fbpx
A imagem mostra uma mulher idosa pensativa, de cabelos grisalhos e curtos. Ela está sentada em um sofá, com as mãos entrelaçadas segurando o queixo e ilustra a publicação

Quem recebe pensão por morte pode se aposentar?

Quem recebe pensão por morte pode se aposentar! Entenda como podem ser acumuladas pensão por morte, aposentadoria, inclusive rural. Mas existem regras específicas sobre o valor de cada benefício. Neste texto explicamos como é possível acumular pensão e aposentadoria e quais as regras. Entenda.

Se desejar falar com a nossa equipe para analisar ou encaminhar o seu direito, envie seu caso.

Quem recebe pensão por morte pode se aposentar?

É, sim, você pode receber pensão por morte e se aposentar. Assim, com a Reforma da Previdência, o segurado vai receber o valor integral do benefício que for mais vantajoso e apenas uma porcentagem daquele benefício de menor valor. 

Portanto, apesar de ser possível acumular tais benefícios, você não receberá o valor integral de ambosDesse modo, do benefício de menor valor será pago apenas um percentual, que pode variar entre 100% e 10%, conforme o valor total dele. Ou seja, quanto maior o valor total, menor o percentual que você vai manter, ficando assim:

  • Até 1 salário mínimo: continua recebendo 100% do benefício, ou seja, sem redução;
  • Mais de 1 salário mínimo até 2 salários mínimos: 60% do benefício;
  • Acima de 2 salários mínimos até 3 salários mínimos: 40% do benefício;
  • Quando é acima de 3 salários mínimos até 4 salários mínimos: 20% do benefício;
  • Acima de 4 salários mínimos: 10% do benefício.

O texto continua após o vídeo.

Posso acumular pensão por morte e aposentadoria de regimes diferentes?

Sim, você pode acumular pensão por morte aposentadoria de regimes diferentes. Assim, você pode ter, por exemplo, aposentadoria do INSS e pensão por morte de RPPS, deixada por servidor público ou vice-versa, bem como cada benefício de RPPSs diferentes.

Ademais, se desejar, entenda quais as regras para conseguir a pensão por morte em 2024.

Pensão por morte e aposentadoria rural podem ser acumuladas?

Sim, pensão por morte e aposentadoria rural podem ser acumuladas desde que cumpridos os requisitos de cada um. Além disso, lembramos que a pensão por morte rural sempre possui o valor de um salário-mínimo.

O texto continua após a tabela.

Quem recebe pensão por morte pode acumular outro benefício?

Sim, a pensão por morte pode ser cumulada com quaisquer outros benefícios como:

  • auxílio-doença;
  • auxílio-acidente;
  • aposentadorias (idade, bem como, tempo de contribuição, invalidez, PCD, professor, rural, pescador artesanal, indígena ou especial);
  • salário-maternidade;
  • auxílio-reclusão;
  • e seguro-desemprego. 

É possível acumular duas pensões por morte?

Sim, você pode acumular duas pensões por morte em alguns casos. Eles são:

  1. Quando segurado falecido tinha duas matrículas em RPPS, como servidor público;
  2. Falecido(a) contribuiu tanto para o INSS, quanto para um RPPS;
  3. Nos casos do filho, em que poderá receber pensão de ambos os pais;
  4. Quando fica comprovada a dependência econômica em relação ao filho, o dependente pode receber a pensão relativa ao filho e ao cônjuge.

Pode acumular duas pensões por morte de regimes diferentes?

Você pode acumular duas pensões por morte de regimes diferentes, sim. Ou seja, você pode acumular duas pensões por morte nos casos em que o falecido contribuiu tanto para o regime geral (INSS) quanto para um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) ou dois RPPSs. Assim, basta cumprir os requisitos e os dependentes poderão receber um benefício de pensão por morte de cada regime.

Marcela Cunha

Advogada, OAB/SC 47.372 e OAB/RS 110.535A, sócia da Koetz Advocacia. Bacharela em Direito pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Pós-Graduanda em Direito Previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESM...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra uma mulher sorrindo, e ilustra a publicação
Anterior

Aposentadoria para dona do lar no INSS

Próximo

Advogado para aposentadoria: quando é necessário e outras dicas!

A imagem mostra uma mulher de fones de ouvido sorrindo. Ela está ancorada e sentada em um sofá, enquanto usa uma blusa rosa de gola alta e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROSIANE E SOUZA CASTRO DE SOUZA Avatar

ROSIANE E SOUZA CASTRO DE SOUZA

24/06/22

Boa Noite Meu esposo é aposentado por invalidez mãe dele faleceu em 2021 ela era aposentada por idade ele tem direito na pensão dela por morte

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

24/06/22

Oi, Rosiane. É possível a pensão por morte ao filho maior inválido, devendo comprovar que a invalidez é anterior ao óbito.

Cleyde reis Avatar

Cleyde reis

21/08/22

Sou pensionista militar.do meu pai. Tenho união estável, meu esposo faleceu.posso receber a pensão dele?..outra coisa tô querendo me aposentar por invalidez inss Isso prejudica minha pensão militar?

JUVANEI da SILVA Rosa ou Avatar

JUVANEI da SILVA Rosa ou

23/08/22

Tenho duas pergunta eu sou viúva recebo pensão de morte. Eu posso aposentar?É eu posso deixa meu benefício quando eu morrer pra minha neta que é especial

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

26/08/22

Olá, Cleyde. Quanto a pensão do seu companheiro, deve ser avaliado o regime ao qual está recebendo a pensão do seu pai para avaliar se é possível o recebimento, mas quanto a sua aposentadoria você pode cumular com a pensão por morte. Se desejar orientação da nossa equipe jurídica pode enviar mais detalhes do seu caso no e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

26/08/22

Olá, Juvanei. Inicialmente, você pode aposentar e receber pensão por morte, ainda, a sua pensão por morte é extinta com o seu óbito, portanto, a pensão por morte não passa para outro dependente, mas caso você se aposente a sua aposentadoria pode ser transformada em pensão por morte para seus dependentes.

Ana Avatar

Ana

14/09/22

Boa noite. Minha avó é aposentada e recebe pelo rigime RPPS. Meu avô faleceu recentemente, e ele recebia 3 aposentadorias - duas RPPS e uma RGPS (ele era professor municipal, estadual e federal). Nesse caso, minha avô consegue acumular a próprima aposentadoria e as 3 pensões?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

25/09/22

Olá, Ana. É possível cumular as aposentadorias com a pensão por morte, entretanto, terá um desconto no benefício de menor valor, ccaso você deseje orientação da nossa equipe jurídica pode enviar mais detalhes do seu caso por e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Bruna Santos Avatar

Bruna Santos

01/10/22

Boa noite prezados, tira- me uma dúvida?! Minha Sogra recebe pensão do falecido marido, 1 salário mínimo. Ela pode tbm se aposentar por idade? Caso possa, onde ela pode comparecer pra dar entrada? Grata!

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

06/10/22

Olá, Bruna. Quem recebe pensão por morte pode se aposentar sim. Caso você deseje orientação da nossa equipe jurídica, pode enviar mais detalhes do caso dela no e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Tatiane Avatar

Tatiane

13/10/22

Olá Gostaria de uma informação Minha mãe é pensionista a muitos anos e completou 55 anos Ela poderia se aposentar por Incra de terra e continuar sendo pensionista? Poderá receber os dois benefícios ou escolher entre um ou outro?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

15/10/22

Olá, Tatiane. Se você deseja a aposentadoria rural para sua mãe é necessário avaliar qual é a espécie de pensão por morte recebida por ela. Caso deseje orientação da nossa equipe jurídica, pode enviar mais detalhes do caso no e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Luciano Avatar

Luciano

08/11/22

Boa tarde minha mãe tem 72 anos ela recebe uma pensão do meu pai já 32 anos um salário mínimo ela trabalhou só dois anos registrada ela tem direito a mais um benéfico?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

11/11/22

Olá, Luciano. Para ela receber aposentadoria é necessário que ela preencha os requisitos, no caso da aposentadoria por idade é necessário que ela tenha 15 anos de contribuição.

Ivani Enrique pereira colomino mercado Avatar

Ivani Enrique pereira colomino mercado

18/11/22

Olá Gostaria de saber ,se posso aposentar? Sou pensionista..fiquei viúva recente... tenho 59 anos, 22 anos de contribuição... É se contínuo recebendo a pensão por morte?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

22/11/22

Olá, Ivani. Ao preencher os requisitos para aposentadoria é possível o recebimento da aposentadoria e da pensão por morte, o que pode ocorrer é a redução do benefício de menor valor. Para confirmar se você já preenche os requisitos para aposentadoria é necessário realizar uma análise do seu caso. Caso deseja orientação da nossa equipe jurídica, pode enviar mais detalhes do seu caso por e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Elizangela Souza silva Avatar

Elizangela Souza silva

06/12/22

Boa noite. Minha mãe é pensionista. Meu pai pode se aposentar por idade, uma vez que eles são casados no papel?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

07/12/22

Olá, Elizangela. O seu pai pode receber a aposentadoria por idade e sua mãe a pensão por morte, se forem benefícios do INSS não há nenhum problema.

Jussara Avatar

Jussara

24/01/23

Olá, minha contribui com o INSS por mais de 15 anos, parou, Ficou 2 anos sem pagar e acabou falecendo nesse período que não estava pagando. Meu pai tem direito a pegar uma pensão dela?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

28/01/23

Olá Jussara. Para ter direito à pensão por morte, a pessoa falecida deve ser segurada na data do óbito, bem como comprovado a dependência do solicitante.

Alessandr Avatar

Alessandr

29/01/23

Olá bom dia minha vo receber pensão por morte Do seu marido hoje ela tem 83 anos ela pode ser aposentar e fica com a pensão ela tem problema no coração já não tá dando mas remédio muito caro e paga alugue obrigado

Alice maria dos santos Avatar

Alice maria dos santos

29/01/23

Minha vo recebe pensão pó morte do seu marido ela tem 83 anos ela nuca trabalhou ela tem direito aposentar por idade e a pensão

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

29/01/23

Olá Alessandro,boa tarde! Se ela possuir contribuições, poderá se aposentar.

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

29/01/23

Olá Alice, boa tarde! Para que a pessoa possa requerer aposentadoria, ela deve ter o número mínimo de contribuições ou ser segurado especial.

Regina Avatar

Regina

31/01/23

Minha prima recebe pensão através do SPPREV, por morte do marido que foi policial militar. Agora ela completou 15 anos de contribuição para a aposentadoria por idade. Ela pode fazer a solicitação, sem perder a pensão do marido ?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

05/02/23

Olá Regina, boa tarde! É possível que uma pessoa receba a pensão por morte e outro benefício ao mesmo tempo.

Silas Avatar

Silas

20/02/23

Boa tarde, as dúvidas tiradas por vcs por email são gratuitas ou cobra algum valor?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

22/02/23

Olá Silas, boa tarde! Nós tiramos dúvidas gratuitamente.

Marlene Avatar

Marlene

20/03/23

Olá, bom dia, tenho uma pensão do meu marido falecido, agora estou no processo da minha aposentadoria, sou PCD, nesse caso tenho desconto conforme a lei de ?2019

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

21/03/23

Olá Marlene, bom dia! Sim, há não ser que o valor total a que você tenha direito não ultrapasse um salário mínimo.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.