Passo a Passo na previdência /
Certidão negativa de débito INSS: principais dúvidas respondidas.
A Certidão Negativa de Débito INSS para pessoa física ou para pessoa jurídica informa se a situação do segurado está regular ou não. Entenda onde e como consultar, bem como quando é necessário entregar para o INSS.
E se desejar atendimento com advogados especialistas, clique aqui e solicite o seu conosco.
O que é Certidão Negativa de Débitos do INSS e como solicitar?
A certidão negativa de débitos do INSS é um documento informativo. Neste documento, é possível observar o histórico detalhado das contribuições do segurado. Portanto, para solicitar, você deve entrar no site da Receita Federal informar o número do seu CPF para realizar a consulta.
Para que serve a Certidão Negativa de Débito do INSS?
Ela serve para garantir que a pessoa física ou jurídica está regular com o pagamento de contribuições previdenciárias obrigatórias. Além disso, se você está em dúvida se está regular com o INSS, basta acessar o site da Receita Federal, colocar as informações necessárias e consultar status.
Além disso, vale lembrar que as pendências de contribuintes individuais podem ser pagas de forma retroativa, o que auxilia na conquista de aposentadoria mais rápida.
Por que a CND do INSS é solicitada?
A CND é solicitada para verificar a situação do segurado. Ou seja, para saber se o segurado tem dívidas ou pendências com as providência. Além disso, para pessoa jurídica, geralmente é solicitada em caso de pedidos de empréstimos.
Quem emite CND do INSS?
Quem emite CND do INSS é a Receita Federal. Portanto, quando precisar consultar a certidão negativa de débito, acesse o site da receita Federal.
Como tirar certidão negativa de débito do INSS?
Você pode tirar a certidão de débito do INSS pela internet. Assim, se você é pessoa física, pode retirar no site da Receita Federal. Ao acessar, informe o número do seu CPF e realize a consulta.
Como consultar CND do INSS?
Você pode consultar CDN do INSS no próprio site da Receita Federal, informando o número do seu CPF.
Quando usar certidão negativa de débito INSS para pessoa física?
Você pode usar esse documento para pessoa física para garantir que você está com a situação regularizada. Além disso, em algumas situações o INSS pede junto aos seus documentos essenciais no protocolo de aposentadoria.
O texto continua após o formulário.
Quando usar certidão negativa de débito INSS para pessoa jurídica?
É possível usar a certidão negativa de débito INSS para pessoa jurídica para garantir que a pessoa jurídica está com a situação regularizada e não em débito. Geralmente é solicitada em caso de pedidos de empréstimos.
Um exemplo é o caso do MEI, que é pessoa jurídica, mas também atua de forma individual, sendo responsável pelas próprias contribuições. Dessa forma, pode acabar com atrasos, os quais podem atrasar o seu direito à aposentadoria de MEI.
Stella Vielmo Iung
Stella Vielmo Iung é advogada, inscrita na OAB/SC 65.143, sócia da Koetz Advocacia. Se formou em direito pela Universidade Franciscana e realizou pós-graduação em Direito Previdenciário na Escola Superior de Advocacia Nacional da OAB e em Direi...
Saiba mais