É melhor aposentar agora ou esperar? Entenda perigos e vantagens.

A imagem mostra um homem sorrindo e ilustra a publicação "É melhor aposentar agora ou esperar? Entenda perigos e vantagens", da Koetz Advocacia.

Escolher se aposentar agora envolve questões muito pessoais, por isso a resposta final sobre ser melhor aposentar agora ou esperar vai depender do seu caso específico. Entretanto, neste texto você vai poder entender quais os perigos e as vantagens que essa decisão pode resultar.

Muitos beneficiários apresentam dúvidas sobre a hora certa de se aposentar. De fato, é uma dúvida muito importante, pois vai mudar completamente o seu estilo de vida e, muitas vezes, a situação financeira individual ou de toda a família. Além disso, as motivações podem variar, seja por o desejo de continuar trabalhando e aumentar a renda, ou por ter mais tempo de descanso ou lazer.

É melhor aposentar agora ou esperar?

Saber se é melhor se aposentar agora ou esperar depende da situação previdenciária que você se enquadra. Se você tem direito adquirido, por exemplo, em geral será melhor se aposentar agora, principalmente nos casos de aposentadoria especial. Já quem entra nas novas regras, precisa avaliar o valor do benefício a ser recebido em cada opção. Entenda os principais casos a seguir.

O texto continua após o vídeo.

Um exemplo é o das aposentadorias com salário mínimo, as quais não possuem nenhum desconto. Assim, o correto é não perder nenhum dia após completar os requisitos, ou seja, melhor se aposentar agora e não esperar. Mas quais são essas aposentadorias? O valor do salário mínimo é mais comum nas aposentadorias por idade e aposentadoria rural, por exemplo.

E quem tem Direito Adquirido?

Se você já tem Direito Adquirido, em geral o melhor é se aposentar o quanto antes. Isso porque nada impede você de acumular o que ganha trabalhando com o que ganhará na aposentadoria, exceto nos casos da aposentadoria especial (vamos explicar mais adiante). Inclusive, muitas pessoas acreditam erroneamente que vão prejudicar a previdência se pedirem a aposentadoria, e por isso, adiam seu pedido. Mas isso não é verdade. A aposentadoria é um valor que você pagou e está recebendo de volta, como segurança e recompensa. É o seu dinheiro, afinal de contas. Desse modo, se você adiar a aposentadoria quando tem direito adquirido, apenas deixará de receber ela.

Ou seja, não existe nenhuma vantagem em esperar.

A única ressalva é se você se aposentar pela aposentadoria especial, pois se quiser continuar trabalhando, deverá passar para uma atividade sem agentes nocivos. Ou seja, nesse casos você também pode acumular salário de aposentadoria com ganhos de trabalho, somente tendo a ressalva de não trabalhar mais com insalubridade ou periculosidade. Além disso, quem se aposenta pela especial no RPPS, não sofre com essa restrição.

O texto continua após o vídeo.

Se você não completou os critérios antigos antes de 12/11/2019, precisará avaliar as regras de transição e novas regras gerais. Clique aqui para entender as regras de acordo com o seu caso.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de aposentar agora serão desde conseguir tempo livre, maior descanso e dedicação à vida social, quanto de evitar prejuízos financeiros, ou seja, não perder o valor que você já tem direito de receber, se já tiver direito ao melhor cálculo.

Mas como é possível ter prejuízos se esperar para se aposentar? Muitos não sabem, mas o INSS possui um teto de pagamento de aposentadorias, no valor de R$ 6. 101,03. Desse modo, se você estiver perto desse teto, a melhor escolha é se aposentar agora, uma vez que esperar pode trazer prejuízos financeiros.

Entretanto, em alguns casos que entram nas regras de transição e novas regras gerais, valerá a pena esperar um pouco, desde que você “aguente” a espera. Isso porque o novo cálculo do valor da aposentadoria é de 60% da média de todas as contribuições, mas dá 2% de aumento no valor a cada ano contribuído acima do mínimo. Assim, se você tiver uma idade bem baixa, e esteja totalmente disposto a continuar trabalhando, abrindo mão de acumular o valor com a aposentadoria, poderá esperar algum tempo para aumentar esse percentual.

Ainda assim, caberá avaliar se aposentar agora e acumular com o valor da aposentadoria. Afinal, nada impede de reservar o valor, fazer um investimento com o que receber da aposentadoria e até mesmo guardar na poupança, gerando juros, mesmo que sejam baixos. Enfim, na maior parte dos casos, não vale a pena esperar para se aposentar, pois os ganhos são muito baixos.

Posso continuar trabalhando?

Junto com a dúvida sobre ser melhor aposentar agora ou esperar, vem a dúvida acerca de continuar trabalhando após a aposentadoria. Podemos afirmar que, em geral, todos podem. Mas o importante é entender quais as condições você vai precisar se adequar.

Por exemplo: se você se você aposenta pela Especial no INSS, você não pode continuar em atividade prejudicial, mas pode continuar em atividade não insalubre.

Já no RPPS, a Aposentadoria Especial não impede de seguir na profissão. Porém, se usou o tempo do cargo, precisa fazer novo concurso ou trabalhar como autônomo ou em empresa. Essa regra vale para todos os servidores.

Se você acredita que completou os requisitos para a aposentadoria e quer solicitar assistência jurídica da nossa equipe, é possível solicitar por aqui.

Advogado Especialista em Direito Previdenciário e Tributário, Sócio da Koetz Advocacia, professor da Pós Graduação na Verbo Jurídico e no Instituto Brasileiro de Direito - IBIJUS. Articulista no Portal da Transformação Digital

1 comentário em “É melhor aposentar agora ou esperar? Entenda perigos e vantagens.”

  1. JORGE PEIXOTO(nit) 11199020235

    BOM DIA
    TENHO HOJE 52 ANOS
    TENHO 2 ANOS DE REGISTRO E O RESTO COM CARNES E DEPOIS COM MINHA EMPRESA
    MEU PRIMEIRO REGISTRO FOI COM 14 ANOS
    TRABALHEI MUITOS ANOS VENDENDO FRIOS E PERMANECIA POR MUITO TEMPO DENTRO DE CAMARA FRIAS
    GOSTARIA DE SABER SE JA POSSO PEDIR APOSENTADORIA

Não é possível comentar.