Planejamentos e Tributos Pessoais /
Você planejou a aposentadoria corretamente?
Se você planejou a aposentadoria, tomou uma decisão muito importante para garantir o melhor benefício possível, evitar transtornos na busca de documentos e comprovações, além de minimizar erros de cálculos de tempo ou de valores a serem recebidos.
Planejou a aposentadoria? Saiba como garantir que fez corretamente.
Explicaremos a seguir meios de garantir que você planejou a aposentadoria da maneira correta, reduzindo a possibilidade de dúvidas ou erros.
1. Consultando sindicatos ou associações do seu setor de atividade
Um sindicado ou associação específica do seu setor de atividade buscará apresentar as informações necessárias para sanar dúvidas gerais a respeito de sua aposentadoria. Sendo assim, é possível esclarecer uma série de questionamentos através destes meios. Porém, os sindicatos não são formados por especialistas previdenciários, dão conta de inúmeros assuntos relacionados à classe e, por isso, frequentemente questões complexas relativas à aposentadoria podem não ser resolvidas. Assim, os sindicatos são bons e fundamentais suportes, mas podem não ser tão eficientes para auxiliar quem planejou a aposentadoria quanto alguém com aprofundamento em área previdenciária.
2. Contratando um Contador
É possível contratar um contador para fazer seu planejamento, uma vez que ele está apto para realizar esse trabalho. Entretanto, o contador é um profissional especializado na questão tributária da empresa e da pessoa física. Seu principal foco são os Tributos pagos por elas. O contador irá aplicar esforços em redução de pagamentos, o que não envolve uma série de questões referentes a efeitos previdenciários. Em resumo, planejar a aposentadoria com um contador vai dar prioridade ao pagamento mínimo e economia imediata, o que pode não ser a melhor opção pensando a longo prazo.
3. Contratando um Advogado Previdenciário
O Advogado Previdenciário é especialista em aposentadorias. Sua análise será voltada para obter a maior vantagem possível nesses benefícios e a melhor forma de contribuir. Seu objetivo se baseia em um melhor resultado em relação à seguridade social, especialmente no que diz respeito à aposentadoria. Em alguns casos, também é possível reduzir o valor das contribuições sem prejudicar o benefício futuro.
4. Seguindo um manual de planejamento de aposentadoria
Para aqueles que preferem se inteirar completamente do assunto antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos em serviços, é possível realizar o planejamento sozinho utilizando manuais. Nós elaboramos um manual gratuito e digital que demonstra o passo-a-passo do planejamento.
Nele é possível entender como calcular o tempo de serviço, o tempo insalubre, quais as diferentes formas de se aposentar, qual o valor correto a contribuir e qual o valor correto a receber, ou seja, é possível obter uma série de respostas às perguntas mais comuns sobre planejamento de aposentadoria e funcionamento do INSS.
Se você mesmo planejou a aposentadoria, a única desvantagem é que não se obtém o parecer jurídico e pode ser complexo analisar as melhores opções. De qualquer maneira, tentamos deixar o mais claro possível. Para fazer o download do manual, acesse: Como Planejar a Sua Aposentadoria.
Eduardo Koetz
Eduardo Koetz, advogado inscrito nas OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, sócio e fundador da Koetz Advocacia. Se formou em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e realizou pós-graduação em Direi...
Saiba mais