Problemas visuais ou cegueira pode aposentar?

A Cegueira parcial ou total são causas comuns de concessão de benefícios previdenciários, e uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez. Especialmente a total cegueira pode aposentar definitivamente qualquer trabalhador. Entretanto, a cegueira parcial, seja ela monocular (apenas um olho) ou de redução parcial em ambos os olhos, gera uma polêmica muito grande nas perícias médicas do INSS e também do Judiciário.
 

Leia também:

O Professor e o Auxílio Doença

Doenças que mais tem afastado os Dentistas do Trabalho

Licença saúde para Professores Estatutários

 

Homem segurando bengala, representando a possibilidade de que cegueira pode aposentar

cegueira INSS



Em geral, os trabalhadores que possuem qualidade de segurado quando ocorre a cegueira total conseguem obter o benefício com facilidade, pois é uma doença considerada grave pela Lei. A cegueira dispensa de cumprimento dos 12 meses de carência.
 
As dificuldades, no entanto, acontecem devido ao fato de que em muitos casos em que a cegueira é causada por outra doença de desenvolvimento progressivo – como a diabetes, a catarata, glaucoma, etc – os médicos peritos fixam o início da incapacidade muito antes de ocorrer a cegueira. Ou seja, quando diagnosticada a doença causadora.
 
Esse procedimento é ilegal e completamente contrário aos princípios éticos da medicina, pois a incapacidade está sendo causada pela cegueira, e não pela doença que a originou. O médico precisa interpretar a lei e, ao fazer isso, comumente se equivoca, seja por uma visão deturpada do seu papel como perito, seja por orientação errada da autarquia previdenciária.
 
O exame de vistas pode apontar uma redução parcial da visão, que pode ser causada por lesões ou inúmeras outras doenças, como por exemplo o diabetes.
 
Banner para clicar e fazer download do Guia Passo a Passo para o auxílio doença
Porém, se você pensar em uma profissão mais simples, como a de um porteiro, realmente a cegueira parcial não causa incapacidade definitiva até determinado ponto. Mas se pensar em profissões como caminhoneiro, taxista, dentista, cirurgião, fotógrafo, editor de imagens ou carpinteiro, onde a visão é essencial para o desempenho, não há dúvida que a cegueira parcial causa a incapacidade.
 
Na prática é muito comum perceber que o INSS, em geral, determina que os peritos verifiquem se existe o exercício de profissão simples durante toda a vida laborativa do segurado e se alguma vez na vida ele desempenhou uma atividade como a de porteiro, mesmo que 15 ou 20 anos atrás. Não é raro o INSS argumentar esse fato para negar a concessão da aposentadoria por invalidez, afirmando que poderá voltar a desempenhar a profissão que, já desempenhou uma vez na vida.
 
Cada caso é um caso. Mas a cegueira total permite sim a aposentadoria por invalidez e alguns problemas visuais podem resultar no auxílio doença. O que você não deve é ficar passivo frente a uma negativa do INSS. Se você acredita que possui direito a um benefício que foi negado, procure a justiça para orientar o seu caso.

 
 
♦ LEIA TAMBÉM: INSS Nega 60% dos Pedidos de Auxílio Doença
 
 

Marcações:

63 comentários em “Problemas visuais ou cegueira pode aposentar?”

  1. Tenho cegueira no meu olho esquerdo ;uso lente escleral no meu olho direito,atualmente tenho CNH,dirigo.
    Minha profissão e (cartazista)-letreiros feitos a mão.
    Tive meu benefício suspenso,após 3 anos de usufruir ele.
    Devido a minha formação básica escolar,e o único que se fazer,mas porém…não consigo !
    Já faz 2 anos após me retirarem meu benefício,que não consigo desempenhar a minha profissão.
    Sobrebivo como cpvendedor ambulante…porém me sinto injustiçado, e discriminado.
    Sou residente legal no país,tenho carteira de tragalho -cpf-cnh-e preciso saber…caso podireito posrecuperar meu benefício sem seameaçado dperdemeu CNH,moro no interior,e o carro e indispensável,para emergenciada minha familia…
    Cdte: Ramon Angel.

  2. Fui motorista des dos 18 anos tabalhava com ônibus e carretas sofri um acidente perdi un olho e tenho hepatite c crônica aposentei por invalidez essa apossentadoria neste casso e definitiva pois fis uma perícia en2018 e o médico
    Me aprovou novamente

      1. Dalgima Ap n da fonseca

        Tenho deficiência monocular sem correção trabalho registrada na função de assistente de apoio acadêmico,tenho 51 anos e 22 de registro em carteira,se tenho direito a pedir aposentadoria.

  3. Tive perda total e definitiva da visao central do olho esquerdo causada por toxoplasmose com visao inferior a 20/400 e no olho direito com devida correcao optica o INSS me concedeu um auxilio doenca por 5 meses, mais ainda nao estou apta a voltar a trabalhar, devo pedir a concessao do beneficio novamente

  4. Sou cega do olho esquerdo, e uso óculos devido a diminuição de visão do olho direito, tenho 48 anos, sou cega desde que nasci, sou técnica em enfermagem e atualmente estou desempregada, tenho artrose de quadril, tenho uma ressonância que comprova.

