
A idade normal para aposentadoria é de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Chegando nessa idade só são necessários 15 anos de contribuição ao INSS. Para incentivar as contribuições ao longo da vida e premiar algumas profissões mais difíceis, a lei permite que se aposentem mais cedo os professores, quem trabalha na área da saúde, como médicos, dentistas, enfermeiros e o pessoal técnico de clínicas e hospitais.
Também se aposentam mais cedo quem trabalha com insalubridade e periculosidade durante pelo menos 25 anos, como os mineiros, os eletricistas, os industriários, os metalúrgicos, os petroleiros, os policiais e vigilantes, os gráficos, os bombeiros e pelo menos mais 50 profissionais com o direito à Aposentadoria Especial.
Com essa regra, já aos 57 anos é possível ter direito. Vale a pena analisar!
As Pessoas com Deficiência física ou mental têm direito de se aposentar mais cedo também, e com menos tempo de contribuição. No caso da pessoa com deficiência, ela precisa de laudos médicos antigos, pois precisa estar com a deficiência há pelo menos 15 anos.
A outra profissão que tem direito de se aposentar mais cedo é o pequeno produtor rural, famílias de agricultores que vivem da roça podem se aposentar aos 55 anos a mulher e aos 60 anos o homem.
Existem outras profissões que possuem legislação especial como: jornalistas, empresários, autônomos e trabalhadores informais, o MEI e a dona de casa.
Estes casos são mais complexos e precisam de uma análise caso a caso, mas todos eles precisam de pelo menos 15 anos de INSS pagos para ter direito a aposentadoria.
Bom, e por que é importante consultar um advogado?
Simples: porque o INSS não tem obrigação de ter todas as informações e pagamentos no sistema.
O responsável por PROVAR que pagou é você, e o INSS não vai bater na sua porta para dar o benefício!
Essa é uma política de todos os governos, não só do Brasil, mas do mundo todo. Para cobrar são rápidos e eficientes, para pagar são lentos e cometem muitos erros.
Em pelo menos 70% dos casos, os cidadãos descobrem que tinham mais de 20 mil reais para receber, e é muito comum os clientes receberem 3, 4 ou até 5 anos antes do que o INSS disse que eles iriam começar.


Advogados especializados 100% online

Atendimento remoto para qualquer lugar do mundo

Análise do seu caso e simulação de cálculo

Suporte com os documentos

Fazemos a parte burocrática para você não ter dores de cabeça

Tiramos suas dúvidas
Conquiste o seu direito com a orientação de uma equipe jurídica altamente especializada.
Atendimento de excelência a partir de um time jurídico especializado.
Entendimento completo de que cada cliente e caso é único.
Serviço 100% remoto e seguro em qualquer parte do mundo.
Eduardo Koetz
Advogado e Sócio Fundador
Especialista em Direito Previdenciário, do Trabalho, Tributário e Gestão de escritório. Atua supervisionando e auxiliando todos os setores.
OAB/SC 42.934 | OAB/RS 73.409 | OAB/PR 72.951 | OAB/SP 435.266 | OAB/MG 204.531
Marcela Cunha
Advogada e Sócia
Advogada especialista em Direito Previdenciário e Processo Civil. Atua hoje no gerenciamento do setor de contratação e atendimento aos novos clientes, e também na produção de conteúdos previdenciários em todos os canais de comunicação.
OAB/SC 47.372 | OAB/RS 110.535A
Murilo Mella
Advogado e CEO
Advogado especialista em Direito Previdenciário. Atua hoje na gestão do escritório, no gerenciamento da equipe técnica-jurídica e na área recursal para o Supremo Tribunal Federal.
OAB/SC 50.180
Leandro Sturmer
Advogado e Sócio
Advogado especialista em Direito Previdenciário com atuação no setor de produção jurídica e análise probatória. Atua garantindo altas taxas de vitória nos processos judiciais e gerenciando o trabalho da equipe de advogados.
OAB/RS 112.076 | OAB/SC 64.832