
Qual a idade para se aposentar? Atualizado para 2023!
Você já sabe qual é a idade mínima para se aposentar? Se a resposta for não, então você pode entender melhor agora e vai solicitar a sua aposentadoria sem erros!
Sabemos que a reforma mudou as regras e incluiu uma idade mínima, por isso, explicamos com cuidado quais as opções e como saber qual é a melhor pra você. Entenda!
E se desejar falar com a nossa equipe, clique aqui para acessar nossa área de atendimento e solicitar o seu!
Qual a idade mínima para se aposentar?
A menor idade possível para a aposentadoria é de 48 anos para a mulher e 53 anos para o homem. Porém, é preciso ter, pelo menos, 32 ou 33 anos de contribuição se mulher e 37 ou 38 anos de contribuição, se homem, além de alcançar requisitos adicionais.
No entanto, se não conseguiu completar esse tempo de contribuição tão alto, a idade mínima para aposentar com 15 anos de contribuição fica em 61 anos e 6 meses para a mulher em 2022, e 62 anos a partir de 2023. Já para o homem, fica em 65 anos.
Vale lembrar que existem 28 opções de regras diferentes para homens e para mulheres no INSS em 2023! Se quiser verificar todas, baixe a tabela de consulta rápida da aposentadoria 2023 que fizemos.
O texto continua após o formulário.
Qual a idade para se aposentar em 2022?
A idade para se aposentar em 2022 começa com 48 anos para a mulher e 53 anos para os homens, mas é preciso ter contribuído por alguns anos acima de 30 anos para a mulher e de 35 anos para os homens. Porém, se completou apenas 15 anos, então a idade aumenta:
- Se mulher: 61 anos e 6 meses de idade em 2022 ou 62 anos de idade em 2023;
- Se homem: 65 anos de idade.
Quem tem 60 anos pode se aposentar?
Quem tem 60 anos pode se aposentar desde tenha tempo de contribuição suficiente. Desse modo, é preciso ver se você conseguiu cumprir o tempo de contribuição de alguma regra.
Em síntese, com 60 anos de idade, você precisaria completar 15 anos como segurado especial, independente de ter contribuído ou não. Ou seja, comprovar que trabalhou 15 anos em atividade rural (exceto carteira assinada), garimpeiro, pescador artesanal ou indígena reconhecido pela FUNAI.
Ou, ainda, ter completado alguma das regras de transição, que exigem mais tempo de contribuição. Por exemplo, a regra de pontos, que exige 90 da mulher e 100 do homem. Desse modo, com 60 anos de idade, a mulher precisaria ter também 30 anos de contribuição e o homem 40 anos de contribuição.
Mas há diversas outras regras que podem se aplicar nesta idade. Busque consultar o seu direito para saber como fica no seu caso!
Além disso, você precisa ver se pode usar regras especiais e qual idade para se aposentar em cada uma, como quem trabalha em ambientes com agentes nocivos, professores, pessoa com deficiência, entre outras que pode exigir menos tempo de contribuição.
O texto continua após o formulário.
Quem tem 62 anos pode se aposentar?
Sim, quem tem 62 anos pode conseguir o benefício em alguns casos! Se for mulher e conseguiu completar pelo menos 15 anos de contribuição é um deles. Além disso, se homem, é preciso ver o tempo de contribuição para escolher a regra adequada e se aposentar com 62 anos. Mas, na maioria dos casos, os homens de 62 anos de idade precisarão de um volume maior de anos de contribuição, acima de 35 anos de contribuição.
O texto continua após o vídeo.
Qual a idade mínima para se aposentar com 15 anos de contribuição?
A idade mínima para aposentadoria com 15 anos de contribuição é:
- 61 anos e 6 meses para a mulher em 2022, que aumenta e fica em 62 anos a partir de 2023;
- e 65 anos para o homem.
Entretanto, pode ser com uma idade menor ainda se for usar regras especiais ou as regras de transição. Se desejar entender mais qual idade para se aposentar, clique aqui e entenda.
É possível se aposentar apenas por idade?
É possível se aposentar apenas por idade, sem contribuições, se for segurado especial. Porém, apesar de não ter que contribuir, precisará comprovar a condição de segurado especial por 15 anos. São segurados especiais:
- trabalhador rural em regime familiar;
- pescador artesanal;
- garimpeiro;
- indígena reconhecido pela FUNAI;
Desse modo, nesses casos é preciso comprovar 15 anos de atividade (e não de contribuição). Portanto, a idade para nesses casos é de 55 para a mulher e 60 anos para o homem.
Além disso, para os demais trabalhadores, existe um benefício assistencial voltado para pessoas de baixa renda, idosas (com 65 anos ou mais) ou com deficiência. É o BPC, chamado também de LOAS.