  5. Franciane Miranda Alves

    Olá, tenho 10,25 graus de miopia no olho direito e 9,75 no olho esquerdo,emfim não enxergo quase nada, tô usando um óculos vencido pois não tenho condição de comprar outro óculos, sou do interior do maranhão aqui não tem oportunidade de emprego então tô muito aflita! Gostaria muito de me aposentar será que dar certo?

  6. Olá.meu nome Davi sou.portador de miopia alta 11.grau no olho direito.16 graus no esquerdo.tem várias cid.decorrente dessa miopia .corro risco ter descolamento da retina ja.nao trabalhei de carteira assinada.sou trabalhador rural.nao posso mas exercer.moro no maranhão.aquero saber possível requerer auxílio doença ou mesmo aposentadoria.

  7. ola meu pai tem coriorretinite toxoplasmose nos dois olhos ele trabalhava em uma empresa como pcd e ele passou por três departamento na empresa no ano passado. ele ficou mais pra cumprir a cota de deficiente.
    só que ele vê muito pouco e do olho esquerdo e do direito ele não vê nada gostaria de saber se ele pode receber algum auxilio do inss ele tem 45 anos de idade.
    obrigado.

  8. Boa noite
    Minha mãe sempre foi dona de casa pois desde os 12 anos de idade tem um problema nos olhos chamado de retinose pigmentar, e cada vez está perdendo a visão ela tem o direito a aposentadoria? O que devemos fazer?
    Desde já agradeço

  9. Luiz Leandro hladovetz da Motta

    Boa tarde me chamo Silvia, meu esposo é aposentado por invalidez desde outubro 2007, vcs poderiam nos ajudar se ele teria direito de revisão do ART 29 da lei 8213/91? Estou perguntando por ele pois ele tem dificuldade pois tem problema na visão!

  10. perdi muitos anos de registro hj tenho uns quinze anos na carteira como motorista ,tive um poblema na vista fiz todos exames possiveis eo os medicos me disseram que o poblema da minha vista naao tem como fazer nada sera ue consigo me aposentar

  11. Boa tarde. tenho visão monocular desde meus 4 anos de idade e estou cada vez sentindo dificuldades no trabalho. Tenho 22 anos de carteira assinada.
    Qual a possibilidade de encaminhar a aposentadoria ou quando eu poderia estar fazendo isso.
    att
    Jademar

  12. Tenho visão monocular, perdi a visão do olho esquerdo quando criança devido acidente, gostaria de saber se tenho direito a me aposentar antecipadamente pela minha deficiência ?

  13. Tenho cegueira no olho esquerdo, o meu olho direito tem deslocamento do Vidrio, vou completar 58 anos esse ano, trabalhei pelo um bom tempo como vigilante, agora já não consigo trabalhar como vigilante, então por último eu estava exercendo a função de vigia, mais hoje estou mais conseguindo. Posso requerer um benefício junto ao INSS, tenho 24 anos de contribuição.

  14. Adriano Pereira da silva

    Ola!tenho descolamento de vítreo nos dois olhos sendo o direito tem taxoplosmose só tenho 10% da visão…ainda tenho deficiência auditiva severa…sera que tenho direito ao benefício? obrg att Adriano.

  15. Jacqueline de Oliveira Couto

    Boa noite tenho 51 anos 17 de contribuição sou portadora de visão monocular do olho direito trabalho atualmente como auxiliar de fábrica gostaria de saber como poderia pedir aposentadoria?

  16. JEFFERSON CARLOS DE SOUZA

    Bom dia!!!Sou motorista de ônibus,tenho 42 anos e atualmente estou encostado pelo INSS.Em 2017 sofri ACIDENTE DE TRABALHO a qual fiquei com visão CID 10:H54.5.Visão subnormal em um olho OD.Está correto o INSS me remanejar para outra função,mesmo tendo a garantia de 12 meses,em que minha empresa não pode me mandar embora???E depois desse período quem garante que não vou ser mandado embora.???

  17. Ivoneide Rita de oliveira

    Tenho atrofia do olho esquerdo, não enxergo nada, uso travatan colírio pra glaucoma em ambos os olhos. Tenho 33 anos ja trabalhei como atendente de farmácia hoje desempregada,eu consigo pedir a aposentadoria por invalidez?

  18. Estou afastado no auxílio doença mês 06/18 até 09/18 dei nova prorrogação negado entrei com recurso depois deu nova entrada deram mês 12/18 até 06/19 tenho cegueira em ambos crônica e campo visual menor que 10 graus Cid h 54 0 e h 30 0 será que consigo aposentarw

  19. Tenho uma cicatriz no olho esquerdo que peguei d4vidi uma bactéria não teve cura então só vejo por um olho.nao consigo emprego será que conseguiria um auxílio.

  20. Everson Silva Santos

    Bom dia sou Everson e tenho glaucoma e visão sub normal do olho direito não enxergo quase nada será que tenho direito a algum benefício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *