Consequências da falta de planejamento na aposentadoria

planejamento, Consequências da falta de planejamento na aposentadoria, Koetz Advocacia, Koetz Advocacia

O Planejamento Financeiro é uma das principais causas da ascensão patrimonial de uma pessoa ou família. Quem não realiza um planejamento, mesmo trabalhando e ganhando muito bem, está sujeito à derrocada financeira e os obstáculos são eminentes, pois na primeira dificuldade ou situação mais complicada não há meios para recorrer.

Um dos momentos mais dramáticos e decisivos na vida financeira de uma família é a aposentadoria de um de seus membros. Mas não é assim que os brasileiros costumam tratar esse momento, sempre adiando o cuidado sério que ele merece. Por fim, acabam percebendo que foram omissos apenas quando chega a hora de parar.

A aposentadoria pode ser o sonho ou o pesadelo das famílias. Se ela foi bem planejada e calculada, pode trazer estabilidade e permitir que não apenas o aposentado mas toda a sua família viva em uma situação de segurança. Por outro lado, uma aposentadoria mal planejada pode resultar em violentas reduções na renda das famílias, que na maioria das vezes não há como se manter, especialmente porque na terceira idade os gastos com saúde e farmácia geralmente aumentam estrondosamente, e não vivemos bem apenas com o que achávamos que seria suficiente.

O planejamento de aposentadoria lhe deixará preparado para qualquer alteração de estrutura financeira. Além disso, lhe dará previsão de quando estas alterações ocorrerão, evitando imprevistos. A aposentadoria, no melhor dos casos, levará ao menos 45 dias para ser concedida e pode exigir um grande volume de documentos. Estar preparado com antecedência também evitará que seu benefício seja solicitado de maneira incorreta, com pressa, o que pode diminuir o valor do benefício.

Conclusão: Por que devo planejar minha aposentadoria?

Não é sábio deixar para depois o planejamento financeiro e dentro dele o planejamento da aposentadoria, devendo ser feito isso o mais cedo possível. Para evitar qualquer imprevisto que possa prejudicar você e sua família, o ideal é a realizar o planejamento de aposentadoria a partir dos 35 anos de idade.

Advogado Especialista em Direito Previdenciário e Tributário, Sócio da Koetz Advocacia, professor da Pós Graduação na Verbo Jurídico e no Instituto Brasileiro de Direito - IBIJUS. Articulista no Portal da Transformação Digital