fbpx
Filhos de Pescador e de Agricultor podem se aposentar mais cedo ou aumentar o salário

Vantagens para filhos de pescador ou de agricultor

Filho de pescador ou de agricultor pode aumentar valor da aposentadoria ou trabalhar menos tempo.

Estamos vivendo o período no qual a parcela da população que está se aposentando viveu sua adolescência entre as décadas de 1960 e 1980, que é o período correspondente ao êxodo rural brasileiro. Grande parte desses segurados, portanto, iniciou sua vida de trabalho na área rural rural – o que inclui tanto o trabalho no campo quanto na pesca artesanal – exercendo atividades ao lado da família.

É possível computar tempo de trabalho em regime de economia familiar para aumentar valor da aposentadoria e diminuir o tempo de contribuição?

Sim. É possível realizar a inclusão do tempo trabalhado durante todo este período, contando a partir dos 12 anos até a idade em que teve seu primeiro emprego em carteira de trabalho. Existem casos em que o segurado consegue comprovar mais de 20 anos de trabalho em regime de economia familiar, viabilizando não só uma significativa antecipação como também um aumento no cálculo do salário de benefício que recebe (caso já tenha se aposentado), o que vai elevar o valor da aposentadoria.

Além disso, a documentação exigida pelo INSS é bastante simples e possível de ser resgatada, pois podem servir como provas:

– Certidões de nascimento dos irmãos ou de casamento dos pais;
– Histórico escolar;
– Escritura da terra;
– Certidão do INCRA, IBAMA, sindicatos rurais e colônias de pescadores, entre outros.

Também podem ser consideradas como provas o depoimento de duas a três testemunhas que conheciam a pessoa na época em que ela executou o trabalho rural, desde que as testemunhas não sejam parte da família do segurado.

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

Quem Trabalha com Insalubridade Tem Direito a Aposentadoria Especial
Anterior

Condições insalubres dão direito à aposentadoria especial.

Próximo

A mãe desempregada também tem direito ao salário maternidade

A Mãe Desempregada também tem direito ao Salário Maternidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karla Medeiros Avatar

Karla Medeiros

02/08/16

Excelente seu site. Página discreta, conteúdo objetivo e informações essenciais sobretudo para quem está iniciando a carreira neste segmento! Showwwww;-).

Sinval Martins de Oliveira Avatar

Sinval Martins de Oliveira

22/04/22

Olá boa tarde. Meu nome é Sinval, tenho hoje 55 anos de idade, sou Analista Educacional, sou servidor público do Estado de Minas Gerais desde 1991 e sou efetivo desde 2002. Sou filho de trabalhador Rural, fiquei no campo até 1990, trabalhando com meu pai (sustento do meu grupo familiar) que era agricultor e filiado do Sindicato Rural. Pergunto. Posso averbar esse tempo de trabalho no campo para me aposentar? Se puder qual é o procedimento?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

26/04/22

Olá, Sinval. É possível fazer o pedido de averbação do seu tempo rural, ele é feito através do processo de aposentadoria, onde deve comprovar o exercício do trabalho em atividade rural e com o reconhecimento do tempo ele é averbado. Caso deseje orientação da nossa equipe jurídica você pode enviar mais detalhes do seu caso no e-mail: relacionamento@koetzadvocacia.com.br

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.