Visto para os Estados Unidos: entenda os tipos

visto para os Estados Unidos, Visto para os Estados Unidos: entenda os tipos, Koetz Advocacia, Koetz Advocacia

Conhecer os Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas, seja para estudar, trabalhar, visitar ou residir permanentemente. Mas, você sabe quais os tipos de visto para os Estados Unidos?

Os tipos de visto para os Estados Unidos

Há mais de 20 tipos de visto para os Estados Unidos o e isso pode gerar dúvidas na hora de escolher qual opção aplicar, por isso, sempre se informe para evitar erros e correrias.

Neste post, vamos abordar e elucidar as dúvidas dos principais tipos de visto que são: B1, B2, F1, J1, H, e L. Cada um tem sua função e deve ser solicitado de acordo com o seu objetivo. Importante ressaltar que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos. Na hora da imigração é que o agente irá oficializar a sua entrada no país ou não.

Visto americano tipo B1 – Negócios e Acadêmicos

O visto B1 é destinado a quem irá aos Estados Unidos para negócios, por exemplo: salões de exposição, reuniões, feiras internacionais, assinar contratos, entre outros. Todavia, este também pode ser utilizado para indivíduos que irão realizar trabalho voluntário em parceria com alguma instituição religiosa ou de caridade.

Importante sempre deixar claro na imigração que você está visitando os Estados Unidos por motivos de negócios (“business”), caso contrário, o oficial pode entender que é trabalho (“working”). Desta maneira, o agente pode barrar a entrada em solo americano, já que o visto é outro.

Dependendo do caso, o visto B1 pode ser utilizado para fins acadêmicos também – oradores e palestrantes de evento são elegíveis ao visto B1, bem como participantes de conferências ou seminários, pesquisadores. O importante é não receber nenhum tipo de remuneração para tal ato.

Visto americano tipo B2 – Turismo e tratamento médico

Um dos tipos de visto para os Estados Unidos mais comuns é o B2, pois é destinado as pessoas que querem fazer turismo nos Estados Unidos. Tratamentos médicos também estão inclusos no visto B2.

Na hora de aplicar para o visto, em alguns casos, há a possibilidade de solicitar o visto B1 e B2 juntos. É uma ótima alternativa para quem vai aos Estados Unidos a lazer e a negócios. Já que solicita apenas uma vez os dois tipos de visto e paga somente uma taxa.

É importante organizar com antecedência o visto, já que o processo demanda planejamento. É preciso preencher o formulário no site do governo americano, separar a documentação necessária – comprovando renda e vínculo com o Brasil – e agendar uma entrevista no consulado mais próximo.

A validade do visto é de 10 anos, mas só é possível ficar até 6 meses em solo americano após sua entrada no país. Assim, sempre que preciso você pode voltar ao país dentro dessa validade.

Visto americano tipo F1 – Estudante

O visto para os Estados Unidos de estudante é para quem quer estudar no país, seja em uma faculdade, universidade ou outra instituição. Até mesmo escolas de idioma, de ensino fundamental ou médio estão incluídas neste tipo de visto.

Quem possui esse visto tem permissão de estudar e trabalhar, porém com algumas restrições: a vaga tem que ser focada na sua área de estudo e a universidade tem que aprovar com antecedência. Quem possui o visto F-1 pode aplicar para o OPT (Optical Practical Training). Em resumo, é uma permissão aos estudantes para trabalhar e ganhar experiência e prática na sua área de ensino. O OPT tem duração de 12 meses e pode ser solicitado durante ou após o curso de gradução, MBA, pós ou doutorado.

Visto americano tipo J1 – Intercâmbio

O visto J1 é para quem irá participar de algum programa de intercâmbio cultural ou treinamento no país por um curto período de tempo – não sendo permitida a imigração. Alguns programas elegíveis do visto J1 são: au pair, visitante do governo, médico, viagem a trabalho de verão, treinamento, professor, entre outros. O tempo de permanência do visto depende do tipo de programa escolhido.

Cada tipo de programa tem seus requisitos, por exemplo, no caso do intercâmbio como au pair os requerimentos, são:

  • Possuir idade entre 18 e 26 anos;
  • Um bom nível de inglês;
  • No mínimo 200 horas de experiência com crianças;
  • Possuir diploma do ensino médio;
  • Não possuir ficha criminal;
  • Ficar pelo menos 12 meses nos Estados Unidos; e
  • Ser a primeira vez como au pair no país.

Visto americano tipo H – Trabalho temporário

O tipo de visto H é para trabalho temporário, ou seja, é para o indivíduo que for contratado por uma empresa americana para trabalhar nos Estados Unidos. A empresa tem que alegar e comprovar que não encontrou nenhum outro candidato apto para o cargo no país durante o processo seletivo.

Visto americano tipo L – Trabalho temporário transferido

O visto tipo L é para pessoas que, por exemplo, trabalham numa multinacional em solo brasileiro, porém serão transferidos para a sede ou filial nos Estados Unidos – sendo esta a mesma empresa. Há alguns requisitos que precisam ser cumpridos, como: o funcionário deve ocupar um cargo de nível de gestão ou executivo, estar na empresa há mais de um ano e possuir um conhecimento altamente qualificado e específico.

Dúvidas sobre o visto para os Estados Unidos?

A melhor maneira de identificar qual o visto adequado para sua viagem é se informando ou agendando uma consultoria. Na consultoria iremos entender as suas reais necessidades e indicar o visto mais adequado, além de responder dúvidas e auxiliar no processo de documentação e entrevista. Entre em contato conosco!

Graduada em Relações Internacionais (ESPM) com MBA em Marketing Estratégico (Unisinos). Possui larga experiência em gerenciamento de contratos internacionais com governo brasileiro e empresas privadas.