A imagem mostra uma mulher acessando uma página do INSS, e ilustra a publicação "Como consultar o INSS pelo CPF? Veja um passo a passo fácil", da Koetz Advocacia.

Hoje em dia é muito mais fácil consultar o INSS com o seu CPF, basta ter um celular ou computador, e uma internet. A seguir vamos mostrar quais as formas para fazer essa consulta de onde você estiver.

Como consultar o INSS pelo CPF?

Para consultar o INSS pelo CPF é muito simples, a melhor forma é no site ou aplicativo do MEU INSS. Entretanto, ainda é possível fazer a consulta pelo telefone, o 135. Assim, você pode fazer a consulta através dos 3 caminhos seguintes:

  1.  Aplicativo e portal do MEU INSS (principal canal utilizado atualmente);
  2. Site geral do INSS;
  3. Pelo telefone do INSS, o 135.

Veja a seguir como cada um deles funciona.

Consultar o INSS pelo CPF sem acessar o cadastro

A primeiro opção, sem acessar o seu cadastro com senha, é a mais rápida. Você pode optar por ligar para o 135 e fazer uma consulta informando o seu CPF.

Ou você pode clicar aqui para entrar no portal do Meu INSS, e escolher os “serviços sem senha”.

Para consultar agendamentos e solicitações, por exemplo, basta clicar na opção que diz “Agendamentos / Solicitações”, e depois informar os dados que o site pede: Nome completo, CPF e data de nascimento. Por fim, apertar na opção “continuar sem login“. Após, vai aparecer na tela a lista de solicitações que você tem em andamento.

O texto continua após a imagem.

Captura de tela do meu.inss, indicando as "opções sem senha", com um contorno vermelho ao redor dessa opção. Também tem uma seta vermelha apontando para "Agendamentos / solicitações". Há outras opções possíveis também, que estão disponíveis para leitores de tela no portal meu.inss.gov.br

 

 

Fazer o cadastro no MEU INSS

Você sabia que o INSS está evitando atendimentos presenciais? Por esse motivo, o INSS criou uma portal de serviços previdenciários em que você ou o seu advogado pode acompanhar o processo de aposentadoria.

Desse modo, para que você consiga consultar o INSS pelo CPF de forma rápida, segura e acessível, primeiramente você vai precisar ter se cadastro no MEU INSS. Se você já se cadastrou, pode seguir os passos que vamos demonstrar a seguir.

Se ainda não tiver cadastro, pode clicar aqui no link do MEU INSS e cadastrar senha e CPF. Não sabe como fazer o cadastro ou tem dúvida sobre alguma etapa? Assista ao vídeo que fizemos sobre como criar senha e cadastro no MEU INSS em até 5 minutos.

O texto continua após o vídeo.

Após fazer o cadastro ou já estando cadastrado

Você pode acessar do seu celular ou computador e abrir o aplicativo ou o portal do MEU INSS. Se estiver no computador pode colocar na aba de busca do navegador “MEU INSS”, que você vai encontrar, na primeira opção, o site do portal correto.

Você vai então se deparar com a imagem a seguir. Em seguida vai clicar na opção entrar, no espaço azul.

Print da tela de login do "Meu INSS" com espaço para inserir cpf e senha. O print específico tem uma chamada para saber qual agência do INSS está aberta, devido à pandemia do coronavírus.

Imagem da primeira página do portal MEU INSS, onde você consegue entrar para fazer a consulta com o seu CPF ou se cadastrar

 

Depois que você marcar a opção “Entrar”, você vai ser direcionado para a área da imagem a seguir. Nela você vai precisar colocar o seu CPF e, ao clicar em avançar, vai colocar a sua senha. Depois desse processo você já vai estar na área de serviços em destaque do MEU INSS.

 

Print da tela do MEU INSS contendo o espaço para fazer login no ambiente de acesso. Campo em aberto para inserir o CPF.

Pronto! Agora você já sabe como consultar o INSS pelo CPF e vai poder acessar todos os serviços oferecidos em um só lugar, dentre eles, o extrato de pagamento ou agendamentos e solicitações  do seu processo previdenciário. Inclusive, caso você queira saber como fazer a consulta de situação do benefício do INSS, clique aqui.

Se acaso estiver com dificuldade com seu caso junto ao INSS e desejar assistência jurídica dos nossos advogados especializados, clique aqui para acessar a área de atendimento e solicite o seu.

Site geral do INSS

Existe também o outro caminho para consultar o INSS pelo CPF, que é pelo site geral do INSS. No entanto, o que muda nessa forma é apenas o caminho, pois ele te leva direto para o portal do MEU INSS, já falado anteriormente.

Assim, explicamos sobre essa forma porque muitas beneficiários ainda procuram apenas por INSS no Google (ou outro navegador), e por isso podem se deparar com essa página, sem saber como proceder:

Imagem da primeira página do site do INSS. Nela aparece uma ilustração de uma moça sorrindo e ao lado um "Bem-vindo ao novo site do INSS", na parte superior mostra acesso à informações e a opção de entrada no ambiente do beneficiário.

Imagem da primeira página do site do INSS, que mostra a opção de entrada no ambiente do beneficiário.

Se você tentou consultar o INSS pelo CPF e chegou no site com a imagem acima, é só clicar em “Entrar”, no lado superior direito, onde está marcado em vermelho. Por esse caminho você vai chegar no portal MEU INSS, que já explicamos anteriormente.

Desse modo, se você já é cadastrado, é só seguir as etapas solicitadas.

Consultar com o CPF pelo telefone

Apesar das opções acimas, que são mais rápidas e acessíveis, muitas pessoas acabam se sentindo mais seguras buscando atendimento pelo telefone e consultando o INSS com o CPF dessa forma.

Entretanto, na maioria das vezes, essa forma pode tirar um pouco do seu tempo, tanto porque o processo é mais demorado, quanto porque os atendentes poderão solicitar que você faça o cadastro no MEU INSS e buscar outras vezes as informações por lá.

Então essa forma existe, mas dependendo do que precisar ser tratado, você poderá ser direcionado para o aplicativo ou portal do MEU INSS. Se mesmo assim quiser consultar o INSS pelo telefone, o número é 135, e o atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Você ainda está em dúvida sobre as mudanças que ocorreram na aposentadoria com a reforma da previdência? Neste guia rápido falamos quais as novas regras as opções para quem pode se aposentar com regras antigas.

Clique na imagem abaixo para receber nosso “Guia Rápido da Reforma da Previdência”

Banner para baixar o guia rápido da reforma da previdência. Elaborado pela Koetz Advocacia.

Advogado inscrito na OAB/SC 50.180, Pós Graduado em Direito Previdenciário pela Faculdade CESUSC, Graduado como bacharel pela Universidade de Santa Cruz do Sul - RS, Sócio no escritório Koetz Advocacia Previdenciária.