fbpx
A imagem mostra uma mulher em seu local de trabalho, sorrindo, e ilustra a publicação

Idade de aposentadoria no INSS [2024]

A idade de aposentadoria da mulher ou para homens muda conforme a profissão, condição ou tempo de contribuição. Desse modo, é preciso ver quanto tempo de contribuição você completou, pois segundo o tempo que você possuir de contribuição, você pode se aposentar mais jovem.

Nesse sentido, lembre-se: nem todo mundo pode se aposentar com a mesma idade, sendo fundamental ver o seu caso específico e entender qual regra é a melhor para você.

Se quiser falar com a nossa equipe de advogados especialistas, fale conosco em 1 minuto.

O texto continua após o vídeo.

 

Qual a idade de aposentadoria?

A idade de aposentadoria varia conforme o gênero, profissão e tempo de contribuição. Na Nova Aposentadoria a idade exigida é de:

  • Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição;
  • Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Se começou a contribuir antes da reforma, o tempo de contribuição pode ser menor, com 15 anos;
  • Ambos: há diversas outras regras que permitem se aposentar mais jovem e até mesmo sem idade mínima! 

No total, há 28 regras de aposentadoria no INSS. Entenda as principais a seguir ou baixe a tabela de consulta rápida com as 28 regras para 2024 que fizemos:

O texto continua após o formulário.


Além disso, existem as outras regras para quem é professor, trabalha em ambiente insalubre ou com periculosidade, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, pessoas com deficiência, entre outros.

Qual a idade de aposentadoria da mulher?

A idade de aposentadoria da mulher na regra geral é 62 anos. Contudo, existem outras opções para quem tem mais tempo de contribuição ou para quem pode usar uma regra especial. 

Leia até o final para entender as regras!

Se preferir entender mais sobre qual a idade de aposentadoria para a mulher, clique aqui e leia o texto que fizemos focado nelas!

Qual a idade de aposentadoria para homens?

A idade de aposentadoria para homens na regra geral é 65 anos. Entretanto, existem outras opções para quem tem mais tempo de contribuição ou para quem pode usar uma regra especial. 

Leia até o final para entender as regras!

O texto continua após o vídeo.

É possível a mulher se aposentar com menos de 62 anos de idade?

Sim, é possível a mulher se aposentar com menos de 62 anos de idade! Para isso, ela precisa ter pelo menos 30 anos de contribuição e:

  • que os 30 anos de contribuição tenham sido completados até 12/11/2019 (regra sem idade mínima);
  • um adicional de metade do tempo que faltava para atingir 30 anos de contribuição em 12/11/2019. Nesse caso, precisava ter, na data, 28 anos ou mais de contribuição (regra sem idade mínima);
  • 91 pontos em 2024. Os pontos aumentam a cada ano (regra sem idade mínima);
  • 58 e 6 meses de anos de idade em 2023. Nessa opção, a idade aumenta em 6 meses a cada ano. Mais abaixo colocamos tabelas com as regras para cada ano;
  • 57 anos de idade mais um adicional igual ao tempo que faltava para fechar 30 anos de contribuição em 12/11/2019;
  • A partir de 2024 a idade vai para 62 nessa regra;
  • Além disso, existem as variações de regras especiais, como insalubridade, periculosidade, magistério, PCD, rural, pescador, garimpeiro, indígena e incapacidade permanente. Ao total são 28 regras. Clique aqui para baixar a tabela completa com todo as as regras para 2023!

É possível o homem se aposentar com menos de 65 anos de idade?

É possível o homem se aposentar com menos de 65 anos de idade, sim. Porém, da mesma forma, precisa ter 35 anos de contribuição e:

  • que os 35 anos de contribuição tenham sido completados até 12/11/2019 (regra sem idade mínima);
  • um adicional de metade do tempo que faltava para atingir 35 anos de contribuição em 12/11/2019. Nesse caso, precisava ter, na data, 33 anos ou mais de contribuição (regra sem idade mínima);
  • 101 pontos em 2024. Os pontos aumentam a cada ano (regra sem idade mínima);
  • 63 anos e 6 meses de idade em 2024. Nessa opção, a idade aumenta em 6 meses a cada ano. Mais abaixo colocamos tabelas com as regras para cada ano;
  • 60 anos de idade mais um adicional igual ao tempo que faltava para fechar 30 anos de contribuição em 12/11/2019;
  • Além disso, existem as variações de regras especiais com menos tempo de contribuição, como insalubridade, periculosidade, magistério, PCD, rural, pescador, garimpeiro, indígena e incapacidade permanente. Ao total são 28 regras. Clique aqui para baixar a tabela completa com todo as as regras para 2023!

O texto continua após o vídeo.

 

Veja abaixo as tabelas de idade progressiva para a regra que muda a cada ano. Mas antes, saiba que estamos à disposição para atendimento:

Tabelas continuam no texto após o formulário.

Tabela de idade progressiva para mulheres

A tabela da idade progressiva para mulheres explica qual idade de aposentadoria você precisa ter em cada ano nesta regra. Portanto, para pedir o benefício em 2024, segundo a regra, é preciso ter 58 anos e 6 meses, além dos 30 anos de contribuição.

Tabela de idade progressiva para homens

Assim, a tabela da idade progressiva para homens explica qual idade de aposentadoria você precisa ter em cada ano nesta regra. Desse modo, para pedir o benefício em 2024, segundo a regra, é preciso ter 63 anos e 6 meses, além dos 35 anos de contribuição.

 

Stella Vielmo Iung

Stella Vielmo Iung é advogada, inscrita na OAB/SC 65.143, sócia da Koetz Advocacia. Se formou em direito pela Universidade Franciscana e realizou pós-graduação em Direito Previdenciário na Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB e em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra um homem sorrindo, e ilustra a publicação
Anterior

Valor da aposentadoria: quanto você vai receber? [2024]

Próximo

Aposentadorias especiais – Tipos e Regras [2024]

A imagem mostra uma mulher sorrindo e olhando para o celular, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não há nenhum comentário.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.