Licença saúde para dentistas estatutários

Licença saúde para dentistas estatutários

19 de junho de 2018 Auxílio Doença Dentista 1
A imagem mostra um dentista tratando um paciente com seus aparelhos. Veja aqui como funciona a licença saúde para dentistas estatutários.

O dentista servidor público tem direito à licença saúde para dentistas estatutários quando alguma doença lhe atinge. Porém, nestes casos a licença saúde para dentistas estatutários é paga pela administração do órgão público aonde o mesmo seja servidor e não pelo INSS.

 

É muito comum o cirurgião-dentista de o serviço público restar incapaz, por uma serie de fatores, porém, no momento de requerer seu afastamento surgem diversas dúvidas. Isso ocorre porque o servidor público não vai receber o auxilio doença, e sim, vai ter direito à licença saúde para dentistas estatuários que na maioria dos casos acaba por ser muito parecida com o benefício concedido pelo INSS. Os requisitos da licença saúde para dentistas estatutários quanto à incapacidade em geral são os mesmos, podendo variar de um ente público para outro.

A imagem mostra um dentista tratando um paciente com seus aparelhos. Veja aqui como funciona a licença saúde para dentistas estatutários.Como funciona a Licença Saúde para Dentistas Estatutários

Normalmente para que os dentistas servidores públicos possam tratar sua saúde, a licença saúde para dentistas estatuários é a melhor opção. Com a licença saúde para dentistas estatutários, o profissional não vai ter nenhum prejuízo na sua remuneração mensal. A remuneração vai ser paga pelo regime jurídico administrativo ao qual o dentista servidor público está vinculado.

Podemos citar como exemplo a União onde à licença para tratamento de saúde está prevista no art. 202, da Lei 8112/90, aqui a licença poderá ser concedida por requerimento do servidor ou mesmo por oficio do responsável pela analise, ambos pedidos baseados em pericia médica.

 

Neste regime ainda temos a constatação de que o período em licença saúde será contado como tempo de serviço, contribuição, no cargo e carreira. O servidor poderá ficar em licença saúde para dentistas estatuários por 24 meses, após esse prazo caso não apresente melhoras será aposentado por invalidez permanente. Entretanto, muitas vezes <<<<<<<<<<<a aposentadoria por invalidez pode não ser vantajosa para o servidor>>>>>>>>> e a Administração Pública forçar uma inativação que não tem os requisitos legais de incapacidade total e permanente.

 

Isso se dá porque na maioria dos casos a aposentadoria por invalidez de servidor público é muito desfavorável, pois ela é proporcional ao tempo de serviço, ou seja, se o servidor trabalhou metade do tempo necessário para a aposentadoria voluntária, receberá metade do salário. Com a exceção de que se a aposentadoria por invalidez de servidor resultar de Doença Ocupacional ou Acidente de Trabalho, ou ainda se tratar de Doença Grave.

 

Portanto, conforme exposto acima sempre que o dentista estatutário vir a ficar incapaz total e temporariamente, vai ter direito a licença saúde para dentistas estatutários de acordo com as regras estipuladas pelo regime jurídico da administração a qual esteja filiado, aonde pode haver mudanças de durabilidade da licença e também sobre os requisitos para concessão da mesma, mas em nenhuma hipótese deixará o dentista desamparado no momento em que mais necessita de segurança junto ao trabalho.

 

CTA_Aposentadoria_por_invalidez_para_dentistas_pelo_INSS

Advogado especialista em Direito Previdenciário e Direito Processual Previdenciário, com foco em Recursos no âmbito dos Tribunais Regionais Federais e Juizados Especiais Federais, Gerente de relações públicas, parcerias e sócio da Koetz Advocacia. Professor no Curso Programa Avançado em Direito Previdenciário do Instituto Brasileiro de Direito – IBIJUS.

Um comentário

  1. […] – Dentistas (clique aqui e descubra como requerer o afastamento); […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *