
Idade de aposentadoria no INSS [2023]
A idade de aposentadoria da mulher ou para homens muda conforme a profissão, condição ou tempo de contribuição. Desse modo, é preciso ver quanto tempo de contribuição você completou, pois de acordo com o tempo que você possuir de contribuição, você pode se aposentar mais jovem.
Nesse sentido, lembre-se: nem todo mundo pode se aposentar com a mesma idade, por isso é fundamental ver o seu caso específico e entender qual regra é a melhor para você.
Se quiser falar com a nossa equipe de advogados especialistas, pode clicar aqui para solicitar atendimento.
Qual a idade de aposentadoria?
A idade de aposentadoria varia conforme o gênero, profissão e tempo de contribuição. Na Nova Aposentadoria a idade exigida é de:
- Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Mas em 2022, a idade pode ser menor, com 61 anos e 6 meses de idade;
- Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Se começou a contribuir antes da reforma, o tempo de contribuição pode ser menor, com 15 anos;
- Ambos: há diversas outras regras que permitem se aposentar mais jovem e até mesmo sem idade mínima!
No total, há 28 regras de aposentadoria no INSS. Entenda as principais a seguir ou baixe a tabela de consulta rápida com as 28 regras para 2023 que fizemos:
O texto continua após o formulário.
Além disso, existem as outras regras para quem é professor, trabalha em ambiente insalubre ou com periculosidade, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, pessoas com deficiência, entre outros.
Qual a idade de aposentadoria da mulher?
A idade de aposentadoria da mulher na regra geral é 62 anos, mas em 2022 pode ser 61 anos e 6 meses de idade. Contudo, existem outras opções para quem tem mais tempo de contribuição ou para quem pode usar uma regra especial.
Leia até o final para entender as regras!
Se preferir entender mais sobre qual a idade de aposentadoria para a mulher, clique aqui e leia o texto que fizemos focado nelas!
Qual a idade de aposentadoria para homens?
A idade de aposentadoria para homens na regra geral é 65 anos. Entretanto, existem outras opções para quem tem mais tempo de contribuição ou para quem pode usar uma regra especial.
Leia até o final para entender as regras!
O texto continua após o vídeo.
É possível a mulher se aposentar com menos de 62 anos de idade?
Sim, é possível a mulher se aposentar com menos de 62 anos de idade! Para isso, ela precisa ter pelo menos 30 anos de contribuição e:
- que os 30 anos de contribuição tenham sido completados até 12/11/2019 (regra sem idade mínima);
- um adicional de metade do tempo que faltava para atingir 30 anos de contribuição em 12/11/2019. Nesse caso, precisava ter, na data, 28 anos ou mais de contribuição (regra sem idade mínima);
- 89 pontos em 2022 ou 90 pontos em 2023. Os pontos aumentam a cada ano (regra sem idade mínima);
- 57 anos de idade e 6 meses em 2022 ou 58 anos de idade em 2023. Nessa opção, a idade aumenta em 6 meses a cada ano. Mais abaixo colocamos tabelas com as regras para cada ano;
- 57 anos de idade mais um adicional igual ao tempo que faltava para fechar 30 anos de contribuição em 12/11/2019;
- 61 anos e 6 meses de idade mais 15 anos de contribuição em 2022. A partir de 2023 a idade vai para 62 nessa regra;
- Além disso, existem as variações de regras especiais, como insalubridade, periculosidade, magistério, PCD, rural, pescador, garimpeiro, indígena e incapacidade permanente. Ao total são 28 regras. Clique aqui para baixar a tabela completa com todo as as regras para 2023!
É possível o homem se aposentar com menos de 65 anos de idade?
É possível o homem se aposentar com menos de 65 anos de idade, sim. Porém, da mesma forma, precisa ter 35 anos de contribuição e:
- que os 35 anos de contribuição tenham sido completados até 12/11/2019 (regra sem idade mínima);
- um adicional de metade do tempo que faltava para atingir 35 anos de contribuição em 12/11/2019. Nesse caso, precisava ter, na data, 33 anos ou mais de contribuição (regra sem idade mínima);
- 99 pontos em 2022 ou 100 pontos em 2023. Os pontos aumentam a cada ano (regra sem idade mínima);
- 62 anos de idade e 6 meses em 2022 ou 63 anos de idade em 2023. Nessa opção, a idade aumenta em 6 meses a cada ano. Mais abaixo colocamos tabelas com as regras para cada ano;
- 60 anos de idade mais um adicional igual ao tempo que faltava para fechar 30 anos de contribuição em 12/11/2019;
- Além disso, existem as variações de regras especiais com menos tempo de contribuição, como insalubridade, periculosidade, magistério, PCD, rural, pescador, garimpeiro, indígena e incapacidade permanente. Ao total são 28 regras. Clique aqui para baixar a tabela completa com todo as as regras para 2023!
Veja abaixo as tabelas de idade progressiva para a regra que muda a cada ano. Mas antes, saiba que estamos à disposição para atendimento:
Tabelas continuam no texto após o formulário.
Tabela de idade progressiva para mulheres
A tabela da idade progressiva para mulheres explica qual idade de aposentadoria você precisa ter em cada ano nesta regra. Portanto, para pedir o benefício em 2022, segundo a regra, é preciso ter 57 anos e 6 meses, além dos 30 anos de contribuição. Mas para pedir em 2023, a mulher precisa ter 58 anos de idade e 30 de contribuição.
Tabela de idade progressiva para homens
Assim, a tabela da idade progressiva para homens explica qual idade de aposentadoria você precisa ter em cada ano nesta regra. Desse modo, para pedir o benefício em 2022, segundo a regra, é preciso ter 62 anos e 6 meses, além dos 35 anos de contribuição. Mas em 2023, a regra exige 63 anos de idade e 35 de contribuição.
Posts Relacionados:
Stella Vielmo Iung
Stella Vielmo Iung é advogada, inscrita na OAB/SC 65.143, sócia da Koetz Advocacia. Se formou em direito pela Universidade Franciscana e realizou pós-graduação em Direito Previdenciário na Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB e em Direito Processual Penal pela Universidade de Santa Cruz do Sul. É especialista em Direito Previdenciário e é responsável pela análise previdenciária de novos clientes e pela construção do parecer jurídico previdenciário no escritório Koetz Advocacia.
Saiba mais