Blog

Homem fazendo exame de visão. Saiba porque a cegueira é um dos piores acidentes de trabalho.

Acidentes de Trabalho e doenças graves: cegueira

A cegueira total ou parcial pode ter diversas causas. Contudo, em geral é de fácil definir qual a causa da cegueira. Sendo que entre as principais está a Diabetes Mellitus, Glaucoma, Degeneração Macular e Acidentes de contato.[1] Nos três primeiros casos se descarta a ocorrência de acidente de trabalho por doença ocupacional, tendo em vista que são degenerações físicas que não se relacionam com o ambiente. Há ainda inúmeras outras causas de cegueira.

Continue a lerAcidentes de Trabalho e doenças graves: cegueira »

Casal de aproximadamente 50 anos de idade sentados à mesa olhando para a tela de um notebook, entendendo a facilitação da internet para agilizar aposentadorias e benefícios previdenciários.

Internet agiliza aposentadorias

Sempre que pensamos em Aposentadoria, INSS, Previdência, Requerimento e Processo se imagina uma situação de desconforto e incomodação. Especialmente devido à burocracia que o INSS impõe para as pessoas que estão em busca de aposentadorias e benefícios previdenciários. Entretanto, a realidade tem mudado gradativamente e vários escritórios de advocacia previdenciária têm pensado cada vez mais em soluções que preservem a comodidade e o bem estar dos seus clientes.

Casal de aproximadamente 50 anos de idade sentados à mesa olhando para a tela de um notebook, entendendo a facilitação da internet para agilizar aposentadorias e benefícios previdenciários.

Continue a lerInternet agiliza aposentadorias »

Redes Sociais são utilizadas para revisar auxílio doença

Publicações em redes sociais poderão ser usadas para revisão de auxílio doença e outros benefícios.

Já publicamos aqui no blog a medida do governo para revisão de auxílio doença. Houve revisão também outros benefícios por incapacidade concedidos há mais de 2 anos. A ação da Previdência pretende encerrar os recebimentos indevidos e cortar gastos para diminuir o déficit financeiro do INSS, que já alcançou 146 bilhões de reais em 2016.
Continue a lerRedes Sociais são utilizadas para revisar auxílio doença »

INSS nega 60% dos pedidos de auxílio doença

O auxílio doença é um recurso tremendamente importante para quem sofreu algum mal e está temporariamente impossibilitado para continuar trabalhando. Se a incapacidade se provar permanente, ela pode ser transformada em aposentadoria por invalidez. Porém, o mais preocupante em geral é que de cada dez pedidos feitos pelo benefício, seis são negados pelo INSS. Mas isso não significa que se deva aceitar essa decisão e continuar trabalhando sem estar em condições.

Preparamos ebooks específicos por profissões que mais nos procuram, escolha o seu:

AUXILIO DOENÇA DO ENFERMEIRO

AUXÍLIO DOENÇA DO PROFESSOR

AUXÍLIO DOENÇA DO MÉDICO

AUXÍLIO DOENÇA DO DENTISTA

AUXÍLIO DOENÇA OUTRAS PROFISSÕES

Homem idoso com a mão nas costas olha para médica. Imagem representa a constante negativa do INSS para o benefício de auxílio doença.

Continue a lerINSS nega 60% dos pedidos de auxílio doença »

Perícia de auxílio doença também valem para aposentadoria por invalidez

O INSS disponibiliza a marcação de pericia médica para o requerimento de todos os benefícios por incapacidade. Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez, Auxílio Acidente. Tanto os normais quanto os decorrentes de acidente de trabalho, quem decidirá a espécie do benefício é o médico perito do INSS na ocasião da pericia.

As pessoas que se aposentam por invalidez ainda podem ter direito de fazer a quitação do financiamento do imóvel.

Médico com estetoscópio ouvindo os pulmões de uma paciente. Representa as perícias médicas para obtenção de auxílio doença.

Doenças da coluna podem aposentar?

Os Auxílios Doença e Aposentadorias por Invalidez por Acidente de Trabalho também são concedidos em decorrência de Doenças Ocupacionais. Entre elas as Dorsalgias (Dores nas costas) e as Doenças da Coluna. Tais como, Lombalgia (dor na altura da lombar) e Cervicalgia (dor na altura cervical) são os quadros mais dolorosos da coluna vertebral. E estão em segundo lugar entre as queixas de dor do homem adulto.

Preparamos ebooks específicos por profissões que mais nos procuram, escolha o seu:

AUXILIO DOENÇA DO ENFERMEIRO

AUXÍLIO DOENÇA DO PROFESSOR

AUXÍLIO DOENÇA DO MÉDICO

AUXÍLIO DOENÇA DO DENTISTA

AUXÍLIO DOENÇA OUTRAS PROFISSÕES

Mulher sendo massageada por médica nas costas enquanto monitor mostra raio-x da coluna. Imagem serve para ilustrar quais doenças da coluna podem aposentar.
Continue a lerDoenças da coluna podem aposentar? »

Perícia Médica no INSS: dicas para quem vai fazer

Os benefícios por incapacidade – auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez – fazem parte do tipo de benefício dos mais requeridos em nosso escritório. Semanalmente temos vários casos, que vão de simples consultas para esclarecimento de dúvidas, até entradas com processos mais complicados.

Preparamos ebooks específicos por profissões que mais nos procuram, escolha o seu:

AUXILIO DOENÇA DO ENFERMEIRO

AUXÍLIO DOENÇA DO PROFESSOR

AUXÍLIO DOENÇA DO MÉDICO

AUXÍLIO DOENÇA DO DENTISTA

AUXÍLIO DOENÇA OUTRAS PROFISSÕES

DICAS PARA QUEM VAI FAZER PERICIA MÉDICA NO INSS

Continue a lerPerícia Médica no INSS: dicas para quem vai fazer »

Aposentadoria por invalidez e auxílio doença: dicas para pente-fino do governo

Juntamente com a proposta de reforma da previdência, o Governo também quer reduzir os gastos realizando a revisão dos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio doença. Concedidos via administrativa ou judicial há mais de 2 anos. Nestas novas perícias, mais de 80% dos segurados estão perdendo benefícios.

Uma mulher analisando documentos sobre uma mesa, representando a importância de estar preparado para as novas perícias de auxílio doença e aposentadoria por invalidez

Continue a lerAposentadoria por invalidez e auxílio doença: dicas para pente-fino do governo »

Aposentadoria para autônomo que trabalha com insalubridade

Polêmica há décadas, o INSS acabou aceitando a tese que o autônomo possui direito à
 aposentadoria especial

 

Aposentadoria para autônomo que trabalha com insalubridade

Constantemente o INSS tenta afirmar e insiste que a aposentadoria para autônomo não inclui Aposentadoria Especial (clique aqui), especialmente nas agências onde os funcionários orientavam equivocadamente desta forma.

Todavia, é dominante o entendimento acerca da possibilidade da concessão de aposentadoria especial ao médico veterinário (clique aqui) autônomo, na qualidade de contribuinte individual.

Inclusive aos empresários, também é reconhecido o direito à aposentadoria para autônomo com tempo especial.
Continue a lerAposentadoria para autônomo que trabalha com insalubridade »

Aposentadoria por invalidez para pessoas com câncer é possível?

O câncer é uma das doenças mais temidas em todo o mundo por seu risco e árduo tratamento. A aposentadoria por invalidez é um recurso disponível para quem tem câncer? Sim, mas mediante a algumas situações específicas que iremos explicar aqui.

A diferença entre a aposentadoria por invalidez e o auxílio doença, é que a aposentadoria por invalidez trás outros direitos acessórios, como consequencia, como por exemplo a liberação de seguros por invalidez permanente e também a quitação de financiamentos imobiliários.

Continue a lerAposentadoria por invalidez para pessoas com câncer é possível? »

Aposentadoria Especial do Caminhoneiro e outras dicas

Os motoristas de caminhão têm direito à Aposentadoria Especial do caminhoneiro com 25 anos de contribuição independente da idade, sem redução pelo Fator Previdenciário, em várias hipóteses se cumprirem os requisitos. Em geral, os caminhoneiros completam o tempo antes que outros profissionais, normalmente entre os 43 e 50 anos de idade.

 

Aposentadoria-Especial-do-Caminhoneiro-e-outras-dicas

Aposentadoria de servidor público: comprovar insalubridade

A aposentadoria de Servidor Público Estatutário pode ser especial se comprovar insalubridade.

 

A Aposentadoria de Servidor Público pode ser Especial se o servidor puder provar atuação nesse meio.

Atualmente, a comprovação tem sido exigida com maior rigor e, para muitos profissionais, não fica claro quais documentos são necessários. Em geral, existem carreiras que obtém com mais facilidade este direito.

