Warning: file_get_contents(/srv/users/serverpilot/apps/koetz-site/public/wp-content/plugins/amp-wp/js/mobile_redirect.min.js): failed to open stream: No such file or directory in /srv/users/serverpilot/apps/koetz-site/public/wp-content/plugins/amp-wp/public/class-amp-wp-public.php on line 953

Aposentadoria Especial por Periculosidade

A Aposentadoria Especial por Periculosidade é uma vantagem financeira imensa ao trabalhador.

Eletricidade

Os eletricitários que trabalham próximos à energia elétrica acima de 250 volts, assim como os cabistas de linhas telefônicas e atividades similares, tem direito a Aposentadoria Especial por Periculosidade com 25 anos de contribuição.

Combustíveis e Petróleo
Os trabalhadores em postos de combustíveis, assim como caminhoneiros que lidam com cargas inflamáveis, os marinheiros e mergulhadores da Petrobrás e empresas terceirizadas, todos os trabalhadores que tem contato permanente com combustíveis, tem direito à Aposentadoria Especial por Periculosidade com 25 anos de serviço.

Explosivos

A lida com explosivos é uma situação de risco, que expõe trabalhadores de pedreiras e outras atividades econômicas, e que confere direito à Aposentadoria Especial por Periculosidade aos 25 anos de serviço.

Há profissões que expõem a saúde do trabalhador a agentes periculosos.

Essas profissões são compensadas pela Aposentadoria Especial, com apenas 25 anos de contribuição, ainda ganham salário integral, sem aplicação do Fator Previdenciário.

Recentemente o Poder Judiciário tem reconhecido o direito a Aposentadoria Especial ao contribuinte individual, seja cooperado, autônomo ou também, em alguns casos, ao microempreendedor individual e ao microempresário individual.

Para obter esse direito é necessário comprovar exposição aos agentes periculosos, sendo muito semelhante à regra da periculosidade.

Profissões que comumente são beneficiadas com a contagem de tempo especial insalubre ou periculosa: