Se eu ganhar a ação do INSS, como vou receber o pagamento?

Ao entrar com uma ação no INSS muitos segurados possuem dúvidas, não só durante o processo, mas também após obter a vitória na ação. São questionamentos de como e quando será feito o pagamento, que vamos esclarecer de maneira simples.

 

 

Existem duas modalidades de pagamento das ações contra o INSS e a União, que são os RPVs e os precatórios. São basicamente “ordens de pagamento” emitidos pelos Tribunais Federais, diretamente no nome e CPF do beneficiário, que deverá ir diretamente ao Banco do Brasil ou Caixa Federal (atualmente o governo federal efetua esses tipos de pagamento apenas nesses dois bancos), apresentar seus documentos pessoais e receber, logo após o seu advogado fornecer o documento.

 

É impossível ao advogado o recebimento pelo cliente, sem conhecimento deste, sendo que é possível apenas que o advogado separe (com autorização do juiz) a sua parte dos honorários contratados.

 

O prazo do recebimento após a decisão final varia muito, pois o processo ainda tem que ir para a contadoria judicial atualizar o cálculo, e depois ser emitido pelo Tribunal. Se for um RPV (que significa Requisição de Pequeno Valor), esta emissão demora cerca de 60 dias para o pagamento (caso o governo federal não atrase) e o precatório pode demorar até 1 ano e meio para o pagamento, pois a legislação é diferenciada, já que se tratam de processos com condenações maiores (acima de 60 salários mínimos).

 

 

 

Eduardo Koetz :

View Comments (194)

  • Doutor bom diaa agora no meu processo apareceu expedido rpv de pequeno valor..demora muito pra receber?

  • Olá gostaria de tirar uma dúvida, tenho um processo contra o inss desde 2013 e no dia 01/03/2017 saiu essa movimentação
    ( 01/03/2017 Arquivado Provisoriamente
    01/03/2017 Certidão de Cartório Expedida
    Certifico e dou fé que a parte interessada não deu início ao cumprimento de sentença/execução; certifico ainda que na data de hoje remeto os presentes ao arquivo provisório )
    A advogada disse que esta na mão do contador para fazer a contagem para pagar a precatória, gostaria de saber se isso leva muito tempo ainda para eu saber o valor que irei receber e se irá muito tempo ainda para eu receber esse valor
    desde ja agradeço

  • Bom dia, gostaria de uma informação, minha mãe e portadora do ELA, desde 01/03, estamos tentando agendar a cirurgia dela, Gastrotomia via Endoscopia, e por 3 vezes foi agendado errado pelo CRI - Mandaqui, não posso esperar mais, e vou fazer particular no Hospital São Paulo, tenho como rever esse valor pago do INSS?
    Obrigada pela atenção.

    • Olá, Sandra.
      Se você deseja fazer a cirurgia, tem que ingressar com uma ação pedindo que o Município/Estado pague antes de fazer. Vai ser bem mais difícil depois de feita, pedir o ressarcimento.
      E a ação é contra o Estado/Município, não contra INSS.

  • Boa noite Dr. gostaria de tirar uma dúvida, tenho um processo contra o inss desde 2013 e no dia 01/03/2017 saiu essa movimentação
    ( 01/03/2017 Arquivado Provisoriamente
    01/03/2017 Certidão de Cartório Expedida
    Certifico e dou fé que a parte interessada não deu início ao cumprimento de sentença/execução; certifico ainda que na data de hoje remeto os presentes ao arquivo provisório )
    A advogada disse que esta na mão do contador para fazer a contagem para pagar a precatória, gostaria de saber se isso leva muito tempo ainda para eu saber o valor que irei receber e se irá muito tempo ainda para eu receber esse valor
    desde ja agradeço obrigado

    • Olá Rodrigo. Se vc vai receber por precatório é por que o valor ultrapassa 60 salários mínimos. A contadoria da JF vai ainda informar o valor corrigido.

    • Olá, Rodrigo.
      A fase de cálculos é um pouco demorada mesmo. E se você for receber por precatório, acaba sendo um pouco mais, pois o precatório só é pago uma vez ao ano.

  • Boa tarde!!
    Gostaria de uma informacao, tive meu auxilio doenca cessado, mas antes de cessar de dezembro 2016 ate abril de 2017 fiquei sem receber, ficou bloqueado, tem como reaver esses valores, pois acredito ser meu.

  • Dr. meus cumprimentos, obrigado por toda orientação que promove nesse site. Gostaria de saber, minha mãe tem um processo de invalidez há quase 10 anos, 9 anos em 1ª instancia ganhou, e agora julgado unanimidade negou apelação do inss e em seguida, unanimidade rejeitou os embargos declaratórios opostos no dia 22/03, public. acórdão no dia 11/04 e vista no dia 15/05. Ouvir falar que seria 30 dias após o acórdão, mas já se passou esse prazo, a vista foi dada 32 dias depois e segue assim: 280502 VISTA A(O).

  • Olá, meu advogado deu entrada do meu benefício em maio de 2014, entrou o fator previdenciário, agora em maio de 2017 ganhei o benefício,só que recebi pelo valor atualizado do dia que foi ajuizado, não deveria ser atualizado pelo valor o qual eu eu recebo hoje?

  • Olá Boa noite;
    Minha mãe tem um processo contra o INSS desde 2010 no entanto temos pouquíssimas informações a respeito pois o escritório não colabora muito quando solicitamos informações. Poderiam olhar o processo e me explicar o que está acontecendo?

    Processo:  0019800-16.2010.8.13.0005
    Está tramitando no Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG.

    Se possível aguardo um retorno e antecipo os agradecimentos.

    Atenciosamente
    Júlio César

    • Olá, Júlio
      Infelizmente, não temos acesso aos documentos do processo. Por este motivo, aconselhamos que você entre em contato com o advogado exigindo as informações.

  • Ola eduardo eu estou com um processo de auxilio doença contra o inss e no processo apareceu conclusos para setença.gostaria de saber se ja vai ser julgado e se for demora muito?

  • Oi no meu processo contra o inss de auxilio doença aparece concluso para setença sera que e porque vai se julgado e se for demora muito?

Comments are closed.