Visto de Turista Americano: saiba como aplicar

Visto de Turista Americano, Visto de Turista Americano: saiba como aplicar, Koetz Advocacia

Caso você esteja pensando em tirar férias nos Estados Unidos, saiba o que você precisa para aplicar para o visto de turista americano.

O visto de turista americano para brasileiros

Os Estados Unidos é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passear e tirar férias. Só em 2018 foram 2,20 milhões, um crescimento de 15% comparado a 2017. Inclusive, estão no terceiro lugar do ranking de turistas que mais gastam no país.

Contudo, para viajar para Miami, Nova York, Las Vegas, Califórnia e muitos outros destinos atrativos do país, é necessário o visto de turista americano, conhecido também como visto B2. Neste post já iremos abordar o processo do B1 e B2 (negócios e lazer), pois conforme abordados no artigo “Tipos de visto americano” – é uma maneira mais inteligente de aplicar para o visto.

Como todo o processo de visto, o planejamento é uma etapa muito importante. Ainda assim, o procedimento é bem menos complexo do que aparenta e mais fácil comparado a outros tipos de visto.

Como tirar o visto de turista americano

Formulário DS-160

Primeiramente é preciso preencher o formulário DS-160 no site do governo americano. O formulário é preenchido em inglês, mas, o mesmo possui tradução – caso necessário. É só passar o cursor em cima da palavra que o site traduz automaticamente – essa ferramenta facilita muito para quem não tem compreensão total do idioma.

As informações devem ser preenchidas de forma precisa, pois este é o formulário que será utilizado no processo. Qualquer erro ou falta de informação, pode culminar em um visto negado – então, fique sempre atento ao que você está preenchendo.

A fim de auxiliar o preenchimento do DS-160, há a possibilidade de salvar as etapas e continuar depois. Só lembre-se de anotar o número de identificação do formulário e a senha utilizada para acessar. Assim, é possível retornar ao formulário para continuar preenchendo as informações.

O formulário consiste em dados, como, por exemplo: do passaporte, motivos para visitar os Estados Unidos, data da viagem, entre outros. É importante estar com o passaporte em mãos para realizar o processo.

Valor da taxa do visto

O valor para aplicar para o visto americano de turismo é de US$ 160 – sendo este o B2 ou B1 e B2. No caso, este é o valor para os vistos de visitantes que não exigem petição, para outros tipos de visto o melhor a fazer é verificar direto no site do governo. O pagamento é feito por cartão de crédito ou boleto e deve ser feito após o preenchimento do formulário. Só após o pagamento – que, normalmente, demora em torno de 2 dias úteis para processar – e a confirmação do mesmo é que se pode agendar a entrevista no consulado.

Agendar a entrevista no consulado americano

A entrevista deve ser agendada via site ou pelo call center. Para isso, é necessário o número de identificação que consta no formulário DS-160, o passaporte e o recibo de pagamento da taxa do visto.

Na hora de solicitar o visto, tem que escolher em qual CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – ou Consulado irá realizar a entrevista, fazer a biometria, e entregar a foto e o passaporte. O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com a localidade.

Caso a coleta de dados biométricos e foto sejam realizados no CASV, será necessário comparecer no Consulado para a entrevista. Em alguns casos, os dados biométricos acontecem junto à entrevista – como, por exemplo, em Porto Alegre. Se a opção for esta, também será necessário levar uma fotografia 5×7 – nos padrões as exigências do governo americano.

No dia da entrevista

A entrevista é realizada no consulado e no dia será necessário levar o passaporte – com no mínimo 6 meses até o vencimento – e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Aqueles que possuem menos de 16 anos ou mais de 65 são isentos da entrevista, porém podem ser convocados se o consulado julgar necessário.

Uma dica importante para a entrevista é manter a calma. O agente americano apenas irá confirmar as informações já contidas no formulário e fará perguntas sobre a viagem. Sempre responda de forma verdadeira e confirme os dados que você já informou anteriormente.

Se a sua viagem é de negócios, é interessante levar uma carta da empresa informando o motivo da sua viagem – isso auxilia no processo. Outros documentos que provem o seu vínculo com o Brasil, como bens – carros ou imóveis – e carteira de trabalho, declaração de IR – para comprovar renda – também ajudam no processo.

Entrega do visto de turismo americano

O visto americano é inserido dentro do passaporte. Por isso, é necessário entregar o passaporte no consulado ou CASV. A forma de entrega deverá ser escolhida na hora do agendamento da entrevista, podendo ser retirada no local ou entregue por transportadora.

Qual a validade do visto?

O visto B1/B2 é válido por 10 anos. Se, por ventura, o seu passaporte brasileiro vencer neste meio tempo, o visto americano ainda estará válido. Porém, quando for viajar para os Estados Unidos, terá que levar os dois passaportes.

O visto garante a entregada no país?

Mesmo passando por todo esse processo, o visto americano no passaporte não garante a entrada no país. A palavra final é sempre do oficial de imigração – porém o índice de rejeição é baixíssimo estando com tudo em mãos. Sempre é válido levar em mãos: a passagem de retorno ao Brasil e as informações de hospedagem.

Caso você tenha alguma dúvida, pode agendar uma consultoria pelo nosso site e iremos auxiliar no processo. Recomendamos sempre que se tire o visto antes de comprar passagens áreas ou pacotes de viagem, pois, mesmo que pequena, há uma chance de o visto ser negado.

Graduada em Relações Internacionais (ESPM) com MBA em Marketing Estratégico (Unisinos). Possui larga experiência em gerenciamento de contratos internacionais com governo brasileiro e empresas privadas.

2 comentários em “Visto de Turista Americano: saiba como aplicar”

Não é possível comentar.