Entretanto, é preciso fazer a comprovação deste trabalho exercido em condições nocivas à saúde. Contudo, para esclarecer isto, explicaremos melhor os dois laudos principais para provar a insalubridade em ambiente de trabalho.
Continue a lerAposentadoria de servidor público: comprovar insalubridade »

Advogado previdenciário contratação online

Saiba como contratar um advogado previdenciário pela internet apresentou vantagem.

O escritório Koetz Advocacia optou por uma forma de atendimento inovadora: somos totalmente digitais. Contratar um advogado previdenciário online faz com que a distância deixe de ser um problema para o relacionamento com o cliente, de forma a agilizar o retorno por informações solicitadas ao seu defensor.

 

Martelo de juiz sobre teclado de computador ilustrando o texto Advogado Previdenciário - 4 Casos de Contratação Online.

Continue a lerAdvogado previdenciário contratação online »

Casal de aproximadamente 50 anos de idade sentados à mesa olhando para a tela de um notebook, entendendo a facilitação da internet para agilizar aposentadorias e benefícios previdenciários.

Como obter aposentadoria sem precisar ir ao INSS

Como fazer para obter aposentadoria sem ir ao INSS?

Sempre que pensamos em Aposentadoria, INSS, Previdência, Requerimento e Processo se imagina uma situação de desconforto e incomodação, especialmente devido à burocracia que o INSS impõe para as pessoas que estão em busca de aposentadorias e benefícios previdenciários.

Entretanto, a realidade tem mudado gradativamente e vários escritórios de advocacia previdenciária têm pensado cada vez mais em soluções que preservem a comodidade e o bem estar dos seus clientes.

Continue a lerComo obter aposentadoria sem precisar ir ao INSS »

Na foto um advogado instrui uma cliente sobre como proceder com auxílio doença

INSS negou o auxílio doença, e agora?

Caso seu benefício de auxílio doença tenha sido negado pelo INSS após a perícia, você terá três opções. Aceitar a negativa.  Entrar com recurso no INSS. Ou com ação judicial. Assim caso você já tenha optado pela ação judicial e já tenha escolhido o advogado. Por isso, explicaremos aqui quais procedimentos serão adotados a partir daí. Pois não é permitido pelo Código de Ética da OAB que você troque de advogado sem justo motivo. Somente se quiser rescindir o contrato com o atual advogado e acertar os honorários antecipadamente. E a Koetz Advocacia trabalha respeitando os preceitos éticos da advocacia.

Preparamos ebooks específicos por profissões que mais nos procuram, escolha o seu:

AUXILIO DOENÇA DO ENFERMEIRO

AUXÍLIO DOENÇA DO PROFESSOR

AUXÍLIO DOENÇA DO MÉDICO

AUXÍLIO DOENÇA DO DENTISTA

AUXÍLIO DOENÇA OUTRAS PROFISSÕES

Na foto um advogado instrui uma cliente sobre como proceder com auxílio doençaContinue a lerINSS negou o auxílio doença, e agora? »

A imagem mostra um enfermeiro e uma enfermeira trabalhando em conjunto em seu ambiente de trabalho. Saiba mais sobre os direitos previdenciários na enfermagem aqui.

Aposentadoria Especial de servidor público: comprovar insalubridade

A aposentadoria de Servidor Público Estatutário pode ser especial se comprovar insalubridade.

 

Para obter a aposentadoria especial de servidor público é preciso comprovar a insalubridade

A Aposentadoria de Servidor Público pode ser Especial se o servidor puder provar atuação nesse meio.

Atualmente, a comprovação tem sido exigida com maior rigor e, para muitos profissionais, não fica claro quais documentos são necessários, dependendo do órgão público empregador definir. Embora seja possível definir uma linha de compreensão adequada para estes casos.
Continue a lerAposentadoria Especial de servidor público: comprovar insalubridade »

Imagem ilustrativa - Caminhoneiro - Aposentadoria Especial do caminhoneiro motorista de caminhão

Notas de Frete Comprovam Tempo para Aposentadoria do Caminhoneiro

A maioria dos caminhoneiros sabem que têm direito à aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição anteriormente a 04/1995 e que se exerceram a profissão antes dessa data podem ainda hoje se aposentar antes dos 35 anos de contribuição pela Previdência.

Porém, o que eles não sabem a respeito da aposentadoria de caminhoneiro é como garantir a comprovação do tempo de serviço.

Continue a lerNotas de Frete Comprovam Tempo para Aposentadoria do Caminhoneiro »

Notas de Frete Comprovam Tempo para Aposentadoria do Caminhoneiro

Notas comprovam tempo para aposentadoria do caminhoneiro

A maioria dos caminhoneiros sabem que têm direito à aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição anteriormente a 04/1995 e que se exerceram a profissão antes dessa data podem ainda hoje se aposentar antes dos 35 anos de contribuição pela Previdência.

Porém, o que eles não sabem a respeito da aposentadoria de caminhoneiro é como garantir a comprovação do tempo de serviço.

Continue a lerNotas comprovam tempo para aposentadoria do caminhoneiro »

Problemas visuais ou cegueira pode aposentar?

A Cegueira parcial ou total são causas comuns de concessão de benefícios previdenciários, e uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez. Especialmente a total cegueira pode aposentar definitivamente qualquer trabalhador. Entretanto, a cegueira parcial, seja ela monocular (apenas um olho) ou de redução parcial em ambos os olhos, gera uma polêmica muito grande nas perícias médicas do INSS e também do Judiciário.

 

Leia também:

O Professor e o Auxílio Doença

Doenças que mais tem afastado os Dentistas do Trabalho

Licença saúde para Professores Estatutários

 

Homem segurando bengala, representando a possibilidade de que cegueira pode aposentar

cegueira INSS

Continue a lerProblemas visuais ou cegueira pode aposentar? »

Professor desanimado com a testa escorada em quadro negro, representando as dificuldades no processo da aposentadoria do professor concursado

3 erros na aposentadoria do professor concursado no INSS

Esclarecer dúvidas sobre a Aposentadoria do Professor Concursado e filiado ao INSS é importante para evitar uma série de prejuízos no benefício. Os Professores dedicam uma vida inteira de atenção ao ensino de crianças e adolescentes e é completamente injusto não receberem o benefício no valor que tem direito ao longo dessas décadas de trabalho. Por isso, nos motivamos tanto aqui na Koetz Advocacia em criar, melhorar e publicar artigos simples e de fácil compreensão para que os docentes tenham acesso às informações necessárias para conquistar a melhor aposentadoria, como nosso ebook que você pode baixar clicando aqui.

 

174-580x387Continue a ler3 erros na aposentadoria do professor concursado no INSS »

Doenças dos denstistas que os afastam do trabalho

Doenças dos dentistas e os direitos previdenciários consequentes a estes profissionais

 

 

Os cirurgiões dentistas, na condição de trabalhadores da saúde, estão expostos (assim como os outros profissionais) a doenças derivadas da profissão. Esse processo de adoecimento por doenças ocupacionais, e também os respectivos agravos, estão diretamente ligados à pratica das atividades diárias destes profissionais.

Falaremos aqui das princcipais doenças que afetam dentistas a ponto de afastá-los da atividade.Continue a lerDoenças dos denstistas que os afastam do trabalho »

Um gráfico crescente desenhado com giz branco em um quadro negro para representar a melhoria da aposentadoria de um funcionário público

Complementação da aposentadoria do professor

A complementação de aposentadoria do professor com cargo público em Município é um processo complexo e trabalhoso, que exige uma série de cuidados e situações para que não seja perdida a Complementação da aposentadoria Professor.

Todos os docentes concursados em Municípios que não possuem RPPS podem conquistar a complementação da aposentadoria do professor em um processo que pode ser mais ou menos árduo.

Devido a entendimentos equivocados que ainda existem em alguns Tribunais que responsabilizam os servidores pela inércia de prefeitos ao se omitirem ao criar um Regime Próprio de Previdência Social aos servidores concursados e ao fato de que a matéria não chegou ainda ao Supremo Tribunal Federal, muitos Municípios se esforçam para não pagar esse direito.

Basicamente, o problema reflete na folha de pagamentos, que pelo fato de ser o Município obrigado a complementar o salário de quem não recebe a integralidade do último contracheque da ativa na inatividade (e também com os aumentos dos ativos, se houver paridade), compromete a Lei de Responsabilidade Fiscal, limitando novos gastos com a folha de pagamento.

E isso, basicamente, no final das contas, limita o prefeito de contratar novos cargos de confiança, permitir gastos com diárias, conceder funções gratificadas ou horas extras. Em resumo, se promove uma ofensa à lei e a Constituição Federal suprimindo a Complementação da aposentadoria professor, para manter a concessão de privilégios e a criação de cargos intermináveis.

164-580x387Continue a lerComplementação da aposentadoria do professor »