[Vídeo] Como é possível receber o benefício do INSS?
Se preferir ler, colocamos a versão em texto abaixo do vídeo.
★ SOLICITAR análise para APOSENTADORIA COMUM, acesse →
https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria
★ SOLICITAR análise para APOSENTADORIA ESPECIAL, acesse →
https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria-especial
★ SOLICITAR outros benefícios→
https://koetzadvocacia.com.br/beneficios/
—
▶ ”Como receber o pagamento do INSS?”
Ao fazer o pedido de benefício previdenciário no INSS, as pessoas enfrentam muitas dúvidas, e uma das mais comuns é como será recebido o valor do benefício.
▶ PEDIDO JUDICIAL X PEDIDO ADMINISTRATIVO
Como comentamos no início, as formas de pagamento mudam se o benefício for ganho direto no INSS ou se for ganho na justiça. Direto no INSS é o benefício ganho na VIA ADMINISTRATIVA, enquanto quando passa pela justiça, o benefício é ganho na VIA JUDICIAL.
▶ QUANDO GANHAR DIRETO NO INSS
Se ganhar direto no INSS, significa que o benefício foi concedido na via ADMINISTRATIVA. Nesse caso, você irá receber a “carta de concessão” do INSS. Ela pode ser baixada na internet, pelo site ou aplicativo do INSS, mas também será enviada por correio para a sua casa.
Por isso, você deve manter seus dados atualizados no INSS ou com o seu advogado! Isso é fundamental para receber o pagamento.
#ComoReceberINSS #PagamentoINSS #SaqueINSS #ReceberINSS #Cartadeconcessão #RPV #Precatório
▶ CARTA DE CONCESSÃO + DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO
Com a carta de concessão em mãos, a forma mais rápida de receber o primeiro pagamento do benefício é levando ela e seus documentos de identificação com foto, como a carteira de identidade, carteira de motorista ou carteira de trabalho, no banco indicado na carta.
Seu documento deve estar em bom estado. Se levar a carteira de motorista, ela não pode estar vencida. E a carteira de identidade precisa estar atualizada, pois se for muito antiga, o pessoal do banco pode não conseguir fazer a identificação correta.
▶ Se eu não puder ir na agência, como proceder?
Em alguns casos é possível solicitar que o primeiro pagamento seja realizado direto na conta do beneficiário ou solicitar a alteração da agência mantenedora do benefício para uma mais próxima de sua residência.
Porém, nem sempre o INSS autoriza, além disso, é um pedido mais complexo de ser feito, e pode ser que o pagamento demore para cair na sua conta, caso seja autorizado. Se você tiver pressa para receber o benefício, a melhor forma é ir na agência indicada na carta de concessão. Também é importante saber que caso você perca o prazo de 60 dias para recebimento do benefício, os valores serão bloqueados.
Nesse caso, para conseguir receber será preciso fazer um PAB, que é o PAGAMENTO ALTERNATIVO DE BENEFÍCIO para o valor cair diretamente na conta que você indicar.
▶ QUANDO GANHAR NA JUSTIÇA
Quando o pedido é ganho após processo judicial pouco mudará em relação ao pedido no INSS. Vamos explicar aqui as diferenças. E a primeira é que, ALÉM da carta de concessão, você poderá receber também o PRECATÓRIO ou o RPV.
O primeiro pagamento do benefício, segue a mesma forma de ganho no INSS. Porém, como o processo pode levar meses, os valores do período do processo podem ser acumulados, o que dá direito aos chamados “atrasados”.
▶ TIPOS DE PAGAMENTO: PRECATÓRIO OU RPV
Os dois são uma espécie de “ordem de pagamento” que os tribunais emitem, diretamente com o nome e CPF do beneficiário, quando há necessidade de pagar “atrasados”.
Quem terá acesso ao documento será o advogado, mas os dados serão do cliente, então o advogado não poderá receber no seu nome o benefício. É o advogado quem irá avisar e enviar o documento PRECATÓRIO ou RPV para o seu cliente.
▶ “O ADVOGADO PODE RECEBER NO MEU NOME?”
Como mencionamos antes, o RPV ou PRECATÓRIO será disponibilizado para o escritório de advocacia, e o seu advogado ou advogada irá fornecer para você esse documento. Porém, muitas pessoas ficam com medo que o advogado saque o seu dinheiro e não pague. Mas isso não pode acontecer, o banco não autoriza o recebimento pelo advogado.
▶ COMO PEDIR O BENEFÍCIO NO INSS?
Se você quer pedir o seu benefício no INSS saiba que pode fazer o agendamento pelo telefone 135 pelo site ou pelo aplicativo MEU INSS, inclusive sem sair de casa.
Porém, se você já pediu o benefício e teve o pedido negado ou se precisa de ajuda para o pedido direto no INSS poderá solicitar auxílio de um escritório especializado.
▶ Nossas redes sociais:
★ Facebook: https: https://www.facebook.com/koetzadvocacia/
–
Imagens: BigStock
Música: This Is a Jazz Space – Midnight North
#ComoReceberINSS #MeuINSS #PrecatórioOuRPV