Revisão do Artigo 29: Aposentadoria por Invalidez e Auxílio Doença

Praticamente todos os beneficiários de Auxilio Doença e Aposentadoria por Invalidez que começaram a receber mais de um salário mínimo entre 11/1999 e 05/2012 foram afetados pelo erro de cálculo do INSS. As pensões  de falecidos que recebiam esses benefícios também tem direito à revisão.

A revisão da Aposentadoria por Invalidez e Auxílio Doença pelo artigo 29 é decorrente de uma disposição contida no artigo 32, § 20 do Decreto 3048/99 que determinava a utilização de todos os salários contidos no período de cálculo dos benefícios por incapacidade e não apenas os 80% maiores salários, o que reduzia o valor dos benefícios da Previdência.

Entretanto, o artigo 29 da Lei 8213/91 que é superior hierarquicamente ao Decreto, não determinava essa forma de cálculo.

Assim, inúmeras foram as pressões para que o INSS corrigisse essa injustiça, até que em 2009 o decreto 6939/09 acabou com essa forma de cálculo e em 2010 a autarquia expediu um memorando afirmando que iria revisaria administrativamente todos os benefícios. Em decorrência desse memorando milhares de ações judiciais de revisão de aposentadoria por invalidez e auxílio doença foram cessadas e ficou determinado que o segurado ingressasse com o pedido diretamente na Previdência.

Ocorre que a direção do INSS em ato de má-fé, depois dessa desistência de milhares de ações, revogou o referido memorando e não revisou nada, passando um verdadeiro calote em juízes e beneficiários.

Finalmente, em Maio de 2012 a Associação Nacional dos Aposentados ingressou com uma Ação Civil Pública e realizou um acordo com o INSS, que, como não tinha alternativa, se comprometeu a pagar a revisão da aposentadoria por invalidez e auxílio doença para todos os benefícios concedidos a partir de 17/04/2002 (10 anos), com a prescrição a contar de 17/04/2007, mas em um calendário que vai até 2024 e com valores possivelmente inferiores ao devido.