fbpx

Vídeo – Como fica a APOSENTADORIA EM 2021?

Se preferir ler, colocamos a versão em texto abaixo do vídeo.

★ PEDIDO de atendimento de APOSENTADORIA→

https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria 

★ BAIXAR o GUIA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA→

https://pages.koetzadvocacia.com.br/guia-reforma-da-previdencia-geral 

▶ REGRAS POR PROFISSÃO

 

 

 

 

▶ VALOR DA APOSENTADORIA →

▶Como fica a aposentadoria em 2021?

A aposentadoria mudou com a reforma e desde novembro de 2019 os segurados precisam se adequar às novas regras. Quem quiser se aposentar em 2021  vai precisar verificar se alcançou o número correto de pontos, de idade mínima ou de contribuição de acordo com os novos critérios da Reforma. Além disso, precisa verificar se existe uma regra especial para o caso da sua profissão, como quem se aposenta com trabalho somente em magistério ou em atividades perigosas ou insalubres. 

▶Direito adquirido ainda vale?

Sim, se você completou os requisitos da regra de aposentadoria,  na qual você se enquadra, antes da reforma, ou seja,  antes de 12/11/2019, você ainda tem direito adquirido, e pode se aposentar com regras mais vantajosas inclusive de cálculo do valor do benefício. Na prática, significa um salário de aposentadoria maior.

▶Regra de transição PONTOS

Nessa regra, leva-se em consideração idade MAIS tempo de contribuição.

O resultado dessa soma é a pontuação. Mulheres precisam ter no mínimo  30 anos de contribuição e 88 pontos, em 2021. Por exemplo, 30 anos de contribuição mais 58 anos de idade. Ou 31 anos de contribuição e 57 anos de idade, e assim por diante. Já os homens precisam ter no mínimo 35 anos de contribuição e 98 pontos. Por exemplo, 35 anos de contribuição mais 63 anos de idade. Além disso, a pontuação mínima vai aumentar em 1 ponto por ano até atingir 100 para as mulheres, em 2033, e 105 para os homens, em 2028.

▶Regra de transição IDADE MÍNIMA

Outra forma de se aposentar em 2021 é tendo a idade mínima da regra de transição, além disso é necessário ter um mínimo de tempo de contribuição. Para as mulheres será exigido em 2021, ter 30 anos de contribuição, e a idade mínima de 57 anos. Já para os homens, será exigido ter 35 anos de contribuição de 62 anos de idade. A idade mínima exigida vai aumentar em 6 meses por ano até atingir 65 anos de idade para os homens em 2027, e 62 anos de idade para as mulheres em 2031.

▶ Regra de transição com PEDÁGIO de 50%

Quem não completou os critérios que falamos acima, poderá optar pela opção de pagar um pedágio de 50% sobre o tempo que faltava na data da reforma, que foi 12/11/2019. Ela vale para mulher que tinha, pelo menos, 28 anos de contribuição naquela data. E para o homem que tinha pelo menos 33 anos de contribuição na data da reforma. Assim, as mulheres precisam ter 30 anos de contribuição mais o pedágio de 50% sobre o que faltava naquela data. Por exemplo, mulheres que tinham 28 anos de contribuição,

 precisarão atingir os 30 anos de contribuição exigidos,  e mais 1 ano , que equivale a 50% dos 2 anos que faltavam na data da reforma. Ou seja, neste exemplo, só poderá se aposentar por essa regra em 2022. Já quem tinha 29 anos de contribuição, em 12/11/2019, já poderá solicitar a aposentadoria por essa regra de transição em 2021.

E no caso dos homens? Quem tinha 33 anos de contribuição, deverá atingir os 35 e mais 1 ano, sendo os 50% dos 2 anos  que faltavam na data da reforma. Ou seja, também poderá se aposentar por essa regra somente em 2022. Mas os homens que possuíam 34 anos de contribuição, já poderão solicitar em 2021. Em ambos os casos, a regra do pedágio de 50% tem aplicação de fator previdenciário. O que pode gerar valores mais baixos, em alguns casos. Por isso, é importante avaliar a sua situação com um especialista para verificar qual a forma mais vantajosa de se aposentar em 2021.

▶ PEDÁGIO de 100% + IDADE MÍNIMA + tempo de contribuição

Nesta regra, é necessário preencher três critérios: idade mínima, tempo de contribuição mínimo mais um pedágio de 100% sobre o que faltava de tempo de contribuição em 12/11/2019. Assim, a mulher precisará ter pelo menos 57 anos de idade e 30 de contribuição, além de cumprir um pedágio de 100% do tempo que faltava na data da reforma para alcançar 30 anos de contribuição. Por exemplo, se tinha 25 anos de contribuição na data da reforma, então vai precisar completar os 30 e contribuir mais 5 anos, podendo conquistar a aposentadoria com 35 anos de contribuição. Lembrando que precisa ter também 57 anos de idade. Já o homem precisará ter no mínimo 60 anos de idade, 35 anos de contribuição e o pedágio de 100% do tempo que faltava para alcançar o tempo de contribuição na data da reforma. 

Por exemplo, se tinha 30 anos de contribuição precisa completar os 35 e contribuir mais 5 anos, podendo conquistar a aposentadoria com 40 anos de contribuição.

▶Regra de transição da aposentadoria por idade (nova aposentadoria)

Na nova aposentadoria, que em geral vai “substituir” a aposentadoria por idade, e por isso vem sendo chamada por algumas pessoas de regra de transição da aposentadoria por idade, que não é o seu nome oficial, os homens precisam ter a idade de 65 anos de idade mais 20 de contribuição. Já as mulheres, precisam ter no mínimo 61 anos de idade e no mínimo 15 anos de contribuição. A idade da mulher, porém, vai aumentar em seis meses por ano, até atingir 62 anos em 2023.

▶VALOR DA APOSENTADORIA

O valor da aposentadoria vai depender da regra na qual você se encaixar. Em geral, o direito adquirido é mais vantajoso;  mas quem não alcançou o direito adquirido,  terá 60% da média de todas contribuições que fez. Já explicamos aqui no canal, como calcular o valor da aposentadoria na nova regra da reforma da previdência.

▶Quem faz 60 anos em 2021 pode se aposentar?

Vai depender do seu caso. Por isso, é preciso entender primeiro a regra que vai poder utilizar,  de acordo com a idade e tempo de contribuição que você possui, sempre ficando atento ou atenta para as regras direcionadas para profissões específicas, como médicos, dentistas, professores, eletricitários, engenheiros, enfermeiros e diversos outros profissionais que podem se aposentar com aposentadoria especial.

▶Qual o valor do teto do INSS a partir de janeiro de 2021?

Em 2021, o teto do INSS está previsto para ficar em R$6.351,20. Ou seja, esse é o valor máximo que o INSS irá pagar de benefício. Entretanto, é muito raro conseguir esse valor na aposentadoria.

▶ Como Pedir?

Para conseguir a sua aposentadoria em 2021, é preciso saber qual a regra que pode trazer o melhor benefício para o seu caso, depois, deve reunir os documentos necessários para comprovar a contribuição e situações de tempos especiais, e por fim, solicitar no INSS assim que alcançar a regra mais vantajosa. Caso deseje solicitar atendimento com os nossos advogados, o link está na descrição do vídeo.

▶ Nossas redes sociais:

★ Facebook: https: https://www.facebook.com/koetzadvocacia/

Imagens: Meu INSS

Música: Awake – Emmit Fenn

#Aposentadoria2021 #ReformaDaPrevidência #ValorDaAposentadoria

Compartilhar:

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.