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Como solicitar Auxílio Doença pelo Meu INSS ou pela Justiça [2023]

Agora é fácil saber como solicitar auxilio doença no INSS, pois há a possibilidade de fazer isso pela internet, sem sair de casa. Mas, além disso, é preciso entender as regras e o documentos necessários, bem como se é o melhor benefício para você.

Explicamos tudo isso no texto a seguir. Leia até o final!

Se você teve seu pedido negado pelo INSS e discorda da decisão, pode clicar aqui para analisar com nossos advogados a possibilidade de reverter.

Como solicitar auxilio doença pelo Meu INSS?

Para solicitar o auxílio doença pelo Meu INSS, você pode seguir os passos seguintes:

  • Acessar o site do Meu INSS (clicando aqui), ou baixe o aplicativo no seu celular para Android ou iOS;
  • Faça o login informando seu CPF e senha, ou crie uma nova senha;
  • Selecione a opção “Benefícios”, na aba Serviços;
  • Vá para a opção Auxílio-doença;
  • Agende perícia;
  • Se hover, anexe os documentos;
  • Siga e gere seu comprovante de agendamento (guarde ele com cuidado).

Após esses passos, você deve comparecer na perícia na data agendada levando toda documentação médica que possui. Por fim, você vai aguardar a análise do INSS. É possível, então, acompanhar via Meu INSS. 

Clique aqui para ler nossas dicas para quem vai fazer perícia no INSS.

Quais documentos necessários para dar entrada no INSS auxílio-doença?

Os documentos necessários para solicitar auxílio doença no INSS são:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP);
  • Carteira de trabalho ou carnês de contribuição, ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS (apenas quando a condição de segurado não estiver reconhecida no CNIS);
  • Atestado ou laudo médico que comprove a doença, o tratamento indicado, o período sugerido de afastamento do trabalho e a justificativa da incapacidade de trabalho. Nele, ainda, devem constar: identificação do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), data, assinatura, carimbo e CRM do médico;
  • Exames médicos que comprovem a enfermidade do segurado;
  • Requerimento carimbado e assinado pela sua empresa, informando o último dia de trabalho (apenas para os trabalhadores celetistas);
  • Para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador): documentos que comprovem esta situação, como contratos de arrendamento, entre outros.

O texto continua após o formulário.

Quem deve dar entrada no INSS, o funcionário ou a empresa?

Quem deve dar entrada no INSS é o funcionário. Ou seja, para fazer a solicitação no INSS, o funcionário que precisa preencher o requerimento. Entretanto, existem casos em que as empresas fazem o requerimento, mesmo não sendo obrigação delas. 

Como pedir auxilio doença?

Para solicitar o auxílio doença no INSS basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o requerimento, ou seja, pedir pelo próprio Meu INSS. Entretanto, se acaso for negado pelo INSS, você ainda pedir na justiça. Para tanto, busque um advogado previdenciário da sua confiança.

Além disso, é importante saber que existe o auxílio com perícia médica, ou seja, como exigido em lei, e o auxílio por análise de documentos. Assim, eles são pedidos solicitados de forma diferentes. Como assim?  Se for de acordo com a lei, é feito como explicamos, mas se for com análise de documentos, caso ele seja concedido, vai gerar uma antecipação do benefício, mas que é revisada depois.

Para entender mais sobre o auxílio doença, clique aqui e leia o o texto com tudo que você precisa saber sobre.

Como pedir auxílio doença no INSS?

Para pedir o auxílio doença no INSS basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e solicitar o auxílio doença na aba “Benefícios”.  Desse modo, você vai preencher e anexar de acordo com o que for solicitado e partir para a perícia.

Entretanto, se esse pedido for negado, você ainda pode pedir pela via judicial. Se desejar entender o motivo de o INSS negar o auxílio doença, clique aqui e entenda no nosso texto no blog.

Como solicitar prorrogação do auxílio doença?

Para solicitar a prorrogação do auxílio doença no INSS, basta seguir os mesmos passos de quando solicitar auxílio doença, ou seja:

  • Acesse o site do Meu INSS, ou baixe o aplicativo no seu celular para Android ou iOS;
  • Faça o login informando seu CPF e senha, ou crie uma nova senha;
  • Selecione a opção Benefícios na aba Serviços;
  • Vá para a opção Auxílio-doença;
  • Acesse o pedido de prorrogação com documento médico;
  • Vá em anexar os documentos que comprovem a continuidade da incapacidade.

Nesse sentido, nesta etapa, poderá ser agendada uma nova perícia para confirmar a continuidade da incapacidade. Após essas etapas, então, você vai gerar seu comprovante e, por fim, aguardar a análise do INSS.

O que é necessário para pedir auxílio doença?

Os requisitos necessários para pedir auxílio doença no INSS são:

  • Ter a carência mínima de 12 meses (algumas doenças dispensam este requisito);
  • Além disso, ter qualidade de segurado;
  • Comprovar que a doença ou o acidente deixou incapacitado temporariamente para o trabalho. Lembrando, então, que os casos de incapacidade permanente geram direito à aposentadoria por invalidez;
  • para o funcionário, é necessário estar afastado do trabalho por mais de 15 dias.

Se desejar entender mais sobre qualidade de segurado para solicitar o auxílio doença pelo INSS, clique aqui e leia o texto no nosso blog.

Como dar entrada no INSS por afastamento médico?

Para dar entrada no INSS por afastamento médico é preciso:

  1. Obter o atestado de afastamento, superior a 15 dias;
  2. Acessar o site ou aplicativo do Meu INSS;
  3. Fazer o requerimento, apresentando o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho.

Desse modo, se o INSS negar, não se preocupe, pois há a opção de requerer judicialmente. Ou seja, entrar com ação na justiça com a orientação de um advogado previdenciário. Assim, se desejar atendimento conosco, clique aqui e solicite o seu.

Como se cadastrar no Meu INSS?

Para se cadastrar no Meu INSS para solicitar auxílio doença é simples e rápido, basta acessar o site ou baixar o aplicativo, bem como inserir os dados solicitados. No vídeo a seguir, explicamos como fazer isso em até 5 minutos. Assista!

O texto continua após o vídeo.

Quem pode dar entrada no auxílio doença?

Quem pode dar entrada no auxílio doença é quem puder comprovar incapacidade para o trabalho por período temporário, mas superior a 15 dias. Além disso, é preciso ter carência mínima de 12 meses e qualidade de segurado. Lembrando, então, que algumas doenças dispensam a necessidade de carência mínima de 12 meses.

Como dar entrada no auxílio doença pela internet?

Dar entrada no auxílio doença pela internet é simples, é preciso:

  • Acessar o site do Meu INSS, ou baixar o aplicativo no seu celular para Android ou iOS;
  • Fazer o login informando seu CPF e senha, ou crie uma nova senha;
  • Selecionar a opção “Benefícios”, na aba Serviços;
  • Ir para a opção “Auxílio-doença”;
  • Anexar os documentos médicos solicitados;
  • Comparecer na perícia na data agendada, levando toda documentação médica que possuir;
  • Gerar seu comprovante e por fim aguardar a análise do INSS.

Se desejar orientação da nossa equipe jurídica para solicitar seu auxílio doença, clique aqui e solicite atendimento.

Advogada, OAB/SC 47.372 e OAB/RS 110.535A, sócia da Koetz Advocacia. Bacharela em Direito pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Pós-Graduanda em Direito Previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS). É especialista em Direito Previdenciário e Direito Processual Civil e no escritório Koetz Advocacia, é responsável pelo setor consultivo e de análise de casos de novos clientes, identificando e planejando as melhores estratégias para o sucesso das demandas.

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