fbpx
Quatro profissionais lado a lado em uma mesa falando ao público em evento

Aposentadoria Especial de médico é pauta em evento do SindMed/Acre com participação de Koetz Advocacia

No mês de Junho o escritório Koetz Advocacia Previdenciária participou de uma palestra organizada e promovida pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Acre sobre Aposentadoria Especial para a área da saúde.

O evento teve dois principais objetivos: sanar dúvidas gerais sobre aposentadoria especial, como por exemplo especificar quem tem direito a receber o benefício ou como proceder para obter a concessão do mesmo. O segundo, voltado para um quadro previdenciário específico do Acre, pretendeu esclarecer a situação na qual tais profissionais do serviço público do estado estão em uma espécie de “limbo”, proibidos pela Justiça Federal de serem filiados ao Regime Próprio do Acre, mas não filiados ao INSS.

O texto segue após o vídeo. 

 

Os profissionais que orientaram sobre a Aposentadoria Especial

O advogado Eduardo Koetz e a  advogada Fernanda Piazza são especialistas nas questões previdenciárias dos profissionais da saúde, que por trabalharem sempre expostos a agentes perigosos para a saúde, como vírus, bactérias, raio-x e químicos, podem se aposentar com 25 anos de contribuição. Buscaram esclarecer o direito à aposentadoria especial, ilustrando com argumentos legais, explicitando os requisitos e orientando sobre quais passos deveriam ser dados para conquistar o benefício.

 

Imagem para o post aposentadoria especial em evento do Sindmed
Participantes abordam às questões da Aposentadoria Especial de Médicos e o caso específico dos servidores do Acre.

A  questão específica do Acre também foi abordada. Centenas de profissionais da área da saúde estão em um “limbo” de direitos, pois o estado havia abrigado-os sob regime próprio, RPPS, e a Justiça Federal se opôs, alegando que tais profissionais devam ser filiados ao INSS. Ou seja, diante do impasse, médicos, enfermeiros, operadores de raio x, dentistas e outros profissionais, até então estatutários, se encontram em uma situação de dúvida e ansiedade, pois não sabem como será seu futuro, justamente na época que mais precisam – na aposentadoria.

 

Ainda, após o evento Eduardo e Fernanda participaram de uma reunião com o sindicato e autoridades responsáveis pela questão. Debateram de forma pontual as questões que mantém o quadro dos profissionais servidores da área da saúde no Acre, buscando esclarecer as possibilidades de solução. Como a decisão da Justiça Federal já foi dada, as soluções podem ser buscadas com ingresso de ação individual e assim espera-se resolver a situação dos servidores que estão na época de receber a aposentadoria, sem que estes tenham prejuízos salariais.

 

 

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

calculadora e caneta em cima de planilha
Anterior

Fator Previdenciário 2015: tabela oficial

Próximo

Aposentadoria: vale a pena investir em planejamento?

Jovem olhando para parede rabiscada com diversas ideias simbolizando o planejamento de uma etapa importante a ser seguida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marlene de mello Avatar

marlene de mello

11/09/15

oi ,estive em março deste ano no inss de toledo paraná com todos os documentos exigidos .tenho 26 anos como auxiliar de enfermagem veio indeferido o meu pedido de aposentadoria.não me explicaram o porque. gostaria de saber, se vcs podem entrarem por ai. e qual o valor a ser cobrado pelos seus serviços. tenho todo o processo gravado em cd q o inss me passou ,eu poderia estar enviado para vcs poderem estar analisando . e depois me enviariam uma proposta. se sim por gentileza me passe o endereço . sem no momento.grata pela atenção.

RUTE Avatar

RUTE

04/04/16

Ola, sou a Rute sou técnica em saúde bucal, funcionaria pública desde agosto 1991, completo neste ano 2016 25 anos, fiz uma solicitaçao ao Fundo próprio para um parecer da aposentadoria especial , mas eles não responderam ainda , acho que nem tem a regulamentação da lei especial, minha duvida? 1- se eles negarem como devo proceder? 2-1 caso eles me dê aposentadoria mas com os 80% e não levo paridade e nem a integralidade , tem como recorrer depois de assinada? ah! estou tao empolgada mas sera que tenho direito? meu trabalho e insalubre, e ininterrupto por 25 anos, e atualmente estou fazendo fisioterapia devido problema coluna por causa do meu trabalho - má postura.

Eduardo Koetz Avatar

Eduardo Koetz

08/04/16

Olá novamente, Rute. Eles vão negar, pois o RPPS não concede Aposentadoria Especial. É necessário entrar com ação judicial. Como você já completou 50 anos de idade, isso inclui o direito à integralidade e paridade. Você pode solicitar uma análise mais completa do seu caso no link https://pages.koetzadvocacia.com.br/aposentadoria-especial

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.