dedicada da maioria dos despachantes.
Lembramos que todo segurado que tenha contratado algum desses profissionais e tenha sido mal atendido deve reclamar no Conselho Regional de Despachantes Documentalistas (CRDD) do seu estado. E se o seu despachante não tem registro no CRDD, informe a ele que o registro é necessário. Ainda envie os dados dele para o Conselho para que seja conscientizado de se legalizar. Para estar de acordo com as regras do CRDD, basta enviar um pedido de análise de registro (ou de renovação de registro) em formulários concedidos nos próprios sites dos Conselhos.
Conclusão: A importância do Despachante Previdenciário
O Despachante Previdenciário é uma importante peça do sistema administrativo da previdência. A presença de profissionais dedicados na área é indispensável para o funcionamento adequado da comunidade previdenciária. Qualquer irregularidade cadastral ou de atendimento deve ser reportado ao CRDD de seu estado.