#SalveAPrevidência: manutenção da aposentadoria do professor

#SalveAPrevidência: manutenção da aposentadoria do professor

15 de dezembro de 2016 Professores 2

Frente à PEC 287, que reformula as regras de aposentadoria e benefícios da Previdência, criamos a campanha #SalveAPrevidência. Outro ponto que defendemos com unhas e dentes é a dignidade das condições de trabalho e aposentadoria dos professor no Brasil, algo que também será atingido com a reforma previdenciária, que propõe acabar com a aposentadoria diferenciada do professor.

 

Professor escrevendo desanimado em um quadro, mostrando a insatisfação com a limitação dos direitos na aposentadoria do professor

 

A Aposentadoria do Professor atualmente permite que as professoras se aposentem com 25 anos de magistério e os professores com 30 anos de magistério. Com isso, as professores que entraram na atividade com 18 anos de idade pelo curso de magistério (nível médio) conseguem se aposentar com 48 anos de idade, enquanto os professores na mesma condição conseguem a aposentadoria aos 55.

 

Como a imensa maioria dos docentes de nível básico e médio brasileiros são professoras, a idade mínima para ambos os sexos fixada em 55 anos já atende à necessidade de redução dos gastos públicos para contribuir com a reforma. Acabar com a Aposentadoria do Professor é um desrespeito à classe e mais uma demonstração que o Governo está pouco preocupado com a situação do magistério básico e fundamental dos brasileiros.

 

Além dos salários serem baixos no Brasil, o que resulta em aposentadorias menores, o governo pretende acabar com o direito de se aposentar antes e continuar trabalhando (até mesmo em outras atividades), o que permitia que, pelo menos na terceira idade, os professores tivessem uma segurança financeira maior, fazendo um “pé-de-meia” nessa fase da vida.

 

Portanto, defendemos que a aposentadoria do professor seja mantida, estipulando uma idade mínima para ambos sexos, mas que a implantação desta idade mínima esteja submetida a uma regra de transição.

 

Assista aos vídeos da nossa campanha #SalveAPrevidência:

 

 

Banner das nossas regras de uso de conteúdo. Clique nele e saiba como ter permissão para utilizar nosso texto em seu site ou blog.

Professor e Advogado Especialista em Direito Previdenciário, Direito Tributário e Direito do Trabalho, com aprofundamento em Direitos Sociais Internacionais, atuante no Instituto Ibijus e na Verbo Jurídico.

Especialista em Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritórios de Advocacia. Fundador da Koetz Advocacia e CEO da ADVBOX.  Além de Articulista e Autor em vários sítes jurídicos e no Portal da Transformação Digital.

2 comentários

  1. Nós professores estamos num beco sem saída, com a aprovação desta tal reforma da previdência quem não se aposentar antes, que também ocorre redução de salário, só poderá se aposentar com 65 anos de idade, e com redução de salário maior ainda!!! Isto é se correr o bicho pega e se ficar o bicho come!!!! A bocada não é pequena!!! rsrsrsrs!!!¡!!!

  2. Carlos Alberto Menezes de Souza Alberto disse:

    Este governo que não está preocupado nem um pouco com a classe dos professores.

Os comentários estão fechados.