fbpx

Vídeo – Principais cuidados da aposentadoria da mulher I Koetz Advocacia

 

★ PEDIDO de atendimento para APOSENTADORIA→ https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria 

Texto continua após o formulário

 A aposentadoria da mulher

Você sabia que as mulheres têm e merecem regras de aposentadoria mais diferenciadas?

Isso acontece porque mulheres tiverem, ao longo da história brasileira, inúmeras desvantagens trabalhistas. Desde não reconhecimento de trabalho rural, maiores taxas de desemprego e trabalho informal, trabalhos não remunerados, entre outros.

Até hoje essas desigualdades permanecem. Segundo o IBGE, 40 milhões de brasileiros atuam na informalidade depois da reforma trabalhista. E muito mais da metade dessas pessoas, são mulheres.

Então quais as informações mais necessárias para a aposentadoria da mulher?

Salário maternidade

Um dos benefícios que as mulheres têm direito é o do salário maternidade. Isso porque é, na maioria das vezes, inviável trabalhar nesse momento da vida. É direito da mulher ter esse benefício previdenciário quando ocorre:

  • Nascimento de filho;
  • Aborto não criminoso ou em casos previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe);
  • Fetos natimortos (aqueles que faleceram na hora do parto ou no útero da mãe)
  • Adoção;
  • Guarda judicial para fins de adoção.

  Regras para aposentadoria da mulher

Depois, temos a aposentadoria. Existem 28 variações de requisitos vigentes hoje no INSS e mais de 50% das aposentadorias são concedidas para pessoas com menos de 60 anos de idade.

Por isso, é fundamental você analisar o seu direito se já fez 50 anos!

Lembrando que professoras, mulheres PCDs, trabalhadoras rurais ou pescadoras, mulheres que atuam com insalubridade ou periculosidade ou mulheres que ficaram incapacitadas para o trabalho de forma permanente, podem ter direito à aposentadoria mais rápida que as regras comuns

Mas para conquistar a aposentadoria, é importante realizar as contribuições corretamente. Se você trabalha regularizada, não deve ter maiores problemas. Porém, existem casos especiais que precisam de atenção.

 Mulheres MEI

Outro caso são as mulheres que trabalham como MEI. Se você é MEI, pode valer a pena complementar a contribuição. Afinal, sem o complemento, a mulher que é MEI só pode se aposentar com 62 anos de idade.

Se quiser se aposentar antes disso, você precisa fazer o complemento. Já explicamos aqui no canal sobre esse tema e como fazer.

 Mulheres Autônomas

E por fim, a mulher que é autônoma precisa cuidar para as contribuições ficarem em dia, além de ter provas da sua atividade como autônoma.

As contribuições em dia ajudam a reduzir atrasos na conquista da aposentadoria, além de evitar pagamentos acima do necessário.

Isso porque pagamento em atraso para o INSS gera juros e multa.

Outro fator é que pagar em atraso pode exigir mais provas de que você é autônoma, aumentando a demanda de trabalho que você vai ter na hora da aposentadoria.

Já as provas são necessárias para que o INSS valide o tempo como autônoma. Em geral elas são necessárias para evitar fraudes que possam prejudicar a previdência.

 Valor da aposentadoria das mulheres

O valor da aposentadoria das mulheres depende do valor que você irá contribuir ao longo da vida e da modalidade de aposentadoria. 

E se a modalidade de contribuição é facultativa (ou seja, opcional), você pode escolher qual porcentagem vai usar e o valor que vai contribuir.

Assim, as aposentadorias sempre podem variar entre o salário- mínimo e o teto do INSS.

 Documentos para aposentadoria da mulher

Os documentos para pedir seu benefício de aposentadoria podem ser, dependendo da regra:

  • Carteira de trabalho;
  • Notas fiscais de MEI
  • RPAs
  • Contrato assinado da época de trabalho;
  • certidão de casamento ou certidão de nascimento dos filhos, se for aposentadoria rural;
  • PPP ou LTCAT, se for aposentadoria especial por insalubridade ou periculosidade.
  • Entre outros; 

 Um passo além: planejamento e simulação da melhor aposentadoria.

Os cuidados com a aposentadoria da mulher são muitos e sabemos que pode ser difícil organizar todos os documentos necessários e entender a regra ideal com a jornada de trabalho que ela tem. 

Por isso, se for possível, o ideal é buscar um especialista na área para cuidar dos detalhes de forma correta e facilitar a conquista do benefício

Nosso atendimento

 

 


t-weight: 400;”>-

Imagens: ENVATO

Música: STAYCATION – CORBYN KITES

#AposentadoriaDaMulher

#ComoSeAposentar

#MulherIndependente

Compartilhar:

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.