Perícia de auxílio doença e acidente também valem para aposentadoria por invalidez

O INSS disponibiliza a marcação de pericia médica para o requerimento de todos os benefícios por incapacidade: Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez, Auxílio Acidente. Tanto os normais quanto os decorrentes de acidente de trabalho, quem decidirá a espécie do benefício é o médico perito do INSS na ocasião da pericia. As pessoas que se aposentam por invalidez ainda podem ter direito de fazer a quitação do financiamento do imóvel. Saiba mais clicando aqui. 

 

 

Isso porque os benefícios por incapacidade têm os mesmos requisitos para a sua concessão: carência, qualidade de segurado e a incapacidade para o trabalho.

 

A diferença está apenas nas características da incapacidade, que se for temporária (quando acontece 100% de cura) será causa para a concessão de Auxílio Doença e se for permanente poderá ser Aposentadoria por Invalidez ou Auxilio Acidente.

 

♦ LEIA TAMBÉM: Perícia Médica no INSS: Dicas Para Quem Vai Fazer

 

A diferença entre Auxílio Doença, Auxílio Acidente e a Aposentadoria por Invalidez

Na Aposentadoria por Invalidez  o trabalhador possui uma incapacidade total e permanente, não podendo desenvolver mais seu trabalho e nenhum outro, e receberá 100% do salario de benefício.

 

Já no Auxilio Acidente, existe uma incapacidade parcial e permanente para o trabalho, permitindo que o trabalhador volte para a sua atividade, mas com restrições, como a necessidade de evitar esforço físico, uma demora a mais para desempenhar as mesmas funções, a impossibilidade de desempenhar algumas funções, são exemplos de limitações características da incapacidade parcial. Ainda, o auxílio acidente dá o direito de trabalhar e ganhar um valor de 50% do salario de benefício, podendo trabalhar com CTPS assinada.

 

E no Auxílio Doença, a incapacidade é total e temporária. Ou seja, o benefício é concedido enquanto a incapacidade durar e o segurado deverá ficar fora de atividade. Ele volta ao mercado de trabalho quando for considerado apto a isto conforme perícias regulares que serão realizadas pelo INSS.

 

 

Eduardo Koetz :

View Comments (2)

Comments are closed.