fbpx
Pular para o conteúdo

Como receber auxílio doença? Prazos, onde sacar e mais!

A imagem mostra uma mulher concentrada, lendo algo no celular, e ilustra a publicação "Como receber auxílio doença? Prazos, onde sacar e mais!", da Koetz Advocacia.

Neste texto, te explico onde e como conseguir receber o auxílio doença e como sacar o auxílio doença no caixa eletrônico! Entenda também como saber qual banco você vai receber, qual o prazo e mais.

Se acaso desejar atendimento com advogados especialistas para pedir auxílio doença, clique aqui e solicite o seu.

Onde cai o dinheiro do auxílio doença?

O dinheiro do auxílio doença é pago por um dos canais de atendimento do banco indicado na carta de concessão e histórico de créditos. Portanto, você encontra estes documentos acessando o portal “MEU INSS”. Caso desejar, o segurado poderá direcionar o pagamento por outro banco, basta solicitar através do aplicativo ou site do “Meu INSS” logo que pedir o auxílio doença.

Onde receber auxílio doença?

Você pode receber em um dos canais de atendimento do banco indicado na carta de concessão e histórico de créditos. Assim, basta levar documento de identificação com foto, comprovante de residência, histórico de crédito emitido no Meu INSS e solicitar o pagamento. 

Como saber em qual banco vou receber meu benefício?

Para saber em qual banco você vai receber o auxílio doença, basta ver na carta de concessão, assim que o benefício for concedido. Desse modo, nesta carta, terá todas as informações, com indicação do dia do pagamento e o do banco.

 Além disso, você pode acessar também a carta de concessão e histórico de créditos acessando o portal ou o aplicativo “Meu INSS”.

O texto continua após o vídeo:

 

Como é feito o pagamento do auxílio doença?

O pagamento do auxílio doença é feito através do banco indicado na carta de concessão e histórico de créditos. Você encontra estes documentos acessando o portal “Meu INSS”. Ademais, o segurado poderá optar por receber em outro banco diverso da caixa, basta fazer a solicitação.

Como receber o auxílio doença após a perícia?

Para receber o auxílio doença após a perícia, é preciso que ele seja aprovado e você receba uma carta de concessão do benefício. Isso porque nela terá todas as informações, valores, datas e local de pagamento. Além disso, você pode acessar também a carta de concessão e histórico de créditos acessando o portal “Meu INSS”. 

Portanto, na data citada nesses documentos, você deverá se dirigir a um dos canais de atendimento do banco indicado na carta de concessão. Os documentos necessários para solicitar o pagamento são:

  • documento de identificação com foto;
  • comprovante de residência;
  • histórico de crédito emitido no MEU INSS.

Como retirar o dinheiro do auxílio-doença?

Para retirar o dinheiro do  auxílio doença basta ir ao banco definido por você com os documentos necessários e fazer o saque do respectivo benefício. Os documentos que você deve apresentar são: RG, comprovante de residência, histórico de crédito emitido no “Meu INSS”. 

O texto continua após o formulário.

Como sacar auxílio doença no caixa eletrônico?

Para sacar ou receber o auxílio doença no caixa eletrônico, você precisa ir ao banco com um documento de identificação com foto e fazer o saque. Além disso, precisa também do comprovante de residência, histórico de crédito emitido no Meu INSS.

Cadastro do Meu INSS em 5 minutos

Para acessar todas as informações do seu pedido de auxílio doença, basta verificar as atualizações do INSS pelo aplicativo ou site do Meu INSS. Mas se ainda não fez o cadastro, entenda como fazer de forma simples e segura no vídeo a seguir:

O texto continua após o vídeo.

Quanto tempo demora para sair o benefício após a perícia?

Para sair o pagamento do auxílio doença após a perícia pelo INSS é de 30 dias após a concessão do benefício. Geralmente o valor é debitado até antes deste prazo.

Se acaso o seu auxílio doença ainda esteja em análise, entenda o que fazer no texto auxílio doença em análise.

Qual o prazo para receber o auxílio doença?

O prazo para receber o auxílio doença depende do dia do mês em que o benefício foi concedido. Mas leva, em média, entre 15 e 45 dias. Se acaso o seu benefício sair antes do dia 20, então é provável que você vai receber o primeiro pagamento no início do próximo mês. Mas se sair depois do dia 20, em geral vai receber no início do mês posterior.

Já a duração do pagamento depende de quanto tempo o perito concedeu o benefício, podendo ser de 15 dias até alguns anos, por exemplo.

Além disso, você tem até 60 dias para sacar os valores no banco após o pagamento ser feito pelo INSS. Contudo, se superar esse prazo, deverá formular um pedido de PAB junto ao INSS para liberar os valores que não sacou.

Como conseguir auxílio doença?

Para conseguir o auxílio doença, bem como receber o benefício basta:

  • solicitar o benefício ao INSS;
  • preencher os requisitos necessários, como ter qualidade de segurado e apresentar enfermidade;
  • realizar a perícia médica no INSS;
  • e caso seja negado, poderá solicitar judicialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *