Os perigos de adiar a sua aposentadoria

Senhora e senhor sentados em um banco lendo livro

Inúmeros são os clientes que me procuram, após ter completado o tempo necessário para se aposentar (30 anos de contribuição para mulher e 35 anos para o homem) e me perguntam se devem adiar a sua aposentadoria a fim de compensar com o fator previdenciário.

Nos casos de aposentadorias especiais (insalubres) e também nos casos de aposentadorias no salário mínimo, é ainda menos vantajoso esperar.

 

Os-Perigos-de-adiar-a-sua-Aposentadoria

Vale a pena adiar a aposentadoria a fim de compensar com o fator previdenciário ?

Definitivamente a resposta é não. Mas há algumas exceções.

 

Isso porque no geral, dificilmente a média salarial se elevará após 1 ou 2 anos, e o fator previdenciário aumenta menos de 4% por cada ano que se espera.

 

Ou seja, em um exemplo simples: alguém que teria direito a aposentadoria de 1000,00 ao completar o tempo, mas adia por um ano para “aumentar o valor” mantendo o mesmo salário de contribuição, teria que “deixar de ganhar” 13 salários da aposentadoria (incluindo o 13º) que somam 13 mil reais, para no máximo, aumentar o valor do seu benefício para 1040,00.

 

No exemplo, essa pessoa demoraria mais de 26 anos para compensar a perda, sem garantia alguma que “ficaria viva” durante todo esse tempo.

 

No caso dos Empresários e Autônomos que mantém contribuições altas, muitas vezes sem perceber rendimentos tão altos também, mas investindo na sua aposentadoria, seria mais vantajoso se aposentar o quanto antes, pois além do salário poderiam reduzir o valor da sua contribuição.

 

Nos casos de Aposentadoria Especial, que não há fator previdenciário e também no caso de Aposentadorias no salário mínimo, que não tem nenhum desconto, o correto é não perder nenhum dia após completar os requisitos.
O mesmo acontece com alguns planos de previdência fechados, que também exigem alguns requisitos para complementar a aposentadoria de forma integral.

 

A última exceção seriam os casos em que o trabalhador contribuinte teve um aumento significativo (mais que dobrou o salário) nos últimos 10 anos anteriores a aposentadoria, nesse caso, é necessário fazer um estudo que indique a melhor data para se aposentar. Fazer o Planejamento de Aposentadoria com antecedência, não só determina com precisão a melhor data para se aposentar, como também representa ganhos de uma alta quantia financeira.

 

 

1 comentário em “Os perigos de adiar a sua aposentadoria”

  1. JORGE PEIXOTO(nit) 11199020235

    BOM DIA
    TENHO HOJE 52 ANOS
    TENHO 2 ANOS DE REGISTRO E O RESTO COM CARNES E DEPOIS COM MINHA EMPRESA
    MEU PRIMEIRO REGISTRO FOI COM 14 ANOS
    TRABALHEI MUITOS ANOS VENDENDO FRIOS E PERMANECIA POR MUITO TEMPO DENTRO DE CAMARA FRIAS
    GOSTARIA DE SABER SE JA POSSO PEDIR APOSENTADORIA

Não é possível comentar.