fbpx
A imagem mostra uma mulher feliz e ao mesmo tempo focada, fazendo alguma pesquisa no tablet. Ilustra a publicação

Receber o primeiro pagamento da aposentadoria, quanto tempo leva?

O tempo que leva para receber o primeiro pagamento da aposentadoria depende do dia do mês que será concedido. Além disso, os prazos de recebimento de atrasados no pedido judicial também podem variar, conforme o valor do montante a receber. Entenda os cuidados necessários e prazos para receber o primeiro pagamento da aposentadoria.

Se acaso desejar assistência jurídica da nossa equipe com a sua aposentadoria, clique aqui para acessar nossa área de atendimento e solicite o seu.

Quanto tempo demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria?

O tempo que demora para receber o primeiro pagamento da aposentadoria no INSS depende da data que o benefício for aprovado, mas fica em média entre 15 e 45 dias. Se acaso a sua aposentadoria foi implantada (“sair”) antes do dia 20, então provavelmente receberá no início do próximo mês. Contudo, se a aposentadoria “sair” depois do dia 20, receberá apenas no início do mês posterior.

Por exemplo, se o benefício foi concedido dia 15 de março, então você deverá receber no início de abril. Porém se ela saiu em 25 de março, você deve receber o primeiro pagamento da aposentadoria no início de maio. Ademais, os valores atrasados devidos na justiça terão prazos diferenciados, leia até o final para entender.

Como faço para receber o primeiro pagamento da aposentadoria?

Para receber o primeiro pagamento da aposentadoria, concedida direto no INSS, você precisa ir até o banco indicado na carta de concessão. Para isso, leve a carta e um documento com foto atualizado. Se não puder ir na agência indicada na carta, pode solicitar mudança na agência, mas o processo é demorado. Se acaso você não for receber o primeiro pagamento da aposentadoria em até 60 dias, os valores serão bloqueados e você precisará solicitar um PAB.

Por outro lado, se o seu benefício for concedido na justiça, além de receber o primeiro pagamento da aposentadoria, que deve ser recebido também com carta de concessão e documento com foto atualizado, você receberá os atrasados. Os atrasados podem ser pagos por RPV ou precatório, que são enviados da justiça para o seu advogado, que deve repassar para você. Além disso, o advogado não consegue receber o pagamento da aposentadoria atrasado por RPV ou precatório sem conhecimento do cliente. Por fim, o RPV pode demorar em média 60 dias e o precatório 1 ano e meio.

Entretanto, quem mora no exterior precisará informar ao INSS a sua conta fora do Brasil, e receberá a aposentadoria nela. Assim sendo, você pode informar sua conta no exterior para o INSS ou RPPS por meio do formulário TBM.

O texto continua após o vídeo.

Quanto tempo leva para receber o atrasado depois da sentença?

O tempo que leva para receber o atrasado depois da sentença pode ser, em média, de 60 dias a 1 ano e meio, conforme o valor. Se acaso for valor inferior a 60 salários mínimos, então você receberá um RPV que, em média, leva 60 dias para o pagamento após a sentença. Contudo, esse tempo pode ser maior, pois em alguns casos o governo atrasa. Ou seja, após receber o primeiro pagamento da aposentadoria, você precisará esperar para os atrasados.

Mas se você for receber um valor acima de 60 salários mínimos, então a média de demora é de 1 ano e meio para os atrasados, pois a legislação é diferenciada.

Quer saber como ficaram as regras da previdência após a Reforma? Clique na imagem abaixo para receber o nosso Guia Rápido da Reforma da Previdência.

Banner para baixar o guia rápido da reforma da previdência. Elaborado pela Koetz Advocacia.

Eduardo Koetz

Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra uma mulher sorrindo, usando o computador, e ilustra a publicação
Anterior

Tempo fictício na aposentadoria de servidor público: entenda.

Próximo

Contagem recíproca RGPS e RPPS para Aposentadoria do Servidor

A imagem mostra um homem sentado em um sofá, sorrindo, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ainda não há nenhum comentário.

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.