fbpx

Vídeo – O que é pedágio de 50% e 100% na Aposentadoria?

Se preferir ler, colocamos a versão em texto abaixo do vídeo.


★ SOLICITAR consulta de aposentadoria → 

https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria 

PEDÁGIO NA APOSENTADORIA

Depois da reforma da previdência muitas pessoas prestes a se aposentar começaram a se deparar com o termo “pedágio”, como uma forma de obter a aposentadoria com regras mais leves do que a regra geral da reforma, porém esse termo não é usado somente por causa da reforma previdenciária que entrou em vigor em novembro de 2019.

Para entender o tema, assista ou leia em: https://www.youtube.com/watch?v=z2PCYhcTL7U

Antes disso, alguns casos já precisavam “pagar um pedágio” para conquistar suas aposentadorias. Neste vídeo vamos explicar de forma geral o que significa o pedágio da aposentadoria. Assista ao vídeo sobre as regras “mais leves”, que são as regras de transição para mulheres e homens:

https://www.youtube.com/watch?v=1BQI2gmT4c0 e https://www.youtube.com/watch?v=JDX_TU7MS-s

O que é “pedágio” na Aposentadoria?

Esse termo confundiu muitas pessoas, além de ter diferentes cálculos em diferentes regras. O pedágio nada mais é do que uma “regra a mais” que algumas pessoas deverão cumprir para conquistar o benefício de maneira mais vantajosa. Por exemplo, um período de contribuição a mais que deverá ser cumprido. Evidentemente, é preciso avaliar caso a caso se esse período a mais compensará para a pessoa em termos de tempo trabalhado ou valor do benefício.

Exemplos de pedágios: 50% e 100%

Vamos focar no exemplo da reforma da previdência, mas isso pode ajudar você a entender outras situações em que o pedágio é exigido também. Algumas regras vão exigir  50% ou 100% do tempo de contribuição que faltava para você atingir o tempo da regra antiga na data de implementação da reforma, que foi em 12 de novembro de 2019. Chamamos atenção que aqui são exemplos de pedágios para ilustrar o cálculo.

É preciso avaliar qual a regra exata que pode afetar o seu caso.

EXEMPLO de pedágio de 50% 

Digamos que você precisasse contribuir por 35 anos para ter direito ao benefício de aposentadoria que deseja, e na data da reforma da previdência você tinha 33 anos de contribuição. Portanto, na data da reforma faltava 2 anos para você. Se a melhor regra no seu caso exige 50% de pedágio, então você precisará completar os 2 anos que faltavam, mais metade desses dois anos.. que é 1 ano. Assim, nesse exemplo, você precisaria de mais 3 anos de contribuição. Ou seja, precisaria contribuir até 36 anos de contribuição. Veja na tabela, no vídeo, alguns exemplos de cálculos diferentes para o pedágio de 50%.

Exemplo de pedágio de 100% 

Seguindo o mesmo exemplo, se você precisasse contribuir por 35 anos e na data da reforma da previdência, e você tinha 33 anos de contribuição, faltando 2 anos para você, e a regra que você está analisando exige 100% de pedágio o cálculo é ainda mais fácil de fazer: basta multiplicar o tempo que faltava por 2 e somar ao tempo que você já tinha. Ou seja: você precisa contribuir mais 4 anos nesse exemplo. Até completar 37 anos de contribuição. Veja na tabela aqui na tela alguns exemplos de cálculos diferentes para o pedágio de 100%.

OUTRAS REGRAS PODEM EXISTIR

Fique atento, pois algumas regras de pedágio exigem um tempo de contribuição mínimo de contribuição na data da reforma, e outras não.

COMO PEDIR A APOSENTADORIA?

Para encaminhar o seu pedido de aposentadoria é importante avaliar qual a regra correta no seu caso e se você já completou os requisitos.

Já publicamos aqui no canal os principais motivos porque o INSS nega pedidos de aposentadoria. E não ter completado o tempo na data do pedido do benefício é um dos principais motivos. Se quiser entender melhor esses motivos, acesse o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=YRarpbA7B1o . Depois, você pode pedir seu benefício no INSS ou RPPS, caso seja servidor.

Se for negado, pode avaliar com um especialista se é possível rever a decisão na justiça ou na própria previdência.

▶ Nossas redes sociais:

★ Facebook: https: https://www.facebook.com/koetzadvocacia/

Imagens: BigStock

Música: This Is a Jazz Space – Midnight North

#ExoneracaoDoServidor #AposentadoriaDoServidor #ComplementaçãoDeAposentado

Compartilhar:

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.