perícia inss
perícia médica e enfermeiro

Perícia Médica no INSS: dicas para quem vai fazer

Os benefícios por incapacidade – auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez – fazem parte do tipo de benefício dos mais requeridos em nosso escritório. Semanalmente temos vários casos, que vão de simples consultas para esclarecimento de dúvidas, até entradas com processos mais complicados.

Estes processos, geralmente, teriam sido muito facilitados se o segurado houvesse observado alguns detalhes na hora de agendar e realizar administrativamente a perícia médica no INSS, que acontece na própria agência do INSS.

Como evitar problemas na perícia médica no INSS?

Vimos quais são os maiores problemas que nossos clientes, amigos e conhecidos enfrentam na hora de requerer o benefício por incapacidade. Por isso, elaboramos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora que precisar.

Marcar pela internet

    • Prefira marcar pela internet do que pelo fone 135 para ter comprovação do dia marcado, pois é comum a perícia médica no INSS ser desmarcada. O sistema apresentar erros ou, eventualmente, os médicos peritos faltarem.
    • Documento da perícia

    • Exija algum documento comprovante do comparecimento no dia da perícia médica. Pode ser uma ficha da fila de espera ou uma consulta aos sistemas informatizados do INSS que tenham data e hora. Pois, é comum que os médicos não atendam os segurados e depois marquem que não houve comparecimento do segurado na data marcada.
    • Exames e atestados médicos

    • Leve consigo exames e atestados médicos atuais, no máximo dos últimos três meses. Bem como as internações e prontuários de atendimento.
    • Carteira de trabalho ou carnês de recolhimento

    • Leve as Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento e, se puder. Confira os salários de contribuição constante no sistema CNIS do INSS. A fim de não receber valores menores do que tem direito.
    • Saiba o que está pedindo

    • Você vai marcar perícia médica no INSS para o Auxilio Doença, mas na verdade está fazendo pedido para 3 tipos diferentes de beneficio. O Auxilio Doença (se ficará incapaz para o trabalho temporariamente), a Aposentadoria por Invalidez (se ficará incapaz permanentemente. Ou seja, dois anos ou mais) e o Auxilio Acidente (quando há uma incapacidade parcial mas que ainda possa desempenhar com restrição a sua profissão).
    • Mau atendimento

    • Em caso de mau atendimento pelo médico perito, ou perícia realizada em poucos minutos (menos de 5 minutos pelo menos) reclame com o Chefe da Agência. Assim como com qualquer outro procedimento duvidoso que o médico possa vir a cometer.
    • Se não é necessário mostrar partes do corpo para verificar sua doença ou lesão, negue-se.
    • O comunicado de decisão fica disponível no dia seguinte a realização da pericia. Assim você poderá obter o mesmo pela internet ou indo direto a agencia do INSS.

 

 

 

Passo a Passo para obter o auxílio doença

Como utilizar nossas publicações no seu site?

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

Pericia médico aposentadoria pente fino planejamento
Anterior

Auxílio doença e invalidez: dicas para pente-fino do governo

Próximo

O que é a Guia da Previdência Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lidiane Avatar
Lidiane

Olá boa noite! Acredito q vc não compreendeu muito bem o meu caso. Eu já fui na data da perícia, mas o INSS estava fechado com um comunicado para reagendar por questão do ponto facultativo. Eu liguei no 135, e já remarquei, mas a data foi para 02.02.2023, então na hora de remarcar TB já solicitei a reativação do benefício que ainda, se encontra em análise. Mas o questionamento é: de junho de 2022 há 02.02.2023 que é a nova data da perícia, se até a data remarcada, eu continuarei recebendo? Pois , vou ter q aguardar a nova data que o INSS me disponibilizou!

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar
Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

Olá, Lidiane. Se o seu pedido se tratar de uma perícia de prorrogação, você seguirá recebendo até a data da perícia agendada, caso se trate de um novo pedido (uma nova perícia inicial), talvez seja melhor você verificar se não tem uma data mais próxima para realizar o exame pericial.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.

perícia inss