fbpx
A imagem mostra uma mulher com expressão séria, segurando um celular com uma das mãos, próximo do ouvido, enquanto com a outra está escrevendo em um papel e ilustra a publicação

Posso me aposentar e continuar trabalhando depois?

A pergunta “Posso me aposentar e continuar trabalhando” é recorrente porque existem restrições para muitos profissionais. Sendo assim, entenda as regras para sua aposentadoria e se você pode continuar trabalhando mesmo após receber o benefício.

Se acaso desejar atendimento com advogados especialistas para conquistar seu benefício, fale conosco e solicite o seu.

Quando pode continuar trabalhando?

Pode continuar trabalhando após aposentar nas seguintes situações:

  • Quando se aposentou pela aposentadoria comum, ou seja, com regras comuns;
  • Se aposentou pela aposentadoria especial, mas continua trabalhando em cargos que NÃO têm agentes nocivos à saúde.

Se você recebeu a sua aposentadoria e ainda tem dúvidas se é possível continuar trabalhando, leia o texto que fizemos sobre o tema.

O texto continua após o vídeo.

Quem recebe benefício do INSS pode trabalhar de carteira assinada?

Quem recebe benefício do INSS pode trabalhar de carteira assinada, sim, desde que não seja um benefício por invalidez. Isso porque, para a Previdência, se a pessoa recebe esse benefício, então ela está impossibilitada de trabalhar, ou seja, não pode se aposentar e continuar trabalhando.

Aposentado por tempo de contribuição pode continuar trabalhando?

Sim, o aposentado por tempo de contribuição pode continuar trabalhando, desde que seu benefício não seja a aposentadoria por invalidez!

Além disso, se você é servidor, não pode continuar no mesmo cargo, bem como se aposentou pela especial, não pode continuar trabalhando em ambientes com exposição a agentes nocivos à saúde.

O que a empresa deve fazer quando o funcionário se aposenta?

O que a empresa deve fazer quando o funcionário se aposenta, mas continua trabalhando, depende de qual tipo de aposentadoria é:

  • Se for aposentadoria comum, a empresa não precisa tomar qualquer tipo de providência, ou seja, pode haver algum acordo entre ambas as partes para permanecer no cargo;
  • Mas se for aposentadoria especial, a empresa precisará realocar o trabalhador para outro setor sem insalubridade e sem periculosidade. Desse modo, ele precisará assumir outra função.

Leia até o final para além de saber se “posso me aposentar e continuar trabalhando”, entender também como funciona o pagamento no INSS nesse caso.

Quando é proibido continuar trabalhando após aposentadoria no INSS?

É proibido continuar trabalhando após aposentadoria no INSS quando consegue aposentadoria por invalidez. Entretanto, para quem conseguiu aposentadoria especial, não pode continuar trabalhando com insalubridade e periculosidade, mas você pode continuar trabalhando em atividades comuns, ou seja, sem agentes nocivos à saúde.

Quando é proibido continuar trabalhando após aposentadoria no RPPS?

Já no caso do RPPS, é proibido continuar trabalhando no mesmo cargo que usou o tempo para se aposentar. Contudo, pode permanecer nas demais matrículas, se houver, e se não usou o tempo delas para a sua aposentadoria. Bem como, pode realizar novo concurso ou mesmo trabalhar em atividade que não seja de servidor.

O texto continua após o vídeo. Entenda

Quando me aposento, continuo pagando INSS? Por quê?

Quando se aposentar e continuar trabalhando, vai continuar pagando o INSS porque todo trabalhador é considerado um “segurado obrigatório” para Previdência Social. Ou seja, precisa contribuir para o regime de previdência formalmente se você se aposenta, mas vai continuar trabalhando. Quem é aposentado, mas não trabalha, também pode ter desconto para o INSS.

Além disso, para quem deseja uma segunda aposentadoria, vai precisar contribuir para completar as regras.

O texto continua após o formulário.

Se trabalhar aposentado, também vou pagar INSS pelo valor recebido no trabalho?

Se trabalhar aposentado vai, sim, pagar o INSS pelo valor recebido, pois quem continua trabalhando após aposentar é obrigado a contribuir para poder receber os direitos de aposentadoria.  Assim, mesmo aposentado, precisa continuar contribuindo para a Previdência, ou seja, vai continuar com desconto para o INSS no seu salário. 

Quero me planejar. Posso?

Deve! O planejamento previdenciário é uma forma de prever e ajustar seu futuro ao que você deseja e como almeja viver após conquistar a melhor aposentadoria.

Assim, o planejamento não se resume a conhecer seus direitos e sim criar estratégias para realizar a aposentadoria com mais benefícios.

Além disso, as mudanças recentes no Brasil sobre a questão previdenciária tornam o planejamento vital, pois depois de pedir a aposentadoria você pode ter muitas dificuldades para pedir revisão, sem falar da desaposentação que não pode mais se feita.

Também se pedir sem planejamento, pode correr riscos financeiros e pode significar não alcançar o melhor benefício possível quando você mais precisa.

O planejamento não é indicado só para quem está perto de se aposentar, não importa se faltam 5 anos de contribuição para se aposentar ou se é um jovem empreendedor, o planejamento é crucial para todos.

Portanto, se tiver dúvida sobre o seu caso e desejar orientação da nossa equipe jurídica para responder “como posso me aposentar e continuar trabalhando”, pode acessar nossa área de atendimento.

Marcela Cunha

Advogada, OAB/SC 47.372 e OAB/RS 110.535A, sócia da Koetz Advocacia. Bacharela em Direito pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS. Pós-Graduanda em Direito Previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESM...

Saiba mais

Compartilhar:

A imagem mostra uma mulher lendo algo no seu computador. A imagem ilustra a publicação
Anterior

Como comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS?

Próximo

PPP para Aposentadoria Especial: como funciona?

A imagem mostra um homem com um capacete de construção civil, e ilustra a publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrícia Mendonça Avatar

Patrícia Mendonça

30/01/23

Aposentei por idade no INSS e continuei trabalhando como servidor público, cargo d Técnico em saúde. Tenho consultório e então recolho como individual para o INSS desde a aposentadoria por idade. Posso levar esse tempo de contribuição como individual para o RPPS? Ou aumentar a minha aposentadoria do RPPS quando for.pedir?

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

05/02/23

Olá Patrícia, boa tarde! Se faz necessário uma analise especifica sobre seu caso, te aconselho buscar um advogado especialista de sua confiança. Caso tenha interesse, segue link de nosso WhatsApp https://wa.me/554888364316.

Silvana Gimenes Aguilera Avatar

Silvana Gimenes Aguilera

08/02/24

Gostaria de saber quanto tenho de tempo trabalhado eu tenho

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia Avatar

Equipe Koetz Advocacia Equipe Koetz Advocacia

24/04/24

Olá Silvana, bom dia! Tudo bem? O ideal no seu caso seria realizar uma análise, pois através dela o especialista consegue avaliar todo seu período laborativo e averiguar se você já possui requisitos para se aposentar ou se é necessário contribuir por mais tempo. Caso queira fazer uma avaliação pode nos contatar pelo link: https://wa.me/554888364316

Faremos mais que o possível para entregar os direitos aos nossos clientes, sempre.

Insira seus dados ao lado e entraremos em contato com você.