fbpx
A imagem mostra um homem em uma varanda, olhando para a câmera, e ilustra a publicação

Auxílio Doença em Análise: prazo, o que é e o que fazer?

O auxílio doença em análise quer dizer que seu pedido ainda será avaliado, então saiba como consultar o resultado online. O resultado pode ser deferido, indeferido ou continuar em análise além do tempo previsto. Portanto, entenda como funciona e o que fazer em cada caso, bem como quando entrar na justiça pelo seu benefício.

Se desejar atendimento da nossa equipe de advogados, você pode clicar aqui para solicitar o seu atendimento.

O que significa auxílio doença em análise?

Auxílio doença em análise significa que o INSS está verificando se os requisitos necessários à concessão do benefício foram preenchidos. Assim, a primeira análise é a verificação da qualidade de segurado, se existe carência e se está de acordo, após isso, então, é verificada a questão da doença em si, se é incapacitante temporariamente ou não. 

Quantos dias fica em análise o auxílio doença?

Os dias que o auxílio doença fica em análise varia dependendo da forma do pedido, podendo ser:

  • No mesmo dia, às 21h, se o pedido for feito direto no INSS, ou seja, no administrativo.
  • Mais demorado, se for feito na justiça.

Assim, o auxílio em análise feito direto no INSS poderá ser acompanhado no Meu INSS, pelo site ou aplicativo. Porém, entre o pedido e a data da perícia vai levar alguns dias. Em média, a perícia é agendada em até 45 dias.

Já na justiça, será escolhido um perito de confiança do Juiz para fazer a perícia, o que pode vir a ser demorado até a marcação da perícia.

O que fazer quando o auxílio doença está em análise?

Quando o auxílio doença está em análise após os 45 dias no INSS, é preciso entrar com mandado de segurança solicitando a análise imediata do benefício, conforme a gravidade e vulnerabilidade do segurado.

Mas se o pedido foi feito na justiça, é preciso fazer um pedido provisório para que seja deferido, já que o segurado encontra-se desamparado.

Se acaso desejar atendimento conosco para o seu pedido de auxílio doença, clique aqui e solicite o seu.

Quanto tempo leva para sair o resultado da perícia médica?

O tempo que leva para sair o resultado da perícia médica é, em média, 45 dias. Entretanto, o resultado do pedido de auxílio doença em análise também pode sair um pouco antes ou até demorar alguns dias a mais. Fique atento! 

O texto continua após a tabela.

Como saber se o auxílio doença foi aprovado?

Para saber se o auxílio doença foi aprovado após passar pela análise, basta verificar no resultado da perícia. Assim, se constar deferido, então significa que foi aprovado e será concedido. Mas se constar indeferido, então o seu pedido foi negado. E se acaso tenha sido negado (indeferido) pelo INSS no pedido administrativo, você precisa identificar o motivo pelo qual isso aconteceu. Afinal, dependendo do motivo é possível reverter a decisão e conquistar o seu direito na justiça!

Se desejar entender o passo a passo para pedir o auxílio doença pelo Meu INSS ou pela justiça, clique aqui e entenda.

O texto continua após o vídeo.

Como consultar o resultado do auxílio doença online?

Para consultar o resultado do auxílio doença online basta acessar o Meu INSS via aplicativo ou site, clicando aqui. Após isso, precisa ir para a opção “Resultado de Benefício por Incapacidade” e lá você vai ver o estágio do seu pedido, ou seja, se está em análise, se foi deferido ou indeferido.

O que fazer se continuar em análise após o prazo?

O que você pode fazer se o auxílio doença continuar em análise após o prazo é entrar com um mandado de segurança solicitando a análise imediata do benefício.

Além disso, você pode ficar atento aos diferentes prazos para o pedido de benefício, seja para aposentadoria, seja para auxílio doença. Clique aqui e entenda quanto tempo demora um processo previdenciário e acompanhe o seu.

Karolina Martins

Compartilhar:

A imagem msotra uma dentista com suas ferramentas à mão, e ilustra a publicação
Anterior

Quem tem direito à aposentadoria especial?

Próximo

Pensão vai até que idade? Regras do INSS.

A imagem mostra uma mulher jovem séria, